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7.6. Criando um chatbot passo a passo

Agora que você já fez o planejamento do seu chatbot, vamos fazer a configuração das suas intents, para que finalmente possa começar a rodar!

Default Welcome Intent

O Default Welcome Intent já vem pré-programado quando você cria o seu agente dentro do Dialogflow. Ele é o intent que irá dar as boas-vindas ao seu cliente no momento em que ele enviar a primeira mensagem para você.
Você precisa editar essa intent para inserir as suas opções de atendimento, que foram criadas na etapa anterior de planejamento.

Training phrases

O primeiro passo é deletar todas as frases que vieram pré-configuradas e inserir as suas, conforme mostra a imagem:

Responses

Depois disso, você precisa alterar as responses para as que você criou. Em cada text response você deve cadastrar uma das mensagens criadas, que o nosso bot irá encaminhar para o usuário (apenas uma delas) de forma aleatória, conforme o print:

Para adicionar as outras mensagens que serão enviadas (separadas) para o usuário, você deve clicar em “add responses” e selecionar a opção “text response”. No caso do nosso bot de exemplo, que iremos enviar 3 mensagens em sequência, você deve ter 3 “text response” conforme mostra o print:

Assim que você cadastrar todas as suas responses, clique no botão azul “Save”, que está localizado no topo da página.

Assim que salvar, volte para as intents a fim de que possamos editar a Default Fallback Intent.

Default Fallback Intent

Assim como a Welcome Intent, essa intent vem pré-programada e você precisa editar, substituindo as suas responses.
Por ser uma mensagem enviada quando o bot não entende a mensagem do cliente, devemos alterar apenas as responses, ficando da seguinte forma:

Ao configurar as suas responses, clique em “save” para salvar a alteração e volte para a página das suas intents.

Barba

Agora vamos criar a sua primeira intent do zero que é a opção barba. Clique na opção “creat intent”:

Adicione o nome da sua intent:

Clique em “add training phrases”:

Adicione as suas training phrases conforme imagem abaixo:

Agora, você precisa adicionar as suas responses, descendo um pouco a dela e clicando em “add response”:

Adicione as respostas da seguinte forma:

Depois disso clique em “save” e a sua intent “barba” está pronta. Volte para a página inicial das intents para cadastrar a próxima.

Cabelo

Para criar a intent de cabelo, siga os mesmos passos da intent barba, ficando da seguinte forma:

Training phrases:

Responses:

Depois de configurar, clique em “save” e volte para a página inicial das suas intents.

Barba e Cabelo

Para criar a intent barba e cabelo, siga os mesmos passos da intent anterior, ficando da seguinte forma:

Training phrases:

Responses:

Depois de configurar, clique em “save” e volte para a página inicial das suas intents.

Barbeiro João

Para criar a intent Barbeiro João, siga os mesmos passos da intent anterior, ficando da seguinte forma:

Training phrases:

Responses:

Depois de configurar, clique em “save” e volte para a página inicial das suas intents.

Barbeiro Pedro

Para criar a intent Barbeiro Paulo, siga os mesmos passos da intent anterior, ficando da seguinte forma:

Training phrases:

Responses:

 

Depois de configurar, clique em “save” e volte para a página inicial das suas intents.

Sem Preferência de Barbeiro

Para criar a intent sem preferência de barbeiro, siga os mesmos passos da intent anterior, ficando da seguinte forma:

Training phrases:

Responses:

Depois de configurar, clique em “save” e volte para a página inicial das suas intents.

Finalização

Para criar a intent de finalização siga os mesmos passos da intent anterior, ficando da seguinte forma:

Training Phrases:

Responses:

Pronto!

O seu chatbot já está feito!

Agora é só testar e verificar se tudo está funcionando perfeitamente!

Sumário