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Brand Marketing: desperte a marca da sua empresa via canais de atendimento on-line

Brand Marketing

Você sabe o que é Brand Marketing e como usá-lo na sua empresa? Trabalhar a gestão de marca, ou seja, traduzir a essência da sua empresa e despertar isso no cliente se tornou tão essencial nos dias de hoje, que esse movimento é capaz de gerar uma aproximação harmônica e duradoura com os leads, o que resulta em aumento real do faturamento no negócio. 

Qual é o posicionamento e propósito da sua empresa? Quando você entende esse valor, encontra um caminho amplo para despertar as melhores sensações nos seus clientes. Envolver a marca num vínculo muitas vezes consciente, mas também inconsciente em quem passa a apreciar seus produtos e serviços é algo capaz de influenciar diretamente na decisão de compra por parte dessa pessoa.

O Brand Marketing é isso. É você ir além do logotipo que já chama a atenção, das cores escolhidas para as paredes e redes sociais do empreendimento. É tentar entender quais são as lembranças que sua marca pode gerar na memória afetiva de um cliente, quais sensações oriundas do seu negócio têm o poder de levar o lead a um passado marcante, ou a um momento inesquecível de sua vida. Após esse pequeno esboço, é possível notar o quanto sua empresa pode contribuir para experiências únicas da clientela. 

Deseja começar ainda hoje a utilizar as estratégias do Brand Marketing para alavancar de vez o seu negócio? Pois bem… descubra agora o significado dessa prática, sua importância para o reconhecimento de uma marca e como esse tipo de posicionamento pode afetar decisivamente os novos rumos de qualquer empresa!

Brand Marketing: o que é

Brand Marketing
Brand Marketing
Significado

Imagine a sua marca expondo uma personalidade única, além de um propósito direcionado a despertar as melhores sensações nos clientes. E mais: resultando em refinadas experiências, aquelas que cravam na memória. O Brand Marketing é isso, é entregar ao cliente essa identificação com ele, e isso é feito se conectando às suas histórias, às suas causas, às suas essências.

Para reconhecer o que sua empresa tem de essencial, pense em como ela pode se identificar com as pessoas que compram contigo. Quando se consegue tal artimanha, essa empresa ultrapassou a simples vantagem de gerar um posicionamento. Ela passou a ter um propósito. 

Vamos a um exemplo:

O que te sugere um Café Colonial? Se há uma disposição em apresentar produtos frescos e caseiros, uma localização privilegiada em meio à natureza ou até mesmo uma instalação rústica, esse tipo de negócio nos leva aos remotos domingos na casa dos avós, ao aroma do bolo e chá, às brincadeiras de criança, aos velhos tempos em que viver sem internet, ou seja, se desconectar era algo único e necessário nos dias de hoje. Concorda?

Então, a disposição é o posicionamento que sua marca confere ao cliente e toda essa memória afetiva é o propósito. Quando você consegue reconhecer tudo isso e insere nas estratégias de aproximação, acontece uma conexão única entre o cliente e sua empresa. O Brand Marketing é isso, é possibilitar essa sensação maravilhosa, que pega na essência das pessoas.

A relevância do Brand Marketing na retenção dos leads

É muito comum nos depararmos com anúncios de finalidade única para venda. As redes sociais estão repletas deles. E quando ultrapassam essa frieza, chegam apenas ao patamar do posicionamento da marca. “Nós somos, nós fazemos, pois temos esses diferenciais.” Porém, qual encantamento tais anúncios estão gerando nas pessoas, ao ponto de ambos se identificarem?

Essa competitividade pesada entrega a necessidade de não só apresentar um diferencial ao cliente, mas principalmente o propósito de estar ali. É algo que vai além da solução de um problema ou necessidade, é gerar uma transformação ao cliente.

Essa é a verdadeira importância em se utilizar as estratégias do Brand Marketing no dia a dia de qualquer negócio. Além de ser um ponto crucial para retenção de leads, consegue-se, através desse método, converter esses potenciais consumidores em clientes reais e fidelizá-los.

O Brand Marketing nos canais de atendimento on-line

Brand Marketing
Brand Marketing
Desperte as melhores sensações nos clientes via on-line!

Você deve estar se perguntando: “Como posso gerar sensações em clientes, se o canal de divulgação e atendimento da minha empresa é exclusivamente virtual?

Vamos lá: o impacto, a surpresa, o entusiasmo e o aflorar de determinado sentimento vai muito além do cheiro e do tato. É possível despertá-los via áudio, texto ou mesmo através de imagens. Vale o destaque para o sentido visual (fotos, vídeos, etc.), que é poderoso em estimular as essências das pessoas.

