Como fazer atendimento automático no WhatsApp

Atendimento automático no WhatsApp

O atendimento automático no WhatsApp tem se tornado algo comum na rotina das empresas. Tanto que muitos gestores, ao observarem a tecnologia implantada na concorrência, atentam-se aos resultados positivos e se empenham para ter em seus negócios esse tipo de atendimento automatizado. Mas, como realizar o procedimento e  disponibilizar mensagens pré-programadas capazes de interagir com os clientes? 

Hoje em dia tem sido bastante frequente a interação por atendimento automático. Tanto no envio ou recebimento de mensagens, as conversas de determinadas empresas com seus clientes geralmente se dão por meio dos chamados Chatbots. 

Diante de uma tecnologia avançada, há quem ainda crie resistência em tê-la no seu negócio, achando ser cara e incompatível. Puro engano!

Atualmente, esse tipo de sistema operacional está ao alcance de todos. Além de prático e de fácil instalação, é um programa que cabe no bolso dos grandes e pequenos negócios. Porém, ainda fica a pergunta: ‘Como posso consegui-lo para, enfim, fazer um atendimento automático no WhatsApp?

Saiba agora onde e como elaborar uma comunicação automatizada via aplicativo do WhatsApp! Agilize as conversas on-line, entregando praticidade aos clientes e aumentando o faturamento da empresa!

Atendimento automático no WhatsApp: como funciona?

Atendimento automático no WhatsApp
Atendimento automático no WhatsApp
Entendendo a tecnologia

Para saber como funciona um atendimento automático no WhatsApp, primeiramente é preciso entender o que é um Chatbot. Trata-se de um software com a capacidade de manter uma conversa com um usuário, seja via aplicativo, sites, etc. O próprio programa entrega, numa linguagem bastante natural, um atendimento interativo. Tal ação nos dá, em diversos momentos, a nítida impressão de que se trata de uma pessoa conversando com outra. 

Há Chatbots baseados em regras, ou seja, quando um usuário envia determinada mensagem e a resposta vem pré-programada à ela (ex: mensagem emitida pelo usuário: ‘Oi’, resposta do Chatbot: ‘Olá, sou o bot inteligente da empresa X!’), e há Chatbots baseados em Inteligência Artificial, ou seja, capazes de interagir através de conversas inteligentes. Esse segundo tipo pratica ações on-line bem parecidas com aquelas que um humano faria ao escrever mensagens.

O mercado também disponibiliza os denominados Chatbots híbridos, que são aqueles baseados em regras, mas que também utilizam a inteligência artificial. Ele tem um fluxo de conversação pré-definida, mas as respostas são inteligentes, podendo direcionar o usuário para diversas ações.

Através desses Chatbots uma empresa será capaz de interagir de forma plena com os clientes utilizando as mais diversas mensagens automatizadas, o que vai facilitar a rotina do negócio e principalmente a vida do consumidor.

Atendimento automático no WhatsApp: plataformas de multiatendimento

Ao elaborar os Chatbots, o próximo passo é utilizar uma plataforma de multiatendimento para que as mensagens cheguem até os aplicativos, redes sociais, chat de site, realizando a interação com os usuários. 

Podemos citar como exemplo a plataforma Evolvy, que tem como base de atendimento automático a inteligência artificial do Google (conhecida no mercado como Dialogflow). Quando uma empresa contrata a Evolvy, a própria plataforma oferece os caminhos para integração entre as criações feitas no Dialogflow com o sistema, emitindo tais dados para o WhatsApp.

O interessante em utilizar a inteligência artificial do Google para as automatizações, é que torna-se praticável diversas interações com os clientes. Lá é possível criar bots para que a pessoa marque uma consulta, por exemplo, ou mesmo agende um horário num salão de cabeleireiro, podendo inclusive escolher o profissional que irá atendê-la. Você pode disponibilizar links para pagamentos ou outras funcionalidades. E mais: é possível criar caminhos para transferência de chamada, para quando o Chatbot não conseguir resolver a pendência, ele mesmo passar para um departamento ou atendente solucionar.

Voltando a falar da Evolvy, via plataforma você pode direcionar as automatizações criadas lá no Dialogflow para diversos canais de comunicação, como o próprio WhatsApp, além do Facebook Messenger, Instagram Direct, Telegram e Chat de Site. 

Veja o vídeo abaixo como criar um Chatbot para WhatsApp com o Dialogflow:

 

Conheça também as melhores ferramentas do mercado acessando o link:

https://evolvy.com.br/blog/whatsapp-business-varios-atendentes-melhores-ferramentas-do-mercado/ 

Um pouco mais sobre a Evolvy

Quem opta pela plataforma Evolvy encontra outras ferramentas capazes de agilizar ainda mais o processo de interação com o cliente.

Os canais mencionados, como o Facebook Messenger, Instagram Direct, Telegram, Chat de Site e o próprio WhatsApp podem ser integrados numa comunicação Omnichannel. Com isso, o cliente poderá falar do canal de sua preferência e seus atendentes responderem via plataforma. E mais: quando as conversas são migradas, elas não se perdem.

Crie etiquetas para organização dos contatos, receba indicadores para mensuração de resultados no atendimento, faça avaliações das conversas em tempo real e trabalhe de vários dispositivos (celular, tablet, PC ou notebook) utilizando apenas um número de telefone, que pode ser o do celular ou fixo (a depender da disponibilidade das operadoras).

Com a Evolvy, caso um atendente necessite de uma informação de outro departamento enquanto fala com o cliente, é possível solicitar os dados sem que a chamada seja encerrada. A conversa é totalmente individualizada e o consumidor não notará enquanto o atendente se comunica com outro setor. Sendo assim, fica mais prático entregar as respostas que o cliente deseja, de forma ágil. 

Caso queira saber mais sobre a Evolvy, acesse www.evolvy.com.br e ganhe 07 dias gratuitos para testar a plataforma aí na sua empresa e verificar se a mesma se adequa à rotina do seu negócio.

Conclusão

Atendimento automático no WhatsApp
Atendimento automático no WhatsApp
Entregue ao cliente uma interação ágil e prática

Fazer atendimento automático no WhatsApp é entregar ao cliente uma conversa ágil e diversas funcionalidades para que o mesmo consiga resolver suas necessidades. E caso necessite, há como transferir a chamada para um atendente continuar o bate-papo e solucionar os problemas.

Esse tipo de automação dá à empresa a capacidade de estender o atendimento para além do horário de expediente. Com isso, o cliente pode interagir no horário que preferir, seja à noite, pela madrugada, aos finais de semana e inclusive durante os feriados.

As empresas que optam por essa tecnologia têm a capacidade de reter mais leads, transformá-los em clientes reais e fidelizá-los. O resultado final pode ser o que tanto se espera: o aumento do faturamento.

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