WhatsApp Pago: como funciona a cobrança do aplicativo nas empresas

Multiatendimento no WhatsApp

O WhatsApp Pago ainda é uma incógnita para sua empresa? Sua equipe interage via aplicativo durante o atendimento, mas você ainda não sabe como funciona a cobrança e por quais motivos existe esse tipo de arrecadação por parte da Meta? Descubra agora o que é o WhatsApp API Oficial e quais os caminhos para utilizá-lo de forma tranquila, resultando em recolhimentos que caibam no orçamento do seu negócio!

Desde que surgiu, o WhatsApp foi ganhando protagonismo em todo o mundo. E se a interação entre usuários se tornou algo comum, as empresas viram no aplicativo uma forma ágil e prática de chegar até seus clientes.

O lançamento do WhatsApp Business, destinado especificamente para que empreendimentos disponibilizassem informações importantes na atração e retenção de leads, trouxe uma nova roupagem ao aplicativo. E isso se deu principalmente às ferramentas adicionais, como a possibilidade de inserir a localização de um estabelecimento, a criação de catálogos, a obtenção de etiquetas para organização dos contatos, e muito mais! 

Com o sucesso da segunda versão do aplicativo e o processo de interação das empresas ganhando cada vez mais espaço, surge, então, o WhatsApp API Oficial, com novas ferramentas e muito mais possibilidades. E diante de mais tecnologia empregada, outra novidade: ao utilizá-lo, há momentos em que a interação com o cliente é paga.

Mas como é feita essa cobrança? Qualquer mensagem gera um valor? Quais são esses números?

Veja agora como funciona o WhatsApp API Oficial, conhecido como WhatsApp Pago e usufrua dessa nova modalidade do aplicativo que mais conecta as pessoas em todo o mundo para alavancar as vendas na sua empresa!

Conheça o WhatsApp API Oficial

WhatsApp Pago
WhatsApp Pago
O que é?

Diferentemente das outras duas versões (WhatsApp convencional e WhatsApp Business), que são instaladas diretamente nos celulares, o WhatsApp API Oficial (conhecido popularmente como WhatsApp Pago) tem sua hospedagem na nuvem. E isso entrega um grande diferencial às empresas que utilizam o sistema.

Por estar em nuvem, ele garante novas funcionalidades, como o seu acesso através de até 25 números de telefone distintos. É possível ainda incluir inteligência artificial para elaboração de textos automatizados, além da ampla condição para envio de mensagens em massa.

Só a possibilidade de ampliar os números de telefone para utilizar o sistema numa única empresa, isso abre espaço para todos os departamentos estarem conectados. Contudo, quem opta por ter um único número, fica ainda mais fácil o trabalho de conexão, já que esses setores poderão ser integrados um ao outro, facilitando inclusive a interação entre departamentos, conversas internas, envio de dados, etc. E isso é possível quando há uma plataforma de multiatendimento acomodada ao API Oficial. Falaremos dela logo à frente!

Muitas empresas também necessitam do envio em massa de mensagens aos clientes. Com o WhatsApp API Oficial isso se torna real e sem os impedimentos já tão conhecidos, como o bloqueio do número. 

Acoplar uma inteligência artificial ao WhatsApp API Oficial é outra ferramenta que acrescenta agilidade à rotina no atendimento on-line. Com isso, fica mais fácil a criação de mensagens automáticas através dos Chatbots. O resultado é uma comunicação mais ágil, prática, e a possibilidade de extensão do atendimento para outros horários, inclusive aos finais de semana e feriados.

Agora, vale lembrar que o WhatsApp API Oficial não funciona somente na sua individualidade. Ele precisa estar interligado a um sistema operacional que disponibilize os acessos aos atendentes, para que os mesmos interajam com os clientes. 

WhatsApp Pago: plataforma de multiatendimento

Uma plataforma de multiatendimento tem a capacidade de se conectar diretamente ao WhatsApp API Oficial, abrindo espaço para que haja vários tipos de interação entre as empresas e seus clientes. 

Esse tipo de sistema operacional foi elaborado no intuito de ajudar os mais diversos negócios, já que a maioria não trabalha com programação, nem tem um programador na equipe para idealizar um prospecto.

Via plataforma de multiatendimento, a empresa que contrata o serviço pode inserir um único número que vá atender a todos os departamentos. Isso facilita inclusive a vida do consumidor, que não vai mais precisar anotar tantos contatos de um único estabelecimento.

