Você ainda não sabe como realizar uma pesquisa de atendimento online no WhatsApp da sua empresa? Descubra os caminhos para entender o que os clientes pensam sobre seu negócio e ainda como avaliam seus produtos, serviços e atendimento em geral!
Hoje em dia é muito comum se deparar com pesquisas de avaliação feitas através de mensagens automáticas em algum canal de comunicação online. Usualmente elas são disponibilizadas para os clientes logo após a finalização de um bate-papo virtual com um vendedor ou atendente.
A proposta dessas pesquisas é principalmente direcionar a gestão da empresa sobre a rotina e os trabalhos em geral. Pode ser uma avaliação em relação às equipes de venda e atendimento, ou mesmo para algum produto ou serviço ofertado e que o cliente já utiliza ou não.
Entender como elas funcionam, mas principalmente como realizá-las torna-se essencial para alcançar métricas eficazes que indicarão novas tomadas de decisão, caso sejam necessárias. Portanto, saiba agora como fazer uma pesquisa de atendimento online capaz de direcionar as ações em cada departamento e aumentar o faturamento na sua empresa!
Pesquisa de atendimento online: contrate uma plataforma eficaz
A primeira ação que todo empreendedor deve fazer é ir atrás de um sistema que entregue as ferramentas necessárias para a realização desse tipo de pesquisa. No mercado há plataformas de multiatendimento capazes de interagir com os vários canais de comunicação online através de plugins que criam essas mensagens automáticas.
Nossa dica é a Evolvy, plataforma que entrega uma automatização de mensagens bastante ágil e prática. Inclusive o sistema permite esse tipo de envio pelo WhatsApp, alcançando muito mais clientes, já que o aplicativo é um dos mais baixados em todo o mundo.
Para saber mais acesse www.evolvy.com.br !
Faça um planejamento
Ter somente uma plataforma de atendimento com a ferramenta para criação de pesquisa de satisfação não vai resolver as métricas da empresa. É preciso que haja um planejamento sobre o que será perguntado ao cliente.
Os textos viabilizados terão como foco o atendimento, algum produto da empresa, serviço… Qual será a finalidade dessa pesquisa?
É preciso ter uma equipe engajada para elaborar as mensagens, que poderão ser respondidas pelos clientes via ‘sim’ e ‘não’, ou mesmo através da digitação de números.
Pesquisa de atendimento online: seja prático
Não adianta tomar todo o tempo do cliente para que o mesmo responda suas perguntas. Utilize a praticidade na hora de criar as mensagens. O ideal é que a pesquisa não ultrapasse 07 perguntas. Isso ocorre principalmente para a interação não se tornar cansativa e o cliente abandoná-la.
Mensuração de resultados
Através das pesquisas de satisfação qualquer empresa consegue obter os devidos relatórios para suas métricas. Seja em relação a algum produto que precisa ser avaliado, serviço ou mesmo o próprio atendimento, tais resultados abrem espaço para mudanças de estratégias e até novas tomadas de decisão, caso sejam necessárias.
Via esse tipo de mensuração de resultados, o gestor consegue inclusive focar em novos treinamentos para sua equipe, visando fechar as lacunas apontadas pelos clientes.
Chatbots inteligentes
O mais interessante em optar por uma plataforma de multiatendimento como a Evolvy é que a empresa terá em mãos ferramentas de chatbtos altamente eficazes para criar outras situações de interação com o cliente:
- É possível elaborar mensagens de saudação;
- Perguntas que direcionem os clientes para compra de produtos ou conexão com outros departamentos da empresa também são realizáveis;
- Mensagens programadas para se comunicar com o cliente após o expediente evitam que os mesmos fiquem sem respostas e migrem para a concorrência.
É possível ainda criar mensagens rápidas, organizar o atendimento da sua empresa de acordo com os setores e até agendar dias e horários para retornar a interação com o cliente. E mais: na Evolvy não há limitação de mensagens e atendimentos.
Conclusão
Entender os caminhos para realizar pesquisa de atendimento online traz para a sua empresa as respostas que você e sua equipe necessitam para as mudanças necessárias. Através dessas mensagens automáticas, o cliente consegue expor sua insatisfação, contentamento, e apontar precisamente o que um empreendimento precisa para reter ainda mais leads e aumentar o faturamento.