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Chatbot para WhatsApp Business: como criar um?

Chatbot para Facebook

Você ainda não sabe como criar um Chatbot para WhatsApp Business? Descubra como incluir essa ferramenta ao seu aplicativo, possibilitando maior engajamento na comunicação com os clientes!

O WhatsApp Business vem aproximando de maneira positiva as empresas de seus consumidores e isso se deve principalmente às ferramentas disponíveis na rede social e que são voltadas exclusivamente às ações no mundo empresarial. Seja a inclusão da localização do estabelecimento, etiquetas que permitem a organização dos contatos e até a possibilidade de criação de cardápios e catálogos, a praticidade com que o WhatsApp Business trabalha mudou a forma dos negócios se comunicarem com os leads pelo aplicativo.

Contudo, obter outras ferramentas que agilizem todo o processo de atendimento se tornou necessário, principalmente para empresas que atuam com mais de um atendente e têm um bom fluxo diário de clientes nessa comunicação.

Os Chatbots chegam ao mercado com o intuito de não só facilitar o trabalho das equipes, mas também estender o horário de atendimento. Isso se dá porque as mensagens automatizadas têm total capacidade de interação, o que permite a resolução de diversas necessidades apontadas pela clientela.

Mas onde obter essa ferramenta tão necessária para quem atua no atendimento online?

Confira agora como criar um Chatbot para WhatsApp Business e saia na frente nessa comunicação integrada!

Chatbot para WhatsApp Business: o que é?

Chatbot para WhatsApp Business
Chatbot para WhatsApp Business
Significado

O Chatbot para WhatsApp Business é uma ferramenta que está inserida em uma plataforma de atendimento externa ao aplicativo, mas que, ao ser acoplada à rede social, consegue entregar uma interação bastante completa no que se refere às mensagens automáticas.

Sua principal função é agilizar o processo de atendimento, e isso se dá através de plugins que entendem as solicitações dos clientes, devolvendo com direcionamentos e respostas necessárias para sanar as mais diversas dúvidas e necessidades. 

Como criar?

Primeiramente você precisa ter disponível em sua empresa uma plataforma de multiatendimento. Esse sistema é encontrado facilmente no mercado. Indicamos aqui a Evolvy, que tem ampla funcionalidade no que se refere às mensagens automatizadas via Chatbot. Para saber mais é só acessar: www.evolvy.com..br !

Após o sistema devidamente estabelecido (ele é de fácil instalação e manuseio), você insere, através de QrCode, o seu WhatsApp. É como instalar o WhatsApp Web no seu computador.

Estando tudo devidamente conectado, agora é só buscar a ferramenta de Chatbot dentro da plataforma e iniciar o processo de criação.

Lembramos que não é bacana incluir qualquer frase somente para chamar a atenção do cliente. Todos os textos precisam ser amplamente pensados, adequados ao seu negócio, principalmente para que o consumidor se sinta à vontade e mais próximo da sua marca.

O Chatbot funciona como um plugin que responde ao que lhe é perguntado. Portanto, para que ele responda um primeiro contato do cliente, é preciso que você programe isso. Pensar em quais palavras a pessoa utilizaria para contatar sua empresa é primordial: “Olá”, “Ola”, “Bom dia”, “Como vai”, “Boa tarde”, “Boa noite”, “Oi”, “Oie”… E por aí vai!

Pronto! Depois de inserir tais palavras, agora é hora de você criar uma frase que seja a resposta a elas. Por exemplo: se você tem uma clínica de estética, o texto a ser utilizado poderia ser “Olá, sou o atendente virtual da empresa x. O que deseja? 1) Marcar uma consulta presencial 2) Falar com um de nossos atendentes. Digite o número desejado!”

Se a pessoa quer marcar uma consulta presencial, ela digitando ‘1’, automaticamente será encaminhada para o próximo passo, que pode ser a escolha de uma data e horário.

Bacana, né? Que tal utilizar essa tecnologia para alavancar as vendas em sua empresa?

Chatbot para WhatsApp Business: outras funcionalidades

Chatbot para WhatsApp Business
Chatbot para WhatsApp Business
Aplicabilidade

Via Chatbot para WhatsApp Business, além de mensagens de saudação e direcionamento, você também consegue optar pela transferência do cliente para um departamento específico, caso ele necessite.

Além disso, é possível criar pesquisas de satisfação. Ou seja, uma métrica bastante útil para mudanças nas estratégias de marketing e novas tomadas de decisão, quando forem necessárias.

E o mais interessante: seu atendimento pode ser estendido para além do expediente normal. Via mensagens automatizadas o cliente pode interagir com a empresa à noite e aos finais de semana, pois terá as devidas respostas para seus questionamentos.

Conclusão

Optar por um Chatbot para WhatsApp Business vai muito além de acompanhar a tecnologia do momento. Essa ferramenta entrega precisão e agilidade no atendimento, o que aproxima ainda mais o cliente da empresa.

Se diversos empreendimentos estão utilizando a tecnologia e retendo um grande número de leads, chegou a sua vez! Leve aos seus consumidores o que eles desejam: praticidade e rapidez na comunicação online!

 

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