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Como automatizar o atendimento no WhatsApp

Automatizar o atendimento no WhatsApp

Deseja saber como automatizar o atendimento no WhatsApp, porém, não sabe por onde começar? Descubra quais são as ferramentas capazes de criar mensagens automáticas e entregue maior agilidade aos seus clientes!

Quem nunca enviou uma mensagem para alguma empresa e imediatamente recebeu uma resposta automatizada, seja ela com uma saudação ou até direcionando o atendimento de forma rápida e prática?  

Automatizar o atendimento no WhatsApp tem sido um grande trunfo para os mais diversos negócios, e isso independe do seu tamanho. Além da agilidade na interação com o cliente, esse processo entrega às empresas a capacidade de estender o atendimento para fora do expediente, inclusive aos finais de semana e feriados.

Contudo, alguns gestores ainda não sabem como proceder para ter no aplicativo da empresa esse tipo de interação. Saiba agora como automatizar o atendimento no WhatsApp, proporcionando uma comunicação 24 horas com seus clientes e agilizando todo o processo de atendimento on-line!

Automatizar o atendimento no WhatsApp: o que é?

Automatizar o atendimento no WhatsApp
Automatizar o atendimento no WhatsApp
Significado

Automatizar o atendimento no WhatsApp significa implementar um sistema com mensagens capazes de manter uma conversa com um usuário, direcionando-o na solução de suas necessidades. 

Através de textos que tenham uma linguagem bastante natural, esse tipo de interação pode resolver as mais diversas pendências, como sanar dúvidas, apresentar caminhos para que o cliente realize compras, transferir conversas para os devidos setores e atendentes, mostrar produtos e serviços que tenham a ver com as suas necessidades atuais, dentre outros.

O grande diferencial da comunicação automatizada é a agilidade, além da quebra de barreiras com o horário no atendimento on-line, que pode ser estendido e resolver os mais diversos problemas dos clientes.

Tipos de automação via Chatbots

A criação de Chatbots simula diversas interações entre uma empresa e seus clientes. Tudo é feito via software. Esse programa entrega ferramentas capazes de elaborar mensagens que, posteriormente, são destinadas a uma rede social, aplicativo ou chat de site.

Veja os tipos de Chatbots capazes de criar mensagens automatizadas:

Chatbot baseado em regras – cria respostas pré-definidas às mensagens vindas do usuário. Por exemplo, se um cliente mando um ‘Bom dia!’ ou ‘Olá!’, o Chatbot, ao reconhecer tais textos, pode responder com uma mensagem pré-programada dizendo, por exemplo: ‘Oi, sou o bot inteligente da empresa XYZ. Digite 01 para produtos, 02 para enviar uma reclamação, dúvida ou elogio, 03 para falar com um de nossos atendentes ou 04 para encerrar a conversa.

Chatbot baseado em inteligência artificial (IA) – é criado para conduzir uma conversa inteligente com o cliente, ou seja, vai além das simples respostas pré-definidas. Esse tipo de Chatbot consegue, muitas vezes, entender o que o usuário busca, sugerindo situações de forma bastante precisa. Além de compreender essa investida do usuário e voltar com uma resposta apropriada, esse tipo de inteligência artificial é capaz de absorver as conversas que já ocorreram, melhorando a qualidade de suas mensagens.

Chatbot híbrido – é a junção do Chatbot baseado em regras com o de inteligência artificial. Seu procedimento se dá via mensagens pré-definidas acrescentadas de outras respostas geradas por IA.

O que vai definir o tipo de automação é a demanda da empresa e o tipo de abordagem que deseja com os clientes 

Automatizar o atendimento no WhatsApp: como fazer para ter em sua empresa?

Automatizar o atendimento no WhatsApp
Automatizar o atendimento no WhatsApp
Comunicação ágil com os clientes

Para automatizar o atendimento no WhatsApp da sua empresa, primeiramente é preciso entender o propósito da comunicação que haverá com o cliente. As mensagens servirão apenas para direcionar a pessoa a um departamento específico, informar horário de expediente ou ela irá interagir de maneira mais inteligente, apresentando caminhos para que o cliente possa realmente sanar a maioria de suas necessidades? 

Contar com um Chatbot baseado em inteligência artificial é um ótimo diferencial, até porque hoje em dia é possível obter esse tipo de ferramenta de maneira prática e bastante acessível. 

Com uma plataforma de atendimento, por exemplo, seu negócio tem à disposição maneiras de criar mensagens automáticas para interação com os clientes. Podemos citