20 ideias criativas para aumentar as vendas

Técnicas de Vendas e Atendimento

Você precisa aumentar as vendas de seus produtos ou serviços, mas não está conseguindo de jeito algum e sequer sabe o motivo? O fato é que algumas ações, sejam elas internas ou não, tendem a impedir o acréscimo que tanto esperamos na receita e precisamos inovar para que todo o processo desencalhe.

Diante dessas dificuldades que assolam os mais diversos estabelecimentos, disponibilizamos 20 ideias criativas que irão acrescentar e muito nas negociações com os clientes, expandindo para melhor o faturamento das empresas!

01 – Capacite sua equipe para aumentar as vendas

20 dicas para aumentar as vendas
20 dicas para aumentar as vendas
Ofereça instrução aos funcionários!

Os colaboradores formam a base que irá sustentar qualquer negócio. Sem eles, nenhuma empresa consegue ir muito longe. Sendo assim, capacitar as equipes é fundamental para o bom andamento de qualquer negócio.

Busque atualizar o conhecimento dos atendentes, vendedores, ou colaboradores de outros departamentos. Incentive-os a conhecer as novas estratégias disponíveis no mercado para as  mais diversas negociações online, por exemplo. Lembre-se: hoje a internet é a via que mais entrega valores e propostas de soluções para os clientes.

02 – Tecnologia certa para aumentar as vendas

Entregar aos colaboradores da empresa um bom acesso às informações é primordial. E isso se faz com boa tecnologia. Portanto, revisite seus sistemas de atendimento, adeque-se ao que o mercado tem disponibilizado. Encurte o caminho até o cliente, até porque hoje ele pode estar em diversos lugares na internet e sua empresa não pode perder espaço.

03 – Integre os departamentos

Todo vendedor jamais age sozinho. Ele sempre irá precisar de alguma informação ou dados de outro departamento para seguir adiante. Sendo assim, jamais deixe seus vendedores deslocados em relação a outros setores do negócio.

Assim sendo, integre os departamentos através de tecnologias disponíveis que agilizam todo o processo de envio e recebimento de dados e documentos.

04 – Monitore os atendimentos

Não adianta largar seus colaboradores trabalhando sem que haja uma análise em relação aos atendimentos. Para aumentar as vendas, faz-se necessário o monitoramento dos contatos, acompanhando o desempenho dos vendedores. Quem gerencia deve trabalhar ao lado das equipes para que os objetivos sejam alcançados de maneira singular.

05 – Aumentar as vendas: personalize os contatos

20 dicas para aumentar as vendas
20 dicas para aumentar as vendas
Cada cliente é único!

Individualizar a comunicação com o cliente traz bons resultados para qualquer negócio. É possível fazer de cada contato um momento único. Portanto, personalize as conversas com os consumidores, entenda o que ele deseja, quais são as suas necessidades para aumentar as vendas do seu negócio.

06 – Esteja atento à concorrência

Não adianta nada estar no mercado sem saber o que faz seu concorrente. Observar se torna um método básico e rotineiro. Mas vale lembrar que copiar nem sempre é a melhor solução. Portanto, observe o concorrente para saber quais são as promoções disponíveis, como ele está agindo nas redes sociais. Com isso, é possível criar estratégias distintas que sejam competitivas.

07 – Saiba precificar seus produtos e/ou serviços

Colocar um preço sobre o que você vende nem sempre é tarefa fácil. É preciso entender o custo ideal de cada item a ser oferecido. Portanto, disponibilize preços que não assustem a clientela. Saiba criar promoções para atrair o público e engajar a venda de outros produtos e/ou serviços que há na empresa.

08 – Saiba disponibilizar seus produtos ou serviços

O cliente precisa entender bem o que ele vai comprar. 

Não basta uma boa foto do que você está ofertando. É preciso uma boa descrição com detalhes adicionais. Nesses dizeres não deixe de precificar cada item.

09 – Para aumentar as vendas, disponibilize mais de uma forma de pagamento

Vá além do PIX. 

Ofereça outras maneiras para que o cliente pague pelo serviço ou produto, como cartões de crédito e débito. Atente-se também às parcelas. Elas são ótimos instrumentos de negociação.

10 – Blog: aumentando as chances do cliente te achar

20 dicas para aumentar as vendas
20 dicas para aumentar as vendas
Ofereça conteúdos no site da empresa!

Entregar conteúdos se torna imprescindível para atrair mais clientes para o site da sua empresa. E através de um Blog anexado ao portal é amplamente possível essa atração.

