Deseja saber como montar um Call Center no WhatsApp e alavancar as vendas na sua empresa? Utilizar o aplicativo para atendimento on-line tem sido um grande trunfo para vários negócios e o seu não pode ficar de fora!
Se num tempo não tão distante uma central de atendimento se resumia ao contato via telefone e PABX, esse departamento de comunicação direta com o cliente obteve uma evolução dinâmica com a chegada da internet. Com isso, a tecnologia e agilidade passaram a fazer parte da rotina no setor.
Hoje em dia é comum nos comunicarmos com empresas via aplicativos, como o WhatsApp. E o mais interessante: sem a necessidade de anotar vários números de telefone, um para cada departamento. Porém, como proceder para ter um Call Center no WhatsApp, com conversas individualizadas e a possibilidade de transferência para outros setores, caso seja necessário?
Descubra agora os meios para se obter um Call Center completo num dos aplicativos mais utilizados em todo o mundo e se aproxime ainda mais dos seus clientes!
Call Center no WhatsApp: como funciona?
Ter um Call Center no WhatsApp pode ser uma grande saída para qualquer empresa. E isso se deve não só pelo fato de o aplicativo ser um dos mais baixados no mundo, mas principalmente por causa de sua importância como um dos maiores canais de comunicação on-line da atualidade. As pessoas se comunicam entre elas e empresas também alcançaram essa interação.
A agilidade no envio e recebimento de mensagens pode ser um diferencial, mas há outro ponto no WhatsApp que despertou o interesse das empresas: a taxa de abertura, que é bem alta.
Quem opta por um Call Center no WhatsApp ganha em diversas funcionalidades. Esse sistema consegue integrar os departamentos, funcionar via único número de telefone e trabalhar com conversas totalmente individualizadas. É possível ainda transferir um cliente para outro atendente ou área da empresa, caso seja necessário.
A base de todas essas ferramentas está numa plataforma de multiatendimento. Trata-se de um software de fácil instalação nos mais diversos dispositivos (celular, PC, notebook e tablet) onde, via tela bastante prática, consegue-se uma comunicação ágil com usuários do WhatsApp.
Via sistema, é possível encaminhar e receber mensagens, enviar mídias diversas (áudio, texto, vídeo, etc.), além de ter ferramentas para a organização dessas conversas, seja via etiquetas ou através de botões para estruturar chamadas em andamento, pendentes ou encerradas.
Outro ponto importante é a interação interna que acontece durante as conversas. Além da transferência de chamadas, caso um atendente precise falar com outro departamento enquanto se comunica com o cliente, ele pode realizar essa ação de forma individualizada, sem que o consumidor precise sair do contato ou visualize a conversa entre setores.
Call Center no WhatsApp: conheça a plataforma de multiatendimento Evolvy
Ao pensarmos em como montar um Call Center no WhatsApp, a Evolvy se apresenta como uma ótima solução para essa interação on-line com os clientes.
Além de entregar todas as funcionalidades já citadas, qualquer empresa que optar pela Evolvy consegue trabalhar com a comunicação Omnichannel. Ou seja, os vários canais como Facebook Messenger, Instagram Direct, Telegram, Chat de Site, E-mails, inclusive o WhatsApp, podem ser integrados num só lugar. Sendo assim, um cliente que iniciar uma conversa no Messenger, por exemplo, pode continuar no WhatsApp, sem que os dados digitados se percam para o atendente. E o mais interessante dessa integração é a possibilidade do consumidor falar do canal de sua preferência, facilitando o contato e oferecendo a ele toda a agilidade que precisa no atendimento.
Com a Evolvy, é possível também criar, via Chatbots, mensagens automatizadas utilizando a inteligência artificial do Google. Com isso, você pode estender o atendimento on-line para além do expediente, inclusive aos finais de semana e feriados. Ou seja, além do ganho em possibilitar ao cliente uma interação a hora que ele desejar, a possibilidade de aumento no faturamento é real.
Para finalizar, obtenha indicadores para suas mensurações de resultados. Faça análises em tempo real. Com isso, torna-se possível novas tomadas de decisão e mudanças nas estratégias de marketing.
Ter a Evolvy em sua empresa é acessível e você pode disponibilizar o sistema para todos os setores. E mais: se há atendentes que trabalham no modelo híbrido ou home office, a plataforma também é perfeita, já que não perde nenhuma interação com as outras equipes, integrando seu time de várias localidades.
Quer conhecer um pouco mais sobre a Evolvy e levar para seu WhatsApp um Call Center dinâmico e ágil? Então acesse www.evolvy.com.br e obtenha maiores informações. No site, você faz um cadastro rápido e ainda ganha 07 dias gratuitos para experimentar a plataforma, podendo verificar se a mesma se adequa à rotina do seu negócio.
Veja também, através do link abaixo, outro artigo sobre WhatsApp para Call Center e se intere ainda mais sobre o assunto que vem se tornando uma ótima estratégia para quaisquer empresas:
WhatsApp para Call Center: como escolher a melhor opção? (evolvy.com.br)
Dicas ao utilizar o WhatsApp
Segue abaixo algumas orientações para quem deseja utilizar o WhatsApp para Call Center:
Não seja invasivo
Ao enviar uma mensagem, explique o motivo de sua emissão, tente uma aproximação via nome do cliente (caso o tenha), e jamais insista na conversa, caso o mesmo não responda.
Não inclua clientes em grupos de conversa
Hoje, via WhatsApp Business, é possível criar canais de transmissão, onde se coloca os contatos, porém, quando a mensagem é enviada, ela chega de forma individualizada. Essa estratégia tende a aproximar o cliente da empresa, ao invés de deixá-lo irritado com aquela quantidade imensa de pessoas respondendo num só lugar o envio de mensagem.
Conclusão
Montar um Call Center no WhatsApp é uma estratégia simples, prática e acessível para qualquer negócio. Para quem trabalha com vários atendentes, esse sistema é perfeito, principalmente pela capacidade de comunicação com os clientes.
Sabemos que o aplicativo é um dos mais utilizados em nosso país. Os últimos dados apontam que 99% dos smartphones têm o WhatsApp instalado. É também uma das redes sociais em que o brasileiro passa a maior parte do tempo quando o assunto é comunicação on-line. E a taxa de abertura das mensagens chega a 70%. Portanto, não investir nesse aplicativo para Call Center é deixar que a concorrência passe na frente.