Deseja utilizar o conjunto de estratégias denominado Inbound Marketing, porém, não sabe como atrair, converter e encantar seus clientes? Aprenda como criar uma conexão afetiva entre seu produto e quem o consome, aproximando ainda mais essa pessoa do seu negócio!
Conquistar e converter leads em clientes reais através do Inbound Marketing tem sido um caminho bastante utilizado pelas empresas. E isso ocorre pelo simples fato dos conteúdos divulgados motivarem as pessoas a procurarem de maneira espontânea os negócios em questão.
Já que o cliente é quem busca pelo empreendimento, seus produtos e serviços, e não o contrário, estreitar esses laços é um ponto bastante marcante nessa aproximação. E gerar uma conexão afetiva entre o que é divulgado e as pessoas que irão consumi-lo pode ser um diferencial que saia da mesmice.
Educar a audiência vai muito além de entregar um conteúdo personalizado. É preciso motivar o cliente, e isso também se torna viável quando se institui uma relação que proporcione uma conexão afetiva.
Veja como acrescentar nas estratégias de Inbound Marketing ações que despertem a memória dos leads e suas vivências, aproximando-os afetivamente dos seus produtos e serviços, convertendo essas pessoas em clientes reais! Antes, porém, reveja o significado de Inbound Marketing para reforçar a autoridade da sua marca no mercado e conquistar mais consumidores!
Inbound Marketing: o que é
Denomina-se como Inbound Marketing estratégias utilizadas na internet com o intuito de chamar a atenção do lead, convertê-lo em cliente real e, por fim, encantá-lo ao ponto de fidelizá-lo.
São métodos que fogem do Marketing tradicional, uma vez que seu foco se dá no conteúdo divulgado, nas técnicas de SEO para alcançar as primeiras páginas nos gigantes de busca e procedimentos em redes sociais capazes de atrair usuários para outros endereços on-line, como o site da empresa.
Criar e compartilhar conteúdos para um público específico tende a criar um relacionamento mais estreito. Essa aproximação pode evoluir de uma simples compra para uma promoção duradoura. O que ocorre? Quando um cliente é fidelizado, ele pode, inclusive, divulgar a marca de maneira espontânea, atraindo outras pessoas para as compras.
Por isso que o Inbound Marketing é bastante conhecido no Brasil como o Marketing de Atração, já que seu objetivo final é estreitar laços, conquistar e encantar clientes.
Inbound Marketing: os passos para conquistar e manter clientes
Para atrair leads via Inbound Marketing, é estratégico utilizar técnicas de SEO. Ou seja, saber intitular um artigo, incluir as palavras-chaves certas, gerar bons subtítulos, dentre outras ações provavelmente levarão o seu assunto a resultados expressivos nos motores de busca.
Divulgar conteúdos de qualidade em redes sociais é outra tática bastante atrativa, inclusive quando se tem uma abordagem mais pessoal, direcionando o assunto diretamente para seu público.
Mas sabemos que o Inbound Marketing vai além da atração. Ele retém e converte os leads em clientes reais. E isso é uma atividade complementar à atração. Converter é quando o usuário passa maiores informações em troca de algum benefício. Por exemplo: para baixar um e-book, ele entrega seu e-mail. Você também pode gerar alguma oferta que atraia e converta o lead.
Após tê-lo pelas proximidades, chega o momento de ofertar o produto ou serviço. Você o nutriu com conteúdos relevantes e verifica se a pessoa chegou ao estágio de receber uma oferta. Conhecer bem o que se vende é um passo importante para que haja sucesso na hora da negociação.
Por fim, chegou a hora de encantar aquele cliente que acaba de comprar contigo. A fidelização diminui os custos de qualquer empresa, uma vez que entregar promoções, descontos, dentre outros chamativos gera menores gastos, o que é imprescindível para qualquer empresa.
Veja que há 04 passos importantíssimos para conquistar e manter clientes: a atração, a retenção, a venda estratégica e o encantamento que irá fidelizar quem compra com a marca. Dentro desses itens, há como costurar uma aproximação ainda mais marcante com o cliente. Trata-se da conexão afetiva, que falaremos a seguir:
Bons momentos também atraem e encantam
Imagine um restaurante que trabalhe com café colonial. Ao usar estratégias de Inbound Marketing para atrair clientes, o estabelecimento pode criar artigos falando de bolos caseiros econômicos, ou mesmo apontar um item que acompanhe um café da tarde em pleno verão.
