Deseja utilizar um Chatbot para conversar on-line com seus consumidores, porém, não sabe por onde começar? Descubra agora quais são os procedimentos para ter esse tipo de software na sua empresa e agilizar o processo de atendimento!
Quando pensamos em atendimento via internet, prezamos pela rapidez e praticidade. E isso tem sido entregue de forma bastante linear e objetiva pelos Chatbots. Esse tipo de programa, com seus algoritmos utilizados para imitar uma conversa humana, tornou-se algo bastante comum nas diversas interações ocorridas on-line, seja via redes sociais ou até mesmo através dos próprios sites das empresas.
De fácil acesso e muitas vezes com preços convidativos, os Chatbots vem ganhando protagonismo, sem acabar com postos ocupados por pessoas. Na verdade, esse tipo de software transformou-se em aliado nos atendimentos que exigem maior agilidade e, muitas vezes, interações fora do horário de expediente.
Mas onde é possível encontrar um programa que utiliza essa inteligência artificial? É fácil implementá-lo em qualquer empresa? Saiba como usar Chatbot para conversar on-line com seus clientes, veja onde encontrá-lo no mercado e saia na frente da concorrência!
Chatbot para conversar: como funciona
Quem busca por um Chatbot para conversar com a sua clientela, antes de mais nada precisa entender como ele funciona na prática.
Um Chatbot nada mais é do que um programa idealizado para realizar uma conversa com um usuário humano, tudo isso numa linguagem mais natural possível e com mensagens automatizadas. Proposto para funcionar em diversos dispositivos, essa interação pode ser feita via aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e o Telegram, além do próprio site de determinada empresa que tenha um botão capaz de iniciar uma conversa.
O uso da inteligência artificial faz com que, através de textos ou mensagens de voz, o Chatbot direcione o usuário a solucionar dúvidas, encontrar respostas diante de informações solicitadas e até mesmo realizar alguns procedimentos básicos, como marcar uma consulta ou clicar em links.
Um bom exemplo é quando ligamos para determinado local e uma voz previamente programada sugere alguns números para clicarmos e falarmos com os departamentos da empresa. Ou, então, quando entramos em contato com algum negócio via WhatsApp, imediatamente recebemos um texto com as boas-vindas, além do direcionamento para outros serviços.
A dinâmica do Chatbot é entregar ao empresário possibilidades de reter leads, transformá-los em clientes reais e aumentar seu faturamento. Quanto ao consumidor, a praticidade de um atendimento rápido e objetivo para solucionar suas necessidades é o grande alvo.
Através de um Chatbot é possível informar o horário de expediente, estender o atendimento para horários noturnos e finais de semana, e resolver diversas pendências que poderiam se acumular ao longo da semana, causando filas. Outra praticidade é que os próprios atendentes têm um tempo mais livre para resolverem outras questões, como a organização dos contatos, arquivos de conversas, etc.
Onde encontrar um Chatbot para minha empresa?
Todo empreendimento pode utilizar um Chatbot para conversar com seus clientes. Clínicas conseguem marcar consultas on-line, lojas podem disponibilizar informações sobre seus produtos, é possível ainda divulgar links para que o cliente seja direcionado para outros endereços, e muito mais!
Você já ouviu falar das plataformas de atendimento? São sistemas que, além de outras funcionalidades, entregam à empresa esse tipo de inteligência artificial para criação de mensagens automáticas, tudo num único software.
A Evolvy, por exemplo, utiliza o Chatbot com a inteligência artificial do Google, onde é possível programar as mais diversas interações com os clientes via textos automatizados. Você pode iniciar conversas, direcionar o consumidor aos departamentos específicos, disponibilizar links, marcação de consultas, informar horários de atendimento, localização da empresa, dentre outras funcionalidades.
Esse sistema operacional trabalha ainda com a comunicação Omnichannel, o que unifica os diversos canais de atendimento on-line, como o Facebook Messenger, Instagram Direct, Telegram, WhatsApp e Chat de Site. Ou seja, com essa ferramenta e mais o Chatbot, é possível enviar mensagens automáticas aos clientes que conversam com a empresa de maneira mais ágil e prática. Sendo assim, nenhum lead fica sem respostas.
Veja um exemplo de Chatbot para Facebook em outro artigo: https://evolvy.com.br/blog/chatbot-para-facebook-como-criar-um/
Relatórios com indicadores desses atendimentos também ficam disponíveis para que eles sejam monitorados. Com as mensurações de resultados em mãos, as novas estratégias de Marketing ou tomadas de decisão se tornam mais práticas. É possível ainda a monitoração em tempo real, o que facilita o direcionamento imediato para evitar erros futuros no atendimento.
Deseja saber um pouco mais sobre a Evolvy? Então acesse: www.evolvy.com.br . Você tem 07 dias gratuitos para testar a plataforma e verificar se a mesma se adequa à rotina da sua empresa.
Chatbot para conversar: como criar as mensagens automáticas?
Quando se contrata uma plataforma de atendimento, no próprio sistema há os direcionamentos para a elaboração de textos automatizados. No caso da Evolvy, por exemplo, o cliente é direcionado para o Dialogflow (que é a inteligência artificial do Google), onde ali são criadas as mensagens que ficarão disponíveis para o bate-papo com os leads.
No vídeo abaixo é possível entender um pouco mais sobre essa composição:
Vale lembrar que, antes mesmo de criar qualquer mensagem automática, ela precisa ser estudada pela equipe da empresa que verificará quais serviços ficarão disponíveis pelo Chatbot e quais direcionamentos serão entregues aos clientes. Sendo assim, não haverá informações desencontradas, o que poderia inviabilizar a praticidade e agilidade esperadas pelos leads.
Conclusão
Usar Chatbot para conversar on-line com seus clientes é o grande diferencial que seu negócio pode oferecer aos que compram contigo. Além da agilidade no atendimento, todo o processo de comunicação se torna mais prático. E pode ser estendido para além do expediente, evoluindo inclusive para finais de semana e feriados.
Vale lembrar que qualquer empresa, seja ela de menor ou maior porte, pode usufruir desse tipo de software e adequá-lo especificamente ao negócio. Talvez esse seja o grande identificador capaz de assinalar qualquer empreendimento na sua individualidade, diferenciando-o de outros que compartilham o mesmo segmento.