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Limite diário no envio de mensagens pelo WhatsApp API

Os envios de mensagens utilizando o WhatsApp Business API possuem uma limitação diária imposta pela meta, de acordo com o Tier da sua conta.

Os números de telefones comerciais SEM o status Conectado e um nome de exibição aprovado estão limitados a 250 conversas iniciadas pela empresa em um período de 24 horas. A partir do momento que seu nome de exibição for aprovado, o seu número passa automaticamente a ter um limite de 1.000 conversas iniciadas pela empresa em um período de 24 horas. Confira os Tiers de limites diários:

Tier 1: 1.000 conversas iniciadas pela empresa

Tier 2: 10.000 conversas iniciadas pela empresa

Tier 3: 100.000 conversas iniciadas pela empresa

Tier 4: Ilimitads conversas iniciadas pela empresa

O valor inicia em mil clientes únicos e aumenta automaticamente conforme o status e a classificação de qualidade do seu número de telefone, além da frequência com que você inicia conversas com clientes únicos.

Se você atender aos requisitos, mas o número de telefone comercial tiver baixa classificação de qualidade, talvez seu limite de 250 conversas iniciadas pela empresa seja mantido até que a qualidade melhore. Como alternativa, é possível criar um tíquete no Suporte Direto para solicitar a atualização do nível de envio de mensagens (Fazer uma pergunta > WABiz: Phone Number & Registration > Request type > Request a Messaging Tier Upgrade).

Ao atingir seu limite de mensagens, você só poderá iniciar outras conversas após o encerramento de uma ou mais conversas ativas. Por exemplo:

Verificação do limite

É possível verificar os limites de mensagem atuais em Gerenciador do WhatsApp > Painel de visão geral > Insights. O painel abaixo só exibirá o limite atual se ele for mais alto que o padrão de 250.

Aumento do limite

Toda vez que você iniciar uma nova conversa com um cliente único, verificaremos se o limite do seu número de telefone deve aumentar. Isso é feito com base nos seguintes critérios:

  • O status do seu número de telefone é Conectado;
  • A classificação do seu número de telefone é Média ou Alta;
  • Nos últimos 7 dias, você iniciou X ou mais conversas com clientes únicos, sendo X o limite de mensagens atual dividido por dois;
  • Caso você atenda a esses critérios, o limite de mensagens subirá um nível em 24 horas.

Exemplos
O limite de mensagens aumentou de mil para 10 mil em dois dias:

* Se a 500ª conversa for iniciada às 15h (por exemplo), o limite de mensagens aumentará às 15h do dia seguinte (ou seja, 24 horas depois).

O limite de mensagens aumentou de mil para 10 mil em quatro dias:

 

Redução do limite

Toda vez que você iniciar uma nova conversa com um cliente único, verificaremos a classificação de qualidade do seu número de telefone. Se a classificação estiver Sinalizada há 7 dias, o limite de mensagens cairá um nível imediatamente.

Classificação de qualidade

A classificação de qualidade se baseia na maneira como os destinatários receberam as mensagens nos últimos 7 dias, com pesos baseados na recentidade. A classificação é determinada por uma combinação de sinais de qualidade nas conversas entre empresas e usuários. Alguns exemplos são sinais de feedback do usuário, como bloqueios, denúncias e os motivos que os usuários apresentam ao bloquear uma empresa.

O status do número de telefone comercial, a classificação de qualidade e os limites de mensagens são exibidos em Gerenciador do WhatsApp > Ferramentas da conta > Números de telefone.

Para mais informações, consulte Sobre a classificação de qualidade das mensagens de contas do WhatsApp Business.

Confira a documentação original da WhatsApp: https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/api/rate-limits/

 

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