Tá precisando de ideias criativas para fidelizar clientes e, com isso, aumentar o faturamento na sua empresa? Conheça agora 07 estratégias inovadoras, simples de serem aplicadas, capazes de manter consumidores comprando seus produtos e/ou serviços por muito mais tempo!
Philip Kotler, um dos maiores especialistas em Marketing, tem uma lição clara que diz o seguinte: conquistar novos clientes pode custar de 5 a 7 vezes mais para uma empresa do que manter por perto aqueles que compram ou já adquiriram algum item da marca. Ou seja, pra quê investir somente em retenção de leads se você tem outros caminhos que possam gerar lucros? Um deles é a fidelização e não pode ser descartada de maneira alguma durante as estratégias de promoção e comercialização de produtos e serviços.
Tornar um cliente fiel é também provocar o crescimento tão sonhado pelos gestores. Porém, para que isso seja uma realidade palpável é preciso se acercar de estratégias com a qualidade de impulsionar o relacionamento com os consumidores. Mas como proceder?
Acompanhe 07 dicas criativas para fidelizar clientes, realizando os ajustes necessários para que essa promoção aumente o faturamento do seu negócio!
Conheça seus consumidores!
Uma das ideias criativas para fidelizar clientes é conhecê-los. Não há como manter consumidores por perto e durante um tempo maior se a empresa não se relaciona e deixa de entender quem são essas pessoas.
Conhecer o cliente é ir além das características demográficas, ou seja, informações como idade, estado civil, nível de escolaridade, etc. Quem é essa pessoa nas suas atividades, interesses, opiniões, atitudes? Como é seu estilo de vida? Com essas informações, fica mais fácil ofertar produtos e serviços que tenham a ver com a sua personalidade. O acerto, num caso assim, é bem maior.
Invista na equipe!
Investir na equipe é trazer maiores confortos durante a rotina na empresa, com um ambiente propício ao bom desenvolvimento do trabalho, mas também é repassar ao time informações precisas sobre os produtos e serviços a serem vendidos.
Quem conhece melhor os itens que seguem à disposição do cliente, acaba reconhecendo quais soluções esses produtos serão capazes de entregar. E mais: há como avaliar inclusive as transformações que podem acontecer nas vidas das pessoas que os adquirem.
Portanto, se na estratégia de marketing há entrega de conteúdos relevantes aos clientes, é preciso entender que as equipes também precisam de materiais capazes de abrir caminhos para um bom relacionamento com os consumidores.
Entregue agilidade no atendimento para fidelizar clientes!
Das ideias criativas para fidelizar clientes, este talvez seja um dos mais relevantes. Isso acontece pelo simples fato da internet entregar rapidez e praticidade ao usuário. Portanto, se isso é parte da cultura on-line nos dias atuais, qualquer pessoa fica incomodada, caso as informações demorem a chegar.
Invista na agilidade do atendimento. Não deixe o cliente esperando por muito tempo. Evite a demora em responder aquelas mensagens enviadas pelos consumidores via redes sociais ou através de aplicativos, como o WhatsApp.
Caso uma conversa termine em pendência, não deixe de responder o cliente com a solução assim que possível. Apresente um prazo para as respostas. Jamais entregue o consumidor ao limbo.
Saiba trabalhar com imprevistos!
Nem sempre tudo sai de acordo com o que foi combinado. Situações incomuns que acabam gerando imprevistos fazem parte do dia a dia. Porém, saber como contorná-las é imprescindível na hora de manter um bom relacionamento com os clientes.
Portanto, saiba diagnosticar o ocorrido. Desarme-se de respostas feitas somente para retrucar. Faça perguntas que trarão maior entendimento da situação. E por último, resolva a pendência, com pedidos de desculpas e transparência. A sinceridade e foco no resultado são duas ótimas estratégias para não deixar o cliente escapar.
Invista no pós-venda!
Investir no pós-venda com o intuito de fidelizar clientes vai muito além de gerar promoções, descontos, ofertas e vouchers. Que resultados seus produtos e serviços têm gerado no cliente? Ele está se adaptando ao item?
Entre em contato fazendo as perguntas acima. Isso tende a aproximar ainda mais o consumidor de sua marca. E mais: trabalhe com datas comemorativas, desejando, por exemplo, um próspero Ano-Novo ou enviando mensagens de felicitações pelo aniversário da pessoa!
Fidelizar clientes: busque por novas tecnologias!
A agilidade do atendimento on-line pode ser encontrada em novas tecnologias disponíveis no mercado. Por exemplo: cliente nenhum gosta de ficar anotando vários números de telefone de uma empresa, um para cada departamento. Que tal optar por um sistema operacional em que todos os setores podem se unificar num único contato?
Hoje, diversas empresas estão presentes em várias redes sociais. Mas como responder a todos os questionamentos dos clientes, se essas mídias seguem individualizadas, soltas? A comunicação Omnichannel veio para integrar esses canais e facilitar o relacionamento entre consumidor e empresa.
Um bom exemplo de sistema operacional que entrega à empresa a possibilidade de ter um único número de WhatsApp para todos os setores e, além disso, integrar diversos canais num só lugar, é a Evolvy.. Trata-se de uma plataforma de multiatendimento que tem todas essas funcionalidades e muito mais ferramentas capazes de agilizar o processo de atendimento.
Unifique o Facebook Messenger, Instagram Direct, Telegram, Chat de Site e o próprio WhatsApp num único sistema! Com isso, o cliente fala do canal de sua preferência e os atendentes poderão responder via plataforma, não perdendo nenhuma mensagem ou contato. E mais: com um único número de WhatsApp, fica mais fácil transferir a conversa para outros setores, ou mesmo consultar um departamento sem a necessidade do cliente ter que sair do bate-papo e entrar novamente. E tudo isso acontecendo de forma individualizada, proporcionando a agilidade necessária em responder aos mais diversos questionamentos dos consumidores em tempo recorde.
Com a Evolvy, é possível ainda criar etiquetas para organização de contatos, elaborar mensagens automatizadas via Chatbots utilizando a inteligência artificial do Google, e ainda obter indicadores com relatórios precisos para mensuração de resultados e métricas.
Deseja saber mais sobre a plataforma? Acesse www.evolvy.com.br! Você terá 07 dias gratuitos para testar a plataforma!
Faça pesquisas de satisfação capazes de fidelizar clientes!
Utilizar indicadores de satisfação tem sido um grande diferencial para muitas empresas. E alcançar esses dados não é complicado.
Sabe aquelas pesquisas que respondemos ao término de uma conversa via WhatsApp? Pois é, elas são materiais imprescindíveis para conhecer melhor quem compra com você.
Faça pesquisas de satisfação sempre que for necessário e veja o que seus clientes esperam da sua empresa! Esse tipo de estratégia você também consegue elaborar através da plataforma Evolvy!
Conclusão
Gostou das 07 ideias criativas para fidelizar clientes? Elas servem como base para melhorar o relacionamento das empresas com as pessoas que compram seus produtos e serviços. São dicas capazes de aproximar ainda mais o cliente do negócio.
Esses consumidores, ao terem uma afinidade maior com a empresa, muitas vezes acabam deixando a concorrência de lado, tornando-se promotores espontâneos da marca.
Quer conhecer outras ideias criativas para aumentar as suas vendas? Acesse o link abaixo:
https://evolvy.com.br/blog/20-ideias-criativas-para-aumentar-as-vendas/