Precisa melhorar a gestão de vendas e atendimento ao cliente da sua empresa e não sabe por onde começar? Conheça algumas dicas que vão impulsionar o relacionamento com os consumidores de seus produtos e/ou serviços, resultando em uma comunicação ágil e precisa!
Nos últimos anos, com o ‘boom’ da internet, o comportamento do consumidor foi mudando gradativamente. Hoje as pessoas estão muito mais criteriosas na hora de escolher um item para compra. E isso acontece porque a rede entrega maneiras muito mais fáceis de se pesquisar e encontrar o que realmente elas precisam.
Sendo assim, ter uma gestão de vendas eficiente e um atendimento ao cliente que entenda seu comportamento e facilite o alcance aos produtos e serviços ofertados se faz necessário.
Conheça agora algumas dicas para melhorar a gestão de vendas de seu negócio, além de impulsionar o atendimento ao cliente, gerando uma comunicação individualizada e que traga os melhores resultados!
Gestão de vendas e atendimento ao cliente: é preciso treinar as equipes
Os melhores resultados também são atingidos quando uma equipe de vendas ou atendimento é bem treinada. Portanto, prepare seus colaboradores para o mercado online.
Instruir as equipes é também integrá-las numa só linguagem corporativa. É fazer com que todos saibam bastante sobre a empresa, incluindo os produtos e serviços a serem ofertados.
Quando o atendente ou o vendedor conhece o que será oferecido ao consumidor, torna-se possível alinhar as necessidades dos leads às soluções que tais itens poderão entregar. Sendo assim, fica mais fácil para o cliente entender que a sua empresa é o lugar certo para sanar suas dores e problemas.
Treinar também é motivar. Ou seja, incentive os atendentes e vendedores! Mostre oportunidades, ouça suas equipes, permita um ambiente confortável (seja ele dentro da empresa, no processo híbrido ou em home office) e saiba delegar as funções sem pressionar as pessoas e com metas alcançáveis. O interessante é que todos se sintam confortáveis e a atenção seja voltada à experiência com o cliente.
A tecnologia deve colaborar com a gestão de vendas e atendimento ao cliente
Não adianta nada você ter uma equipe muito bem treinada se a tecnologia deixa a desejar. Atualize seus softwares de gestão de vendas, tenha um CRM que entregue um acesso ágil aos dados dos consumidores em potencial. Além disso, utilize tais programas para integrar os departamentos, facilitando a troca de informações e comunicação entre os colaboradores.
Atente-se aos canais de atendimento e vendas online! Hoje, por exemplo, as vendas pelo WhatsApp têm acontecido de forma bastante positiva. Contudo, muitas empresas ainda utilizam o perfil usual para se comunicar com seus leads.
Invista no WhatsApp Business. Ele traz ferramentas adicionais que tendem a aproximar ainda mais as empresas dos consumidores. Há como incluir a localização do negócio, criar mensagens automáticas, elaborar catálogos e cardápios, além de um relatório básico para métricas.
Contudo, se sua empresa trabalha com mais de um atendente e/ou vendedor e tem um fluxo grande de clientes se comunicando diariamente, optar por uma plataforma de multiatendimento é o ideal. Com ela, além de todas as funcionalidades do WhatsApp Business e de entregar aos funcionários um único número de WhatsApp para todos os celulares e computadores, há como integrar diversos outros canais, como Facebook Messenger, Instagram Direct, E-mails e Telegram. Com isso, o cliente fala do canal de sua preferência e os atendentes conversam via sistema.
Crie etiquetas para organização dos contatos, elabore pesquisas de satisfação, faça uma gestão integrada de suas equipes, atenda de forma personalizada, monitore os resultados com vários indicadores e relatórios completos, sendo possível o monitoramento em tempo real, ou seja, opte por facilitar o processo de compra dos clientes e aumente as suas taxas de conversão.
Conclusão
Melhorar a gestão de vendas e atendimento ao cliente é, antes de tudo, focar nos resultados. Olhar para a empresa de maneira ampla, treinando os colaboradores e entregando-lhes uma tecnologia que os aproxime dos clientes é fundamental.
Se a sua opção para essas melhorias está numa plataforma de multiatendimento com todas as funcionalidades acima citadas, indicamos a Evolvy, sistema capaz de entregar tudo isso e muito mais. É só acessar o site www.evolvy.com.br para conhecer mais sobre a tecnologia. E mais: a plataforma possibilita a qualquer empresa um teste gratuito por 07 dias. Com isso, o estabelecimento tem tempo e espaço para verificar se o sistema está adequado à rotina do negócio.