07 estratégias para fidelizar clientes da sua empresa

Fidelizar clientes

Você sabia que fidelizar clientes reduz os custos da empresa e traz um retorno maior sobre os investimentos? Descubra agora 07 estratégias úteis para garantir maior apreço dos consumidores pelos produtos e serviços de seu negócio, alavancando as vendas e aumentando o faturamento!

Para manter clientes engajados e vislumbrando determinada marca, é preciso entender quais ações de aproximação surtirão o efeito desejado após a primeira venda. São estratégias capazes de fazer com que um consumidor compre de forma recorrente e se torne um promotor espontâneo do negócio, divulgando-o para amigos, conhecidos e parentes.

Quando bem utilizadas, algumas estratégias tendem a garantir uma boa redução nos custos, ótimo retorno sobre esses investimentos, além de sinalizar a fidelização que todo gestor deseja para a empresa e a própria divulgação aberta e franca feita por esse cliente em relação à marca. Mas, quais seriam esses métodos?

Conheça 07 estratégias arrebatadoras para fidelizar os clientes da sua empresa, gerando uma ótima aproximação e relacionamento, com resultados que apontem para maior lucro ao negócio!

Por que fidelizar clientes?

Fidelizar clientes
Fidelizar clientes
Amadureça essa ideia

Fidelizar clientes pode ser uma ação que não passa pela rotina de determinadas empresas, porém, amadurecer essa ideia é o primeiro passo para uma aproximação mais ampla que pode resultar num relacionamento duradouro entre consumidor e marca.

Toda empresa que opta por estratégias de fidelização só tem a ganhar. Veja 04 pontos cruciais que são extremamente benéficos e rentáveis:

  1. Maior probabilidade de vendas – quando se tem um cliente que já comprou na sua empresa, a probabilidade dele fazer uma nova aquisição é bem maior do que um lead que sequer conhece as próprias necessidades. Portanto, o retorno sobre o investimento que você fará será maior.
  2. Custos reduzidos – segundo Philip Kotler (americano considerado um dos maiores especialistas em Marketing) ir atrás de novos clientes pode custar de 5 a 7 vezes mais para uma empresa do que investir na fidelização. Portanto, é um ponto bastante benéfico.
  3. Clientes fidelizados – quem já comprou contigo está mais propenso a visitar novamente o site da sua empresa ou sua loja para uma nova aquisição do que se dirigir até a concorrência. Isso se chama valorização do produto ou serviço. O cliente se sente mais confortável em fechar negócio com a empresa que já conhece do que com uma nova.
  4. Divulgação espontânea da marca – aqui está um ponto bastante importante, principalmente quando pensamos em promoção na internet. Quem compra e gosta do produto ou serviço pode se tornar um divulgador espontâneo da marca, apresentando os resultados para parentes, amigos, conhecidos e seguidores nas redes sociais. Essa é uma contribuição enorme para qualquer empresa, uma vez que não exige custos adicionais e as provas sociais servem como parâmetro para aqueles que ainda não compraram com a empresa.

Fidelizar clientes: 07 estratégias para engajar sua marca

Descubra agora 07 métodos eficazes para divulgar sua marca e fidelizar clientes:

Saiba quem são seus clientes

Conhecer quem compra na sua empresa pode ser um passo importante quando a intenção é fidelizá-lo. Portanto, além de obter a segmentação demográfica do cliente (profissão, idade, estado civil, naturalidade, etc.), torna-se necessário estudar o seu estilo de vida, atividades de interesse, opiniões, personalidade, dentre outras variáveis que irão ajudar nesse engajamento. 

Conhecer o cliente é tão importante que inclusive abre espaço para ações que vão além do entendimento sobre a pessoa. Numa ação de Marketing ou venda, por exemplo, é possível exceder as expectativas desse cliente, entregando boas surpresas e gerando maior aproximação.

Surpreenda para fidelizar clientes

Todo cliente que compra, precisa de novos estímulos para continuar adquirindo no mesmo local. Portanto, invista no pós-venda, ofereça descontos para os próximos produtos, vouchers, alerte o cliente para promoções, etc. Porém, vá além disso. Relembre datas comemorativas, dê os parabéns ao consumidor pelo seu aniversário, mostre que você se preocupa com ele.

