A Evolvy evoluiu e agora é NEXLOO! Saiba tudo sobre a nossa evolução.

Marketing de Experiência: saiba como atrair e engajar seus clientes

Marketing de Experiência

Já ouviu falar em Marketing de Experiência, porém, não sabe como implantá-lo em seu negócio? Entenda como esse tipo de estratégia é prático e quais são os motivos que agregam esse método nas decisões futuras de quem compra um produto ou serviço!

Repare na seguinte colocação: “Até o exato momento em que um cliente decide por adquirir algo de uma empresa, ele passa por várias interações com o negócio em questão.” Você concorda? Pois é, são experiências que influenciam no ânimo desse lead em comprar ou não o item que lhe é ofertado. E elas devem ser levadas em conta por qualquer negócio. Inclusive esse tipo de experiência intui na própria decisão desse cliente em indicar tal empresa a um amigo, parente ou conhecido.

Provavelmente seu negócio já atue no Marketing de Experiência e você nem se atentou a isso. E devido a essa estratégia passar despercebida, seu engajamento talvez não alcance os resultados esperados. Mas por qual motivo? Pelo simples fato dessas ações acontecerem em momentos aleatórios, sem o devido planejamento. Portanto, é preciso planificar, ter um plano de atuação e desempenho na hora de utilizar esse tipo de Marketing. 

Que tal, então, conhecer mais sobre o Marketing de Experiência e entender o quanto ele pode ajudar a sua empresa no faturamento?

Marketing de Experiência: o que é

Marketing de Experiência
Marketing de Experiência
Significado

O Marketing de Experiência acontece quando uma empresa conquista e até fideliza um cliente, engajando a capacidade dessa pessoa em se emocionar de alguma forma durante o processo de negociação. É quando esse tempo de análise e conhecimento por parte do lead sobre algum produto ou serviço desperta nele estímulos que resultarão em compras. Ou seja, são experiências altamente positivas e que deixam, no final do processo, o cliente muito satisfeito com toda a prática.

O grande alicerce desse tipo de estratégia é reconhecer o cliente na sua individualidade. Com isso, durante o processo é possível notar a relevância do mesmo em relação ao produto ou serviço ofertado, mudando o método caso necessário.

Como entregar experiência ao cliente

Quando se trabalha o Marketing de Experiência, todo gestor precisa entender que os clientes podem vivenciar a prática de várias maneiras.

A primeira delas é ativando os sentidos da pessoa. Ou seja, o tato, o olfato, a visão, a audição e o paladar. Vamos a um exemplo prático: se você lida com alimentos, que tal uma degustação que pode ainda ser atrelada à fragrância que exala determinada comida? A própria construção do prato pode agradar pelo seu visual. Agora, se você trabalha com roupa, o tato tende a ser algo prazeroso, pois há tecidos que trazem a sensação de conforto. O próprio look na vitrine, tão visual, né, é capaz de gerar a vontade da pessoa em entrar no estabelecimento.

Outra experiência bastante positiva é o sentimento. Que tal estar sempre de prontidão, mostrando apoio, entregando uma experiência de troca, conforto? O cliente, ao confiar numa empresa, com certeza comprará dela e não da concorrência.

Há como entregar para o cliente uma vivência que caminha ao lado da identificação, ou seja, sua empresa apoiando as mesmas causas que essa pessoa ou mesmo apresentando produtos e serviços que sigam os mesmos valores do lead.

Sua empresa pode sair do padrão, tendo como base campanhas e anúncios que envolvam algo em que o cliente respeite, aceite, esteja em pleno acordo. Com isso, você envolve o pensamento do lead. É uma maneira de trazer inovação. Uma campanha que aborde a sexualidade, por exemplo, é uma boa forma de quebrar paradigmas.

Por fim, temos o que chamamos de ação. É possível entregar experiências únicas com anúncios promocionais, ações de marketing de guerrilha, dentre outros comportamentos online que gerem algo inesquecível ao lead. Ele sempre irá lembrar de sua empresa quando algo do tipo for apresentado na internet.

Marketing de Experiência: colocando as estratégias em prática

Marketing de Experiência
Marketing de Experiência
Gerando maior proximidade com os clientes

Veja agora como atrair e engajar seus clientes na prática com o Marketing de Experiência:

Proponha novos experimentos aos clientes indo além do seu ponto de venda que é a matriz do negócio. Ou seja, você vende somente pela internet? Que tal ativar um ponto off-line, mesmo que temporário, em feirinhas, por exemplo, onde o cliente possa ter uma experiência de sentimento mais próxima, como o tato, o olfato?

Traga inovação! A série de tanto sucesso na Netflix, a ‘Wandinha’, apesar de ser um produto virtual e a própria empresa viver do universo online, levou experiências de ações em locais públicos para divulgar e aproximar o público da personagem. É o fator surpresa, que puxa a atenção das pessoas. 

Invista no visual de sua loja. “Ah, mas eu só trabalho com e-commerce!” Não importa, ok? Faça do seu site o local onde seu público deseja estar. Se você vende roupas para inverno, que tal deixar o portal com a cara das montanhas?

Seus profissionais de venda precisam acreditar no que você oferece aos clientes. Portanto, faça sempre com que eles entrem no clima do negócio. Abra espaço para que sua equipe interaja de maneira única nas redes sociais, busque novos formatos de se apresentar ao público, invista em user experience! E não deixe de inovar em equipamentos e softwares que tragam uma experiência única aos clientes. Esteja à frente da concorrência, unifique canais de comunicação, como o Facebook Messenger, Instagram Direct, Site, E-mail, WhatsApp e Telegram tudo num só sistema que seja ágil e prático. A Evolvy, por exemplo, é uma plataforma que entrega esse serviço e por valores que qualquer empresa possa pagar. Acesse nosso site e saiba mais: www.evolvy.com.br .

Conclusão

Misture sensações, entregue experiências únicas aos clientes durante o processo de negociação! 

A empresa é sua e você a conhece como ninguém. Portanto, há como buscar inovações que tragam o que cada lead espera. E não se esqueça: faça isso de forma individualizada, abraçando cada cliente de uma maneira distinta. Através do Marketing de Experiência é possível entregar muito mais que soluções. Sua equipe pode ir além, trazendo uma verdadeira transformação ao consumidor!

Você pode gostar também desses posts!