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7.5. Planejando seu Chatbot

Antes de criar o seu chatbot, você precisa planejar tudo o que ele terá e como ele irá funcionar. Caso não entenda alguma coisa na etapa de planejamento, não se preocupe que na etapa de criação do seu chatbot você vai conseguir visualizar como cada uma delas funciona e o objetivo de cada.

Organizar as Intents

A primeira coisa que você deve pensar, são nas intents, que normalmente serão os departamentos da sua empresa e os produtos ou serviços que você comercializa.

No exemplo que vamos trabalhar aqui, vou utilizar uma barbearia que executa os serviços de barba e cabelo e possui 2 barbeiros, o Pedro e o João e trabalha com agendamento online. Isso será através de um link com os horários disponíveis de cada barbeiro, onde o cliente acessa o link e realiza o agendamento sozinho.

O bot vai dar a opção para o cliente escolher um barbeiro específico, caso tenha preferência. Caso não tenha preferência, vai fornecer as agendas de ambos os barbeiros.

Também é importante ter uma intent de finalização, para caso o cliente envie algo depois que o link da agenda do barbeiro foi encaminhado.

Dessa forma, teremos as seguintes intents que precisam ser criadas para a barbearia:

  • Default Welcome Intent (criada automaticamente quando você cria o seu agente, usada para dar boas-vindas ao cliente);
  • Default Fallback Intent (usada quando o bot não entende o que o cliente falou. É utilizado para comunicar que um humano irá assumir a conversa);
  • Barba;
  • Cabelo;
  • Barba e cabelo;
  • Barbeiro João;
  • Barbeiro Pedro;
  • Sem preferência de Barbeiro;
  • Finalização.

Criar os conteúdos das intents

Defalt Welcome Intent

Aqui, você deve planejar como normalmente os seus clientes entram em contato contigo e a resposta que o seu bot irá dar para o cliente na sequência, direcionando a pessoa para as próximas intents:

Training phrases – são as mensagens que o cliente possivelmente vai enviar para a barbearia para realizar o agendamento (no seu caso, as do seu negócio). No caso da barbearia são:

Bom dia
Boa tarde
Boa noite
Oi
Oie
Olá
Agendar horário
Agendamento
Quero saber mais
Quais os horários disponíveis

Responses – são as respostas que o seu bot irá dar para o usuário, direcionando-o para avançar na interação para as próximas intents. Aqui, para não ficar um bot chato, enviando sempre a mesma mensagem para o cliente, você pode criar várias opções de textos.

Também é possível criar mensagens separadas para serem enviadas em sequência, no intuito de não ficar um texto muito grande em uma única mensagem.

Você também consegue utilizar nas suas mensagens os emojis, além dos elementos de negrito, itálico ou sublinhado para dar destaque ao seu texto.

No caso da barbearia, iremos trabalhar com 3 modelos de mensagens e 3 mensagens curtas separadas para cada modelo, ficando assim:

MODELO 1
Mensagem 1: 🤖Oiiii! Eu sou o Bob, o bot inteligente da Barbearia ABC!
Mensagem 2: Eu uso inteligência artificial para te ajudar a *realizar o seu agendamento! *
Mensagem 3: Pode me falar *qual procedimento* você tem interesse? Barba, cabelo ou ambos?

MODELO 2
Mensagem 1: 🤖Olá, tudo bem? Eu sou o Bob, o bot inteligente da Barbearia ABC!
Mensagem 2: Eu vou te ajudar a *fazer o seu agendamento… *
Mensagem 3: Para *qual procedimento* você quer fazer o seu agendamento? Barba, cabelo ou ambos?

MODELO 3
Mensagem 1: 🤖Opa, como está? Eu sou o Bob, o bot inteligente da Barbearia ABC!
Mensagem 2: Eu vou realizar o *seu agendamento* com um de nossos barbeiros…
Mensagem 3: Você deseja fazer a barba, cabelo ou ambos?