Através desse sistema operacional, você cria mensagens automatizadas via Chatbots capazes de interagir de várias maneiras com os clientes, dando as boas-vindas à conversa, direcionando-os para marcar consulta, mostrar links, etc. E isso pode ser feito até fora do expediente, aos finais de semana e feriados.

Citamos aqui como exemplo a plataforma Evolvy, que consegue explorar todo o potencial do WhatsApp API Oficial, abrindo a possibilidade de qualquer empresa ter conversas individualizadas, estatísticas de atendimento para mensuração de resultados e novas tomadas de decisão. Além disso, ela conta com um Chatbot desenvolvido para atuar com a inteligência artificial do Google, o que dá à empresa a capacidade de criar as mais diversas mensagens automatizadas.

Deseja saber mais sobre a Evolvy? Então acesse www.evolvy.com.br e faça um teste gratuito por 07 dias. 

WhatsApp Pago: como funciona a cobrança

WhatsApp Pago
WhatsApp Pago
Conversas a serem cobradas

Suponhamos que você acabou de abrir uma conversa com um cliente. Esse bate-papo passa a contabilizar uma sessão de 24 horas. É o que chamamos de ‘janela de conversa’. Para esse espaço de tempo haverá uma única cobrança por parte do API Oficial. Com isso, durante 01 dia é possível falar com esse usuário quantas vezes precisar e sem cobrança adicional.

Quando a empresa é quem entra em contato, a janela abre a partir desse momento. Agora, quando o cliente é quem manda a primeira mensagem, a janela só será contabilizada a partir do momento em que houver uma resposta da empresa, seja por um atendente ou Chatbot.

A cobrança feita quando um usuário entra em contato e alguém da empresa responde é de 3 centavos de dólar por essa janela de conversa. Quando a empresa é quem entra em contato, a cobrança é de 5 centavos de dólar por essa janela de conversa aberta.

Vale lembrar que: é preciso ter um modelo de mensagem aprovado pelo WhatsApp, ou seja, você precisa enviar esse ‘espelho’ de um primeiro texto para o API Oficial aprovar. Isso difere de qualquer resposta enviada ao cliente. Ok?

Os valores de 3 e 5 centavos de dólar referem-se aos custos no Brasil. Caso a sua empresa ou o cliente esteja em outro país, os valores poderão sofrer alterações, conforme a nação ou região.

WhatsApp Pago: não há gratuidade?

Sim, há! E isso ocorre para as primeiras 1.000 conversas do mês. Ou seja, caso seu negócio tenha até 1.000 conversas iniciadas num prazo de 30 dias e respeitando a janela aberta de 24 horas para cada uma delas, não será descontado nenhum valor por essa interação.

Atenção: a cobrança é feita sempre por cartão de crédito. Portanto, ao fazer a adesão no WhatsApp API Oficial, é preciso adicionar os dados do cartão à sua conta. Caso não haja nenhum dado, o WhatsApp vai impedir que hajam novos envios de mensagens após as 1.000 conversas mensais.

Outra possibilidade de gratuidade é quando a empresa faz anúncios no Facebook ou Instagram, com objetivo de mensagens no WhatsApp. Se o cliente chegar até você através do CTA desse anúncio, não haverá cobranças. Porém, vale para a primeira interação com a janela de 24 horas. Após isso, se o consumidor entrar em contato novamente, daí a cobrança é feita.

Esse clique no anúncio não vale para os links que a própria empresa colocou (um exemplo é o link da Bio), levando o usuário até o WhatsApp ou até o site da empresa, para que depois a pessoa busque pelo aplicativo lá dentro. 

Conclusão

WhatsApp Pago
WhatsApp Pago
Custo-benefício que vale a pena

Ficou claro como funciona a cobrança do WhatsApp Pago diante das interações das empresas com seus clientes? 

O custo-benefício é totalmente positivo, principalmente porque o negócio em questão terá as 1.000 primeiras conversas gratuitas. E se fizer anúncios, isso pode gerar uma dispensa de cobrança.

E ao buscar uma plataforma de multiatendimento como a Evolvy, as mensalidades para utilização desse sistema operacional cabe no bolso de qualquer empresa. Inclusive, a Evolvy traz a possibilidade de você conectar todos os canais de comunicação num único sistema. Integre o Facebook Messenger, o Instagram Direct, o WhatsApp, o Telegram, E-mails e até o Chat do Site, facilitando a interação com seus clientes!

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