Até aí, são ótimas fontes de atração, dependendo do público que se queira atingir. Mas, e se a empresa colocasse um pouco de mel nessa investida, adoçando ainda mais esse relacionamento com o cliente? Por exemplo, usando uma conexão afetiva que levasse o lead a bons momentos de sua vida!
Ativar a memória (quando ela vem com lembranças boas), é algo que conforta, que remete à saudade, que nos faz rever instantes da vida que foram marcantes e estarão conosco até os últimos dias de nossa passagem por aqui. Puxar essa chave para o consciente pode ser maravilhoso!
Vamos rever, então, o artigo sobre o bolo: e se, através desse texto, o cliente pudesse reviver os bons momentos ao lado dos avós, um café da tarde com a mãe e a tia, o aconchego de uma época tão importante para ele?
Além de reter, é possível também encantar um cliente no pós-venda, dando a ele a possibilidade de estar ao lado de alguém que goste no Café Colonial, oferecendo um desconto para o convidado, um mimo que ambos possam levar para casa, etc. Um voucher e tanto!
Note que as estratégias de Inbound Marketing não foram deixadas de lado. Porém, ao buscar por momentos da vida do cliente e associar isso aos produtos da casa, houve uma conexão afetiva entre a marca e essa pessoa. O restaurante conseguiu tocar em algo especial e dizer para o cliente: vem pra cá que aqui você vai reviver tudo isso novamente!
Agora tente responder: o que há em seus produtos ou serviços que possa gerar uma conexão afetiva com seus clientes? Ao descobrir isso, inclua em suas suas estratégias de Inbound Marketing, sejam elas de atração, retenção, vendas ou mesmo fidelização.
O Inbound Marketing e o investimento em tecnologia
Apesar de a conexão afetiva mirar, muitas vezes, lá no passado do cliente, há um item atual do qual ele não abre mão: a tecnologia.
Para empresas que trabalham as suas estratégias de maneira on-line, aliar-se a esses recursos atuais se torna imprescindível. E por um motivo: agilidade. A internet trouxe essa praticidade à vida das pessoas e isso tem se tornado algo cultural. Ninguém aguentaria mais esperar por dias a chegada de uma carta contendo notícias de familiares. Ou, então, esperar chegar em casa para receber a ligação de alguém pelo telefone fixo.
Portanto, disponibilize praticidades on-line para que o cliente se aproxime de sua marca. Não demore em respondê-lo, e isso vale para qualquer canal de comunicação. Unificá-los pode ser uma grande saída.
A comunicação Omnichannel, que integra diversos canais de atendimento, como o Facebook Messenger, Instagram Direct, WhatsApp e Telegram é algo que não pode faltar na rotina de quem trabalha no mundo virtual. Com isso, o cliente envia a mensagem de onde preferir e os atendentes respondem via único sistema operacional.
Você pode estar se perguntando: “Mas isso tem a ver com o Inbound Marketing?” Braços que são conectados e agilizam todos os processos só tendem a ajudar. Afinal, imagine você reter um cliente e, quando ele resolver entrar em contato com a sua empresa, o mesmo ficar no limbo, sem respostas! Nesse caso, a venda e a fidelização podem ir por água abaixo.
Existem plataformas que foram elaboradas no intuito de integrarem os mais diversos canais de comunicação. Além disso, entregam outras ferramentas, como as mensagens automatizadas via Chatbot, capazes de estender um atendimento para os finais de semana, feriados e pós expediente. A Evolvy, por exemplo, traz esses benefícios e muitos outros. Caso queira saber mais sobre esse sistema operacional, acesse www.evolvy.com.br !
Conclusão
Empresas que utilizam as estratégias de Inbound Marketing só têm a ganhar. E quando alcançam uma conexão afetiva dos seus produtos ou serviços com os clientes, as chances de fidelização aumentam ainda mais.
O fato é que todo consumidor tende a se identificar com aquilo que compra. E quando um negócio diminui esse caminho, a probabilidade dessa pessoa se tornar um cliente real e inclusive promover a marca de maneira espontânea é grande. E não se esqueça: a tecnologia pode ser uma aliada importante nessa conexão, já que hoje temos um mercado bastante diversificado.