Crie artigos sobre o que você vende. Ofereça maneiras de trazer soluções à clientela. Ah, e não deixe de utilizar as técnicas de SEO para engajar seus textos no Google.

11 – Esteja presente nas redes sociais para aumentar as vendas

Saiba qual rede ou quais redes sociais se encaixam ao perfil de seu negócio e esteja sempre presente, divulgando informações, promoções, dentre outros. E não se esqueça de responder ao cliente, caso o mesmo envie mensagens inbox ou nos comentários.

12 – Lembre-se do cliente que já comprou na sua empresa

Jamais devemos esquecer aqueles que já adquiriram algum produto ou serviço em nosso estabelecimento. Portanto, envie e-mail, SMS, ou mesmo mensagens pelas redes sociais para fidelizar o cliente.

13 – Para aumentar as vendas, não esqueça datas especiais

Outra dica importante são as datas comemorativas, sejam elas do calendário anual do país e região ou do próprio aniversário do cliente. Planeje para tais datas algumas promoções, como descontos para o Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Natal e também para quando o consumidor comemorar mais um ano de vida.

14 – Faça Marketing de Conteúdo

Entregue aos potenciais clientes conteúdos relevantes. Eles podem estar num e-book, por exemplo. Porém, utilize estratégia de retenção de lead, ou seja,  para que a pessoa baixe o livro digital, há a necessidade em deixar algum contato como e-mail ou WhatsApp.

15 – Que tal ofertar promoções únicas?

20 dicas para aumentar as vendas
20 dicas para aumentar as vendas
Incentive o consumidor com ofertas!

É possível atrair o cliente com frete gratuito, vouchers com desconto, cupons que diminuam o preço numa próxima compra. Incentivar o consumidor é uma tática que sempre dá certo.

16 – Trabalhe a venda consultiva

Entender quem é seu cliente, quais são suas necessidades e seus problemas é imprescindível para ofertar um item que seja a solução para aquela pessoa.

Portanto, faça o que chamamos de venda consultiva, tente entender quais são as dores dos consumidores em potencial. Mostre que há solução para essas necessidades e entregue seus produtos ou serviços como saída para tais problemas.

17 – Utilize o upsell para aumentar as vendas

Se você tem uma perfumaria, por exemplo, que tal oferecer um perfume top de linha diante do escolhido pelo cliente, e com um preço reduzido?

18 – Coloque como meta: utilizar sempre os gatilhos mentais

Não se esqueça de incluir em suas propostas os gatilhos mentais como escassez, autoridade, prova social, dentre outros que instiguem seu cliente a escolher o produto ou serviço ofertado.

19 – Utilize o atendimento Omnichannel

Se na sua empresa existe apenas um canal de atendimento para que o cliente entre em contato, chegou a hora de rever isso. É preciso ter outras fontes de comunicação. E mais: integradas umas às outras. Utilize o Facebook Messenger, Instagram Direct, Telegram, WhatsApp, E-mail, dentre outros para falar com seus clientes. Contudo, unifique-os num só sistema. Isso é possível através de uma plataforma de multiatendimento.

20 – Agilize o atendimento para aumentar as vendas

20 dicas para aumentar as vendas
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Atendimento ágil deixa o cliente feliz!

É possível tornar o atendimento mais prático e objetivo. Ainda falando das plataformas de multiatendimento, é possível criar mensagens automáticas, ter etiquetas para organização dos contatos, elaborar pesquisas de satisfação, automatizar a comunicação interna, criar mensagens rápidas e ter todas essas ferramentas disponíveis no celular, tablet, notebook ou PC.

Conclusão

Para aumentar as vendas não basta somente disponibilizar produtos ou serviços nas vitrines, sejam elas físicas ou virtuais. É preciso personalizar o contato com o cliente, criar atalhos de comunicação e seguir o que a tecnologia entrega nos dias de hoje.

Ter uma plataforma de multiatendimento encurta os caminhos para se chegar à clientela, vender mais e inclusive fidelizar os consumidores.

Um sistema que vem revolucionando o mercado de atendimento online é a plataforma Evolvy. De fácil instalação, ela entrega diversas ferramentas práticas e objetivas, algumas mencionadas aqui nos itens 19 e 20. 

Caso queira conhecer mais sobre a Evolvy, visite o site www.evolvy.com.br . Você ganha 07 dias gratuitos para testar o sistema e verificar se ele está de acordo com a rotina de seu negócio.

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