Agora o conteúdo da intent de boas-vindas do nosso bot já está pronto.

Default Fallback Intent

Por se tratar de uma mensagem para quando o bot não entende a intenção da pessoa que está entrando em contato contigo, precisamos ter apenas as responses:

MODELO 1:
Carambaaaa!😰😰 Não consegui entender, mas vou transferir para um humano te ajudar, ok?

MODELO 2:
Eitaaaa!😰😰 Não consegui entender, mas vou transferir para um humano te ajudar, ok?

MODELO 3:
Eitaaa, quando fui criado não pensaram nessa sua pergunta 😰😰Não consegui entender, mas vou transferir para um humano te ajudar, ok?

Barba

A intent barba é para quando o cliente responde ao bot que ele quer fazer apenas a barba. Aqui o bot deve passar o preço do procedimento e verificar se o cliente tem interesse por algum barbeiro específico, devendo ser configurado da seguinte forma:

Training phrases – frases de treinamento da sua intent:

Quero só barba
Somente barba
Só barba
Barba
Apenas barba

Responses – respostas dadas pelo seu bot:

MODELO 1
Mensagem 1: Entendi! O valor para apenas barba é de R$ 45,00. 😁
Mensagem 2: Você tem *preferência por algum profissional?* Se sim, por favor me passe o nome dele para consultar a agenda da semana! 👉Temos disponíveis o Pedro e o João!

MODELO 2
Mensagem 1: Legaal! O valor para apenas barba é de R$ 45,00. 😁
Mensagem 2: Você tem *preferência por algum profissional?* Se sim, por favor me passe o nome dele para consultar a agenda da semana! 👉Temos disponíveis o Pedro e o João!

MODELO 3
Mensagem 1: Toppp! O valor para apenas barba é de R$ 45,00. 😁
Mensagem 2: Tem *preferência por algum barbeiro? * Se sim, por favor me passe o nome dele para consultar a agenda da semana! 👉Temos disponíveis o Pedro e o João!

Cabelo

A intent cabelo é para quando o cliente responde ao bot que ele quer fazer apenas o cabelo. Aqui o bot deve passar o preço do procedimento e verificar se o cliente tem interesse por algum barbeiro específico, devendo ser configurado da seguinte forma:

Training phrases – frases de treinamento da sua intent:

Somente cabelo
Apenas cabelo
Só cabelo
cabelo

Responses – respostas dadas pelo seu bot:

MODELO 1
Mensagem 1: Entendi! O valor para apenas cabelo é de R$ 55,00. 😁
Mensagem 2: Você tem *preferência por algum profissional?* Se sim, por favor me passe o nome dele para consultar a agenda da semana! 👉Temos disponíveis o Pedro e o João!

MODELO 2
Mensagem 1: Toppp! O valor para apenas cabelo é de R$ 55,00. 😁
Mensagem 2: Você tem *preferência por algum barbeiro?* Se sim, por favor me passe o nome dele para consultar a agenda da semana! 👉Temos disponíveis o Pedro e o João!

Barba e Cabelo

A intent barba é para quando o cliente responde ao bot que ele quer fazer barba e cabelo. Aqui o bot deve passar o preço do procedimento e verificar se o cliente tem interesse por algum barbeiro específico, devendo ser configurado da seguinte forma:

Training phrases – frases de treinamento da sua intent:

Completo
Cabelo e barba
Os 2
Os dois
Todos
Ambos
Barba e cabelo
Cabelo e barba

Responses – respostas dadas pelo seu bot:

MODELO 1
Mensagem 1: Entendi! o valor para barba e cabelo é de R$ 100,00. 😁
Mensagem 2: Você tem *preferência por algum profissional?* Se sim, por favor me passe o nome dele para consultar a agenda da semana! 👉Temos disponíveis o Pedro e o João!