Portanto, atente-se à identidade visual do que você irá ofertar nas redes sociais, por exemplo. Veja se a logomarca de seu negócio, as imagens que são divulgadas, têm a ver com o que realmente é a sua empresa. E lembre-se: tudo que é projetado nos dias de hoje, também precisa ser pensado para o universo da web. 

Se sua equipe trabalha com áudios, falando diretamente com os clientes ou enviando pela internet esse tipo de arquivo, atente-se à tonalidade da voz. A mesma atenção precisa ser pensada na elaboração dos textos, ou seja, se seu público é mais formal, se tem uma pegada mais descontraída, etc.

Agora, um ponto que jamais poderá ser deixado de lado é o canal de atendimento por onde seus clientes entram em contato com sua equipe. É via site, redes sociais como o WhatsApp e Facebook Messenger, ou o trabalho de interação funciona bastante por e-mail? 

Ah, quando você divulga um produto ou serviço, seja numa vitrine virtual ou mesmo através de seus atendentes, o que é prometido precisa ser entregue na sua totalidade. Isso traz satisfação ao cliente, portanto, está dentro do Brand Marketing. 

Ao anunciar qualquer item, não deixe de associá-lo às situações do cotidiano. É possível, por exemplo, envolver em uma apresentação de produto um momento de lazer, descontração, família, amizade, tempos memoráveis… Se seu público é mais jovem, aos momentos escolares, à internet, viagens, etc. Essa memória afetiva pode ser despertada através do Storytelling, que é a arte de contar histórias associando-as aos produtos e serviços a serem negociados. Leia mais sobre essa estratégia do Storytelling em outro artigo nosso: 

https://evolvy.com.br/blog/storytelling-saiba-o-que-significa-e-como-utiliza-lo-no-seu-planejamento-de-vendas/ 

Entregue tecnologia

Apesar de o Brand Marketing alavancar ao protagonismo a identidade da empresa, associando-a às melhores sensações dos clientes, entregar tantas possibilidades com uma tecnologia ultrapassada pode gerar insatisfação do lado de lá.

Tal situação ocorre pelo simples fato dessa ferramenta não corresponder ao que mais se preza na internet nos dias de hoje: a agilidade. Travar o envio de uma mídia, não promover uma integração entre canais, tudo isso pode deixar o cliente sem as devidas respostas que poderiam vir associadas a um bom momento vivido por ele, dentre tantos outros pontos importantes.

Portanto, invista em tecnologia, unifique os canais de comunicação de sua empresa! Se seus atendentes atuam no WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger e Instagram Direct, por que deixar tudo separado, se com um sistema operacional você integra todos eles, facilitando o acesso dos clientes? Temos como grande exemplo a plataforma Evolvy que, além desses canais, agrupa ao software os e-mails da empresa e o próprio chat do site. Imagine aquele Café Colonial podendo enviar aos potenciais consumidores fotos ou vídeos da preparação de uma torta salgada no fogão à lenha e, independentemente de qual canal o cliente responder, o atendente direcioná-lo de forma ágil e prática às mais belas experiências em relação a esse momento?

Agora, e se o Café Colonial, que funciona aos finais de semana, só conseguir agendar seus lugares de segunda à sexta? Um chatbot com mensagens automatizadas poderia resolver esse assunto. Esse tipo de serviço também é possível com uma plataforma de multiatendimento.

Deseja saber mais sobre a Evolvy? Acesse www.evolvy.com.br e saiba mais sobre essas funcionalidades e tantas outras capazes de alavancar o Brand Marketing do seu negócio! Ah, e você ainda ganha 07 dias gratuitos para experimentar o sistema operacional!

Conclusão

Brand Marketing
Brand Marketing
Produtos para serem vistos e sentidos

A partir do momento em que você entrega um propósito ao cliente, tudo que o envolve passa a ser mais confiável. O que acontece é simples: o produto, além de ser visto, é sentido. Os benefícios vão além dos funcionais, eles também passam a ser emocionais. O Café Colonial se torna um bom exemplo quando ele leva uma pessoa a relembrar os instantes na casa da avó, a infância na chácara, as risadas ao lado das tias.

Portanto, quem te disse que os bons momentos não podem ser revividos e experimentados através de um negócio? Não importa onde se localizam esses períodos da vida, se no nosso consciente, ou mesmo lá no fundo da mente. Despertar essas emoções de forma positiva e saudosa é possível quando um produto ou serviço também tem como meta emocionar o cliente. Isso é Brand Marketing.

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