Deseja implementar o Multiatendimento no WhatsApp da sua empresa, porém, não sabe por onde começar? Veja como utilizar esse sistema de comunicação on-line que tem revolucionado a interação on-line e entenda como é prático seu uso diário!
Não é de hoje que o WhatsApp vem caindo no gosto de quem utiliza a comunicação on-line em nosso país. Reconhecido como um dos aplicativos mais baixados em todo o mundo, por aqui ele se tornou bastante popular. Tanto que segue na rotina pessoal e profissional de inúmeras pessoas.
O envio e recebimento de mensagens é tamanho que o próprio WhatsApp disponibilizou em 2018 a versão comercial para que empresas pudessem entrar de vez para esse universo tão prático e ágil. Isso inclusive possibilitou novas estratégias de marketing e tomadas de decisão por parte dos negócios.
Acontece que, disponibilizar um número de telefone para cada WhatsApp utilizado na empresa, não só atrapalha a rapidez no atendimento como gera mais gastos. Eis que surgiram as plataformas de multiatendimento, entregando diversas possibilidades de uma interação mais prática no aplicativo.
Descubra agora como utilizar o Multiatendimento no WhatsApp da sua empresa e diminua os transtornos gerados pela falta de uma comunicação integrada!
Multiatendimento no WhatsApp: o que é?
O Multiatendimento no WhatsApp nada mais é do que um programa que gera atalhos na interação com os clientes, facilitando o envio e recebimento de mensagens, integrando departamentos e unificando o aplicativo a outros canais.
Esse tipo de software também é capaz de entregar indicadores para as mais diversas mensurações de resultados. Com isso, o gestor pode mudar os rumos de uma estratégia de marketing, por exemplo, ou até apontar novas tomadas de decisão para divulgação e vendas de seus produtos e serviços.
Outros benefícios
Há diversas vantagens em optar por esse tipo de sistema operacional. A primeira delas é a possibilidade da empresa utilizar um único número para todos os atendentes e departamentos. Com isso, fica muito mais fácil o contato e interação on-line. O cliente não se preocupará mais com aquele monte de informações telefônicas e as próprias equipes terão a possibilidade de se comunicar internamente e de forma individual.
Outro benefício do Multiatendimento no WhatsApp é a automação de mensagens. Há como criar textos de boas-vindas ou passar outras informações importantes, como o horário de funcionamento da empresa e até trabalhar com Chatbots utilizando a inteligência artificial, o que resulta numa interação muito mais dinâmica e precisa com os clientes. Esse tipo de interação traz outra vantagem inquestionável: estender o atendimento para além do expediente. Isso é possível porque os bots inteligentes vão interagir com os consumidores em quaisquer horários ou dias, beneficiando-os com inúmeras ações. E se a inteligência artificial trabalhar durante o horário comercial, isso abre espaço para que os atendentes tenham tempo para outras atividades fundamentais, como a própria organização e arquivamento de contatos.
Integre vários canais ao sistema de Multiatendimento numa comunicação Omnichannel! Ou seja, é possível unificar o WhatsApp, Instagram Direct, Facebook Messenger, Chat de Site, E-mails e Telegram ao software. Sendo assim, o cliente poderá enviar suas mensagens do canal de sua preferência e seus atendentes responderão em um único lugar, sem perder as oportunidades de esclarecer dúvidas ou até realizar vendas.
Multiatendimento no WhatsApp: como utilizar?
Ao integrar o WhatsApp a esse sistema operacional, sua utilização se torna muito mais prática. Através de boas estratégias de marketing, é possível enviar diversos tipos de mídias com conteúdos relevantes para retenção de leads e até fidelização de clientes.
Contudo, existem algumas ações que devemos evitar. Não seja invasivo(a) durante as abordagens via WhatsApp. Ao notar que o consumidor apenas visualizou, espere pela resposta ou mande uma nova mensagem somente tempos depois.
Personalize o contato, individualizando as conversas. Todo cliente gosta de ser tratado de forma preferencial. Essas ações se tornam viáveis quando se conhece mais sobre o consumidor, seja através de uma segmentação demográfica (idade, gênero, profissão, estado civil, etc.) ou psicográfica, que é quando se obtém informações sobre o estilo de vida da pessoa, suas atividades de interesse, personalidade, etc. Com isso, ofertar os produtos ou serviços certos para aquele cliente fica muito mais fácil.
Mude o perfil do WhatsApp da sua empresa para o comercial. O WhatsApp Business está acessível de forma gratuita e entrega várias possibilidades de interação, como a elaboração e disponibilização de catálogos, localização da empresa, etc.
Esqueça aquela ideia ultrapassada dos grupos. É possível enviar mensagens individualizadas, o que torna a aproximação ainda mais certeira. E sempre trate o cliente pelo nome. Isso também possibilita uma relação mais próxima dele com a empresa.
Conheça a plataforma Evolvy!
Para quem deseja utilizar o Multiatendimento no WhatsApp e ter uma interação ágil e prática com os clientes, a nossa dica é a plataforma Evolvy. Além da comunicação Omnichannel, esse sistema operacional atua com a inteligência artificial do Google, o que permite a criação de Chatbots diretamente nessa IA chamada Dialogflow. São interações capazes de emitir as mais diversas mensagens automatizadas e dinâmicas com os clientes.
Via Evolvy, você tem à disposição uma ferramenta para criação de pesquisas de satisfação ao final dos atendimentos, o que direciona suas estratégias de divulgação e vendas. Além disso, seu time pode elaborar etiquetas para organização dos contatos. E as interações com os clientes são ilimitadas, podendo sua equipe conversar com os clientes à vontade, sem limitação de mensagens ou atendimentos.
Deseja saber mais sobre a Evolvy? Então acesse www.evolvy.com.br e ganhe 07 dias gratuitos para testar a plataforma na sua empresa!
Conclusão
Diversas empresas, inclusive os pequenos negócios, têm utilizado o Multiatendimento no WhatsApp. Isso se dá porque ter esse sistema operacional é totalmente acessível e o custo-benefício positivo.
Ao optar por esse suporte, a empresa consegue entregar aos clientes o que eles mais precisam: agilidade e praticidade. E mais: o negócio obtém um controle de interação via WhatsApp capaz de gerar ótimos resultados, como a retenção de leads e até a fidelização dos clientes.
Se a sua empresa ainda trabalha com vários números para o WhatsApp, não possui uma comunicação Omnichannel e atua somente no horário comercial devido à falta de uma interação automatizada via inteligência artificial, a hora é agora para mudar essa realidade e aumentar o faturamento!