MODELO 2
Mensagem 1: Legaal! o valor para barba e cabelo é de R$ 100,00. 😁
Mensagem 2: Você tem *preferência por algum barbeiro?* Se sim, por favor me passe o nome dele para consultar a agenda da semana! 👉Temos disponíveis o Pedro e o João!

MODELO 3
Mensagem 1: Legaal! o valor para barba e cabelo é de R$ 100,00. 😁
Mensagem 2: Tem *preferência por algum de nossos barbeiros?* Se sim, qual o nome dele? 👉Temos disponíveis o João e o Pedro!

Barbeiro João

A intent Barbeiro João é para quando o cliente tem interesse em ser atendido pelo João. Aqui o bot deve encaminhar a agenda apenas do João para o cliente. Deve ser configurada da seguinte forma:

Training phrases – frases de treinamento da sua intent:

João
joao

Responses – respostas dadas pelo seu bot:

MODELO 1
Mensagem 1: Legaaal! Vou encaminhar aqui o link da Agenda do João! Você pode acessar e marcar de acordo com a sua preferência!
Mensagem 2: 👉 https://agendadojoao.com.br/agenda/

MODELO 2
Mensagem 1: Shooow! Vou encaminhar aqui o link da Agenda do João! Você pode acessar e marcar de acordo com a sua preferência!
Mensagem 2: 👉 Segue o link: https://agendadojoao.com.br/agenda/

Barbeiro Pedro

A intent Barbeiro Pedro é para quando o cliente tem interesse em ser atendido pelo Pedro. Aqui o bot deve encaminhar a agenda apenas do Pedro para o cliente. Deve ser configurada da seguinte forma:

Training phrases – frases de treinamento da sua intent:

Pedro

Responses – respostas dadas pelo seu bot:

MODELO 1
Mensagem 1: Legaaal! Vou encaminhar aqui o link da Agenda do Pedro! Você pode acessar e marcar de acordo com a sua preferência!
Mensagem 2: 👉 https://agendadopedro.com.br/agenda/

MODELO 2
Mensagem 1: Shooow! Vou encaminhar aqui o link da Agenda do Pedro! Você pode acessar e marcar de acordo com a sua preferência!
Mensagem 2: 👉 Segue o link: https://agendadopedro.com.br/agenda/

Sem preferência de Barbeiro

A intent sem barbeiro é para quando o cliente responde que não tem preferência por barbeiro. Aqui o bot deve encaminhar as agendas de ambos os barbeiros para o cliente. Deve ser configurada da seguinte forma:

Training phrases – frases de treinamento da sua intent:

não tenho
não
sem preferência

Responses – respostas dadas pelo seu bot:

MODELO 1
Mensagem 1: Legaaal! Vou encaminhar aqui o link da Agenda do Pedro e do João! Você pode acessar e marcar de acordo com a sua preferência!

Mensagem 2:
👉 Agenda do Pedro: https://agendadopedro.com.br/agenda/
👉 Agenda do João: https://agendadojoao.com.br/agenda/

MODELO 2
Mensagem 1: Shooow! Vou encaminhar aqui o link da Agenda do Pedro e do João! Você pode acessar e marcar de acordo com a sua preferência!

Mensagem 2:
👉 Link da agenda do Pedro: https://agendadopedro.com.br/agenda/
👉 Link da agenda do João: https://agendadojoao.com.br/agenda/

Finalização

Nessa intent será configurada uma mensagem de finalização, caso o cliente encaminhe algum texto após o envio da agenda do barbeiro. Deve ser configurada da seguinte forma:

Training phrases – frases de treinamento da sua intent:

Agendado
Ok
Fechou
Beleza
Tá bom
Certo
Agendei
Já fiz
feito

Responses – respostas dadas pelo seu bot:

MODELO 1
Mensagem: Ótimo! aguardamos você aqui! 😁

MODELO 2
Mensagem: Perfeito! aguardamos você aqui! 😁

Sumário