E mais: mantenha o relacionamento com quem comprou na sua empresa enviando conteúdos relevantes sobre os produtos e serviços que seguem à disposição. E logo após a venda, entre em contato para verificar quais os resultados que o cliente está obtendo com os itens adquiridos.

Reúna outros valores ao seu produto

Já ouviu falar das técnicas de Up selling e Cross selling? 

Up selling é quando o cliente passa a ser instigado a comprar uma versão mais completa do produto. Por exemplo: se ele está atrás de um notebook, oferte um modelo mais potente, com outras funcionalidades que irão agregar ainda mais valor à compra.

No Cross selling, oferta-se ao cliente produtos ou serviços adicionais ao que ele acabou de adquirir. Seria uma venda casada, ou seja, se o consumidor vai levar um notebook, que tal oferecer uma boa capa protetora para o computador?

Entregue transformação durante o atendimento

Todo cliente gosta de ser bem atendido. Portanto, se seu produto ou serviço entregará uma solução à necessidade atual dessa pessoa, que tal viabilizar essa transformação já no momento do atendimento?

Ofereça um atendimento de excelência, trate o cliente como único, de forma individualizada. Entenda o perfil dessa pessoa e o aborde com linguagem adequada. Todo consumidor precisa se sentir importante e isso começa no primeiro contato.

Trabalhe com transparência para fidelizar clientes

Prometer o que não é possível cumprir pode gerar um abismo sem fundo para o negócio. Diante disso, utilize sempre a transparência na hora de ofertar um produto ou serviço ao cliente. 

Isso não significa que seu time deva permanecer em plena inércia. É possível ir além, porém, tudo com estratégia. Entregar o que é prometido se torna fundamental para manter um bom relacionamento com quem acabou de comprar contigo.

Equipe bem treinada é sinônimo de boas vendas

Um treinamento qualificado resulta em ótimo suporte ao cliente. O atendente e vendedor que conhece bem o produto ou serviço ofertado, conseguirá responder aos diversos questionamentos vindos do consumidor. Inclusive saberá direcionar o item certo para solucionar as pendências desse cliente.

Treinar é também disponibilizar acesso a toda tecnologia presente na empresa. Portanto, invista em conhecimento sobre equipamentos, dispositivos, etc.

Invista em tecnologia

Entregue ao cliente o que ele quer: agilidade. E isso se consegue com boa tecnologia.

Todos nós sabemos que a evolução tecnológica no atendimento acontece a todo momento. E nenhuma empresa que utiliza a comunicação on-line pode ficar de fora desse constante progresso.

Invista em tecnologia, traga para sua empresa softwares que entreguem não só aos clientes, mas também aos seus atendentes a praticidade necessária para um atendimento mais rápido.

A dica são as plataformas de multiatendimento, como a Evolvy, que traz diversas funcionalidades. Uma delas é a comunicação Omnichannel, que integra diversos canais num só sistema operacional. Através dessa ferramenta, é possível unificar o WhatsApp, Instagram Direct, Facebook Messenger, Telegram, Chat do Site e E-mails num só local. Com isso, o cliente fala do canal de sua preferência e seus atendentes recebem as mensagens na plataforma, sem deixar ninguém longe das respostas que precisam. 

Via plataforma de multiatendimento a empresa pode organizar os contatos via etiquetas, criar pesquisas de satisfação, elaborar mensagens automáticas e obter indicadores para mensuração dos resultados. Caso queira conhecer um pouco mais sobre a Evolvy, acesse: www.evolvy.com.br . Você terá 07 dias gratuitos para testar o sistema!

Conclusão

Fidelizar clientes
Fidelizar clientes
Consumidor feliz sempre volta!

Agora que você já se deparou com as 07 estratégias que disponibilizamos para fidelizar clientes da sua empresa, fique à vontade para colocá-las em prática. Contudo, não há necessidade de implementá-las de uma só vez. 

Cada passo dado, porém, no seu tempo, torna-se importante para ganhar o apreço do consumidor. Sendo assim, ele se sentirá seguro para inclusive promover espontaneamente a sua marca.

Conheça outras estratégias para fidelizar clientes acessando o link abaixo:

https://evolvy.com.br/blog/como-fidelizar-clientes-descubra-algumas-estrategias-com-dicas-praticas/ 

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