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Como criar atendimento automático no WhatsApp

Atendimento automático no WhatsApp

O atendimento automático no WhatsApp tem sido um grande diferencial para muitas empresas. Mas por quais motivos essa tecnologia tem se tornado comum nas redes sociais, sites e aplicativos dos mais diversos negócios? 

A principal razão é a interatividade contida neste recurso, capaz de gerar a agilidade necessária à comunicação entre empresa e cliente. E mais: com um ótimo custo-benefício, é possível resolver inúmeras pendências, independente do horário ou dia da semana. Sendo assim, além dos consumidores, o próprio negócio só tem a ganhar. E isso se deve à praticidade e inovação. 

Sua empresa já conta com a tecnologia? Descubra agora como automatizar mensagens capazes de interagir com os clientes e veja os resultados que muitas empresas estão colhendo através desse recurso!

Atendimento automático no WhatsApp: o que é?

Atendimento automático no WhatsApp
Atendimento automático no WhatsApp
Significado

Sabe quando você envia um ‘Oi’ ou ‘Bom dia’ para determinada empresa via aplicativo e recebe uma mensagem imediata com direcionamentos de interação durante a conversa? Pois bem, o que está ocorrendo é um atendimento automático no WhatsApp, criado através de Chatbots.

Além da agilidade na primeira resposta ao cliente, esse tipo de atendimento visa a praticidade na resolução das mais diversas pendências ou necessidades. Seja para transferir o consumidor para um departamento específico ou mesmo disponibilizar algum link para compra de produtos e serviços, o atendimento automático no WhatsApp tem se tornado bastante usual nos dias atuais.

Tão comum no aplicativo mais popular de comunicação on-line, esse tipo de automação também pode acontecer em outras redes sociais, como Telegram, Instagram Direct, Facebook Messenger e inclusive no Chat de Site da empresa. 

Atendimento automático no WhatsApp: como funciona?

Sua criação acontece via Chatbots. São softwares capazes de simular uma conversa com um ser humano, muitas vezes de forma bastante natural, respondendo perguntas, gerenciando troca de mensagens, garantindo um atendimento ágil e entregando ao cliente e empresa resultados on-line bem diversificados.

Há três tipos de Chatbots para criação de mensagens automáticas:

Os Chatbots baseados em mensagens pré-definidas, ou seja, aqueles em que os textos são organizados para, simplesmente, responderem às palavras ou frases pré-inseridas no bot. Lembra do ‘Oi’ ou ‘Bom dia’ que mencionamos no subtítulo anterior? Tais palavras são reconhecidas pelo bot e ele devolve com um único texto programado. Exemplo de resposta ao ‘Oi’, ‘Bom dia’, ‘Oie’, ‘Boa tarde’, ‘Boa noite’: ‘Olá, sou o bot inteligente da empresa XYZ e estou à disposição! Digite 01 para recepção, 02 para compras, 03 para link do site, 04 para ouvidoria ou 05 para encerrar a conversa.’

Os Chatbots baseados em inteligência artificial (IA), ou seja, aqueles em que as conversas são conduzidas de maneira inteligente. Nesse caso, a tecnologia simula a inteligência humana. Conforme os bate-papos vão acontecendo, esses Chatbots armazenam os dados e, através deles, entregam na próxima conversa uma interatividade maior, direcionando o cliente de forma mais específica, como se a pessoa estivesse realmente conversando com um humano do outro lado da linha.

Os Chatbots híbridos, ou seja, que utilizam mensagens pré-definidas para responderem a uma ação, porém, utilizam-se de inteligência artificial para respostas mais elaboradas.

A importância das plataformas de atendimento

Atendimento automático no WhatsApp
Atendimento automático no WhatsApp
Os sistemas operacionais e sua relevância na comunicação on-line

Quando pensamos em como elaborar um atendimento automático no WhatsApp, além de entendermos que os textos são criados via Chatbots, torna-se essencial reconhecer a importância das plataformas de multiatendimento nessa aproximação entre os softwares de criação de mensagens automatizadas e as redes sociais, sites e aplicativos.

Através de uma plataforma como essa, é possível disponibilizar, por exemplo, no Messenger, tais textos automáticos, ora criados via Chatbots.

Podemos citar a plataforma Evolvy, que atua com a inteligência artificial do Google. Essa IA é denominada Dialogflow, um software onde se cria as mais diversas interações, depois disponibilizadas nas redes sociais, chat de site e aplicativos. 

Via Dialogflow consegue-se uma interação bastante natural com o cliente, que pode marcar uma consulta, receber um link para pagamento, escolher um profissional para ser atendido pessoalmente, solicitar transferência para um departamento, dentre outras tantas ações.

Existe uma versão gratuita desta inteligência artificial do Google (Dialogflow), que faz praticamente tudo que uma empresa necessita para interagir com precisão nas conversas com os clientes.

Atendimento automático no WhatsApp: conheça um pouco mais sobre a Evolvy

O sistema operacional Evolvy entrega muito mais para sua empresa! Além do WhatsApp, é possível incluir um atendimento automático no Facebook Messenger, Instagram Direct, Telegram e também no Chat de Site, agilizando todo o processo de comunicação com os clientes.

Essa automação possibilita ao negócio interagir com os consumidores além do expediente. Ou seja, torna-se viável um atendimento automático à noite, durante a madrugada, aos finais de semana ou feriados. 

Outro diferencial da plataforma Evolvy é a comunicação Omnichannel. Integre diversos canais num único local, possibilitando ao cliente falar da rede social de sua preferência e seus atendentes responderem via sistema. Além das redes sociais acima citadas e o próprio Chat de Site, há como integrar e-mails. Isso possibilita um atendimento muito mais ágil, evitando a falta de respostas ocasionadas por canais de comunicação separados.

Crie etiquetas para organização dos contatos, separe as conversas pendentes das finalizadas, possibilite uma interação entre departamentos e disponibilize um único número de telefone para uma comunicação plena em todos os WhatsApps da empresa. Além disso, elabore pesquisas de satisfação para conhecer melhor seus clientes e tenha em mãos indicadores com métricas capazes de direcionar sua gestão para novas estratégias de marketing ou tomadas de decisão. Inclusive, monitore os atendimentos em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais sobre a Evolvy? Pois acesse o link www.evolvy.com.br e conheça mais sobre essa plataforma! Ganhe ainda 07 dias gratuitos para testá-la e verificar se a mesma se adequa ao dia a dia do seu negócio!

Conclusão

Criar um atendimento automático no WhatsApp é o maior acerto que uma empresa pode entregar aos seus clientes, principalmente pela abertura na comunicação que será possível fora do horário de expediente. 

Outro fato importante é que essa automação abre espaço para que os atendentes possam realizar outras atividades que, muitas vezes, acabariam pendentes pela falta de tempo, como a própria organização dos contatos.

O resultado de tudo isso tende a ser uma maior retenção de leads, fidelização de clientes e aumento do faturamento na empresa!

Saiba um pouco mais sobre como ter uma rotina plena na comunicação com os clientes, descobrindo como funcionam as melhores ferramentas do mercado acessando o link abaixo:

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