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Como criar um Chatbot no Facebook

Criar um Chatbot no Facebook

Criar um Chatbot no Facebook é a sua meta para se comunicar de forma mais ágil com os clientes e vender mais? Descubra agora como funciona esse tipo de software capaz de manter uma conversa automatizada numa das redes sociais mais populares do mundo e aumente o faturamento no seu negócio!

O Facebook tem sido um importante meio de publicidade dos mais diversos produtos e serviços, principalmente pela segmentação de público e localização que ele oferece durante o engajamento de anúncios. Ou seja, estar na rede social é imprescindível para ampliar a visibilidade de uma marca.

Com a chegada dos Chatbots, conversar com as empresas via Messenger se tornou muito mais prático, pois essa tecnologia abre espaço para que o cliente envie mensagens a qualquer hora do dia e da semana, tendo uma resposta imediata. Ou seja, estender o expediente e não deixar o consumidor no limbo tem sido dois dos grandes diferenciais do software. Aliás, ele pode oferecer muito mais às empresas, inclusive uma conversação customizada à rotina do negócio. Mas como criar um Chatbot no Facebook?

Saiba como opera esse tipo de tecnologia e inclua mensagens automatizadas no Messenger, retendo um maior número de clientes e gerando mais lucro para sua empresa!

Chatbot no Facebook: como funciona?

Criar um Chatbot no Facebook
Criar um Chatbot no Facebook
Tipos de Chatbots

Para quem deseja criar um Chatbot no Facebook, mas ainda não entende o que é essa tecnologia, trata-se de um software que simula uma interação humana durante uma conversa on-line com um usuário. Seja por meio de aplicativos, sites ou redes sociais, sua capacidade em responder perguntas ou direcionar uma pessoa para as mais diversas ações é tamanha que todo o processo de comunicação se torna ágil e prático.

Podemos afirmar que há 03 tipos de metodologias aplicadas aos Chatbots:

Chatbot baseado em respostas pré-definidas, ou seja, são mensagens prontas que respondem ao usuário após o mesmo efetuar um comando específico ou esse bot reconhecer uma palavra-chave. Um exemplo: suponhamos que você programou para que o Chatbot responda às palavras-chaves ‘Oi’, ‘Olá’, ‘Bom dia’ com a seguinte resposta: ‘Oi, sou o bot inteligente e gostaria de saber qual é a sua necessidade. Digite 01 para recepção, 02 para financeiro, 03 para ouvidoria, 04 para compras ou 05 para finalizar a conversa.’

Chatbot baseado em inteligência artificial, ou seja, são mensagens conduzidas de forma inteligente. Todos os dados, frases e históricos de conversas vão para um armazenamento e são processados para que as próximas respostas sejam dadas de acordo com esse registro que houve de interações. Podemos dizer que o bot aprende a responder de uma maneira  mais precisa. Além disso, simula a linguagem humana de um jeito bastante natural, o que inclusive acaba surpreendendo o usuário. Esse tipo de Chatbot consegue realizar, de forma on-line, diversas interações feitas por humanos.

Chatbot híbrido, ou seja, é um misto de mensagens com respostas pré-definidas, mas que também utilizam a inteligência artificial.

Chatbot no Facebook: como integrar essas mensagens automáticas ao Messenger?

Após as mensagens serem criadas via Chatbot, sua integração com o Messenger pode ser feita através de uma plataforma de multiatendimento. Esse sistema operacional trabalha com várias ferramentas capazes de levar maior agilidade à comunicação on-line entre empresas e clientes.

Temos como exemplo a Evolvy, uma plataforma que utiliza a inteligência artificial do Google na possibilidade de criação de mensagens automáticas via Chatbot. Trata-se do Dialogflow, um software do gigante de buscas com instrumentos para elaboração de interfaces de conversação. Ele possui uma versão gratuita que consegue entregar diversas interações com mensagens automáticas para o Facebook Messenger utilizando Chatbot baseado em IA.

Via Dialogflow, uma empresa consegue, por exemplo, elaborar textos inteligentes de saudação, ou com direcionamento para pagamentos, marcação de consultas, entregando ainda ao cliente a possibilidade de solicitação de atendimento presencial escolhendo o profissional de sua preferência, transferência para um departamento específico, dentre outras funcionalidades. Ou seja, quando o consumidor enviar uma mensagem para o Messenger da empresa, imediatamente será iniciada uma interação capaz de fornecer informações, solucionar dúvidas e resolver as mais diversas pendências.

Um grande diferencial para a empresa que opta pela tecnologia é a possibilidade de estender o atendimento para além do expediente. Sendo assim, o cliente poderá falar com determinado comércio, escritório, clínica, a qualquer hora do dia, pela madrugada, inclusive aos finais de semana e feriados. 

E para quem pensa que essa tecnologia só é possível no Messenger, sua extensão para outros canais de comunicação é real. Com a Evolvy, torna-se praticável esse tipo de interação com seus clientes via WhatsApp, Instagram Direct, Telegram e inclusive por meio do Chat de Site! Veja outro artigo que preparamos e que mostra os caminhos de como criar um Chatbot para WhatsApp com a inteligência artificial do Google:

https://evolvy.com.br/blog/como-criar-um-chatbot-para-whatsapp-com-a-inteligencia-artificial-do-google/

Com a Evolvy, é possível ir muito além no processo de atendimento ao cliente. Integre seus canais numa comunicação Omnichannel, ou seja, unifique o Instagram Direct, o Facebook Messenger, o Telegram, o WhatsApp, Chat de Site e E-mails num só lugar. Com isso, o cliente fala do canal de sua preferência e seus atendentes poderão interagir via sistema, sem perder mensagens ou deixar a pessoa no limbo.

Crie etiquetas para organização dos contatos e tenha indicadores para suas mensurações de resultados. Com essas métricas, torna-se possível mudanças nas estratégias de marketing e novas tomadas de decisão. Inclusive você consegue monitorar os atendimentos em tempo real.

Quer saber mais sobre a Evolvy? Então acesse www.evolvy.com.br e faça seu cadastro. Você terá 07 dias gratuitos para testar a plataforma e verificar se a mesma se adequa ao dia a dia da sua empresa!

Conclusão

Criar um Chatbot no Facebook
Criar um Chatbot no Facebook
Comunicação on-line ágil e prática

Nos dias de hoje, criar um Chatbot no Facebook tem sido imprescindível para uma comunicação integral e dinâmica com os clientes, uma vez que a empresa consegue estender o horário de atendimento, facilitando uma interação completa em qualquer momento do dia, independente do horário, data ou semana.

Além disso, amplia-se a capacidade de entregar mais informações aos clientes sobre produtos ou serviços disponíveis, opções de agendamentos e pagamentos, dentre outras funcionalidades que abrirão espaço para aumentar o faturamento da empresa!

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