Provavelmente você já ouviu falar em Chatbot para WhatsApp. Entretanto, sempre paira aquela dúvida: o que realmente é essa tecnologia e como funciona? Descubra o significado de Chatbot, como seus recursos são validados no WhatsApp e quais as vantagens que sua empresa pode usufruir ao abraçar esse artifício tão usado na comunicação on-line!
Nos dias de hoje é comum enviarmos uma mensagem para determinada empresa e imediatamente nos ser devolvida uma resposta automática. Só que esse recado vai muito além de uma saudação e boas-vindas. É possível interagir de forma bastante dinâmica, inclusive com direcionamentos que, até então, só seriam possíveis se do outro lado da linha estivesse um humano na comunicação.
O fato é que a criação de mensagens automatizadas via Chatbots tem se tornado comum na rotina das empresas. Nos deparamos com essa funcionalidade em inúmeras conversas que ocorrem nas redes sociais. E o WhatsApp não poderia ficar de fora. Afinal, ainda é um dos aplicativos mais baixados em todo o mundo e no Brasil ele reina no que se refere ao seu uso diário para plena comunicação on-line.
Mas como implantar tal tecnologia no atendimento via WhatsApp e agilizar todo o processo de comunicação com os clientes? Saiba agora o que é um Chatbot, como funciona e quais os caminhos para obter e trabalhar com esse recurso, tornando o atendimento no seu negócio muito mais prático e objetivo!
Chatbot para WhatsApp: o que é
O Chatbot é um software que simula uma conversa com um ser humano, seja ela via aplicativos, chat de site, redes sociais, etc. Sua funcionalidade é a interação com o usuário que acabou de enviar uma mensagem por voz ou através de um texto para essas mídias.
O Chatbot para WhatsApp segue essa dinâmica, ou seja, quando um cliente envia determinada mensagem para uma empresa, o algoritmo vai reconhecê-la, respondendo de acordo com a sua automatização.
Esse mecanismo tem se tornado um importante meio de interação on-line, já que as mensagens automáticas podem agilizar todo o processo de atendimento de qualquer negócio. E mais: hoje em dia o Chatbot é um programa de fácil acesso e com manuseio bastante simplificado. Muitas empresas de pequeno porte o têm utilizado na comunicação diária com seus clientes.
Chatbot para WhatsApp: como funciona
Para entender as funcionalidades de um Chatbot para WhatsApp, primeiramente é preciso saber quais são seus diferentes tipos. Veja:
- Chatbots baseados em perguntas e respostas pré-definidas. São bots apoiados em regras, ou seja, ele vai responder com um texto único e que corresponde a outro enviado pelo usuário. Vamos a um exemplo: suponhamos que eu, como cliente, envio para determinada empresa um ‘Bom dia’ ou ‘Olá’, ou mesmo um ‘Oi’. O bot reconhece essa mensagem e manda uma resposta pré-definida: ‘Olá, sou o bot inteligente da empresa XWZ. Em que posso lhe ajudar? Digite 01 para Recepção, 02 para Compras, 03 para Financeiro, 04 para Ouvidoria ou 05 para encerrar a chamada!’ Nesse caso, o Chatbot tem a função de transferir a conversa para um departamento específico, dependendo do número digitado pelo cliente.
- Chatbots baseados em IA (Inteligência Artificial). Aqui os bots ultrapassam as regras pré-definidas. As conversas são conduzidas de forma habilidosa. O que acontece? Conforme os clientes vão enviando mensagens e o bot respondendo, esse sistema tem a capacidade de armazenar tudo isso. Quando houver outras chamadas feitas por novos consumidores, as respostas serão mais específicas, pois a inteligência artificial juntou todos dados das conversas antigas e gera um direcionamento mais preciso ao cliente. A interação é tão natural que, em muitos casos, dá-se a impressão de estarmos falando com um humano.
- Chatbots híbridos. Há como juntar os Chatbots baseados em regras com os de IA. Nesse caso há a utilização de uma quantidade de mensagens pré-definidas, mas com outras respostas aprimoradas via Inteligência Artificial.
Um Chatbot, seja direcionado ao WhatsApp ou outra rede social, funciona através de um software onde se é criado todo o caminho de conversação com o cliente. Esse sistema permite que uma interação vá além de uma saudação e boas-vindas. Torna-se possível transferir chamadas, marcar uma consulta, efetuar um pagamento, escolher o profissional que fará o atendimento presencial, definir dias e horários para ir a uma empresa, etc.
Outro diferencial dessas mensagens automatizadas e inteligentes é que elas trabalham em conjunto com os próprios atendentes das empresas. Ou seja, enquanto o bot conversa com o cliente, o atendente pode organizar conversas, arquivar as que já foram encerradas, dentre outras funcionalidades. E quando houver necessidade, o próprio sistema transfere o bate-papo para que o atendente continue a interação.
Como obter a tecnologia para o WhatsApp da sua empresa?
Após criado, o Chatbot para WhatsApp precisa de um caminho a ser percorrido entre o software e o aplicativo. Esse ajuntamento pode ser feito via plataforma de atendimento, ou seja, sistemas operacionais capazes de facilitar essa interação.
Através dessas plataformas, quando um bot transfere uma conversa para determinado setor, por exemplo, o atendente continua o bate-papo pela própria tela do sistema. Isso traz agilidade ao atendimento e diminui todo o caminho nesse processo de comunicação com o cliente.
Via plataforma de atendimento, é possível interagir com Chatbots criados para outras redes sociais, como o Direct do Instagram, Messenger do Facebook e Telegram. Mensagens automatizadas para Chats de Sites também são possíveis.
Um bom exemplo que temos é a Evolvy, plataforma que tem uma perfeita interação com um software que usa a inteligência artificial do Google. Trata-se do Dialogflow, por onde são criadas as mais diversas mensagens automatizadas que irão dialogar, de forma bastante inteligente, com os clientes, seja pelo WhatsApp, outras redes sociais, ou até mesmo pelo Chat do Site da empresa.
A plataforma Evolvy também trabalha com a comunicação Omnichannel, ou seja, quando vários canais são integrados a um só sistema. Sendo assim, o cliente pode falar da rede social de sua preferência que seus atendentes estarão disponíveis para respondê-los via plataforma. É possível unificar ainda os e-mails. Com isso, não importa de onde o cliente envia sua mensagem. Ela cairá no sistema e seus atendentes poderão responder o consumidor com maior agilidade.
Saiba mais sobre a Evolvy acessando o site www.evolvy.com.br . Você ainda terá 07 dias gratuitos para testar a plataforma, verificando se a mesma se adequa à rotina do seu negócio.
Conclusão
Saber como funciona um Chatbot para WhatsApp é o primeiro passo para entender o quanto essa tecnologia pode ajudar a sua empresa no processo de comunicação com os clientes. O mais interessante é reconhecer que é um sistema que cabe no bolso dos pequenos empresários e que já está presente na rotina de diversos negócios.
Vale lembrar que esse tipo de automação abre espaço para que uma empresa estenda o horário de atendimento. Com isso, o consumidor poderá interagir à noite, aos finais de semana e feriados. Ou seja, é o negócio dando maiores possibilidades de relacionamento com seus clientes.
Saiba mais como criar um Chatbot para WhatsApp com a inteligência artificial do Google, acessando o link abaixo: