Criar um Chatbot de atendimento no WhatsApp é uma das grandes dificuldades que você tem enfrentado na sua empresa? Saiba como proceder para efetivar esse tipo de software, agilizando o processo de comunicação com o cliente!
Qual empresa não deseja ter um atendimento automatizado, com mensagens que interajam com os clientes, enquanto os atendentes ficam mais livres para colocar os contatos em ordem? Obter esse recurso parece algo distante, porém, seu acesso é bastante prático. E o custo-benefício tende a garantir bons lucros aos grandes e pequenos negócios. Tanto que, nos dias atuais, é comum verificarmos esse tipo de interação via Chatbots nos canais de comunicação on-line de várias empresas.
Mesmo diante do acesso facilitado, alguns negócios ainda não sabem como e onde encontrar tal recurso. Sendo assim, disponibilizamos mais um artigo para que você descubra os caminhos para criar um Chatbot de atendimento no WhatsApp, tornando o contato com o cliente mais rápido e aumentando o faturamento na sua empresa!
Chatbot de atendimento no WhatsApp: o que é?
Quem nunca ouviu comentários sobre o significado de um Chatbot de atendimento no WhatsApp? Esse debate tem sido comum entre atendentes, principalmente na rotina de gestores das mais diversas empresas.
O fato é que a ferramenta está disponível há um bom tempo no mercado, porém, nos últimos anos cresceu de forma rápida nas interações dos Chats de Site, redes sociais, etc.
O Chatbot nada mais é do que um software que tem a capacidade de interação on-line com um humano, seja ela via escrita ou por áudio. A linguagem utilizada é bastante natural e compreensível, o que, por meio de aplicativos e sites, o cliente poderá solicitar diversas ações. Muitas delas são atendidas de forma ágil, mas quando isso não acontece, o próprio sistema tem a capacidade de transferir a conversa para um departamento específico.
O objetivo principal dessa ferramenta é proporcionar ao cliente um atendimento rápido e com ações certeiras na resolução de diversas necessidades. Adaptável à rotina de qualquer empresa, esse tipo de software é bastante acessível, não só à capacidade das máquinas em receber tais informações, mas principalmente à receita dos negócios.
Chatbot de atendimento no WhatsApp: como funciona?
Há três tipos de Chatbots para interação com os clientes:
O primeiro é conhecido como Click Bots, ou Chatbot baseado em regras. É aquele que tem respostas pré-definidas diante de perguntas pré-definidas. Sua tecnologia é mais simples. Um exemplo seria quando você entra em contato com uma empresa e coloca lá “Boa tarde!”. Automaticamente receberá uma resposta do tipo “Olá, sou o Bot Inteligente da empresa X. Digite 01 para recepção, 02 para compras, 03 para administração e 04 para ouvidoria.”
Temos ainda os Chatbots baseados em Inteligência Artificial. Eles têm a capacidade de conduzir uma conversa mais elaborada com o cliente. Esse tipo de software é bastante utilizado no Youtube, por exemplo, quando ele sugere alguns vídeos a você. É o Chatbot com IA que entendeu suas buscas e apresentou assuntos que podem ser do seu interesse. O mesmo acontece em algumas redes sociais, sites, ou até mesmo durante um atendimento, em que você consegue até marcar uma consulta.
Como terceira opção, há Chatbots que são a junção dos dois últimos comentados aqui. Eles são baseados em regras, mas também utilizam a inteligência artificial.
Suas ações seguem disponíveis via sistemas operacionais. Um bom exemplo são as plataformas de multiatendimento capazes de entregar mensagens automatizadas e interativas para um aplicativo como o WhatsApp ou até mesmo para o Messenger do Facebook, Direct do Instagram do cliente, ou no próprio Chat do Site da empresa.
O poder das plataformas de atendimento on-line
Criadas para uma interação plena entre cliente e empresa, as plataformas de atendimento on-line tem o poder de aproximar ainda mais os consumidores dos produtos e serviços que buscam. E quando o assunto é o Chatbot, tais ações se tornam bem mais acessíveis.
A Evolvy, por exemplo, trabalha com a inteligência artificial do Google. Através do Dialogflow (software do gigante de buscas), a empresa consegue interagir de várias maneiras com os clientes, indo além de uma conversa padrão, como indicar horário de funcionamento ou apresentar maneiras para se transferir uma chamada. O negócio cria e configura o Chatbot conforme a sua necessidade.
Sendo assim, qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, pode elaborar e configurar ações para que um cliente marque consultas, escolha um horário com o cabeleireiro, receba links, faça pagamentos, seja direcionado ao produto ou serviço que mais se adequa aos seus questionamentos, e muito mais!
Para quem trabalha com outros canais de comunicação além do WhatsApp, uma plataforma como a Evolvy também consegue entregar, via criação no Dialogflow, esse tipo de interação no Facebook Messenger, Instagram Direct, Telegram e no Chat do Site.
Com a Evolvy há como ter uma comunicação Omnichannel, ou seja, integrar todos esses canais num só sistema. Com isso, o cliente fala do canal de sua preferência.
Precisou modificar a conversa pré-programada diante de um novo serviço ou produto ofertado pela empresa? Tudo isso é possível utilizando a inteligência artificial do Google!
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Leia também o artigo “Como criar um Chatbot para WhatsApp com a Inteligência Artificial do Google” e assimile ainda mais o assunto que vem ganhando espaço nos mais diversos negócios::
Conclusão
Criar um Chatbot de atendimento no WhatsApp tem sido a opção de muitas empresas. Principalmente quando é um Chatbot baseado em inteligência artificial, como o que pode ser construído no Dialogflow. Ali é possível criar praticamente diversas conversas e interações que um ser humano conseguiria por si só.
Tendo isso em mãos, um atendimento pode ser estendido para além do horário do seu expediente, por exemplo. Finais de semana e feriados seriam dias onde o cliente poderia perfeitamente interagir com a empresa via WhatsApp, tendo a capacidade de solucionar a maioria das suas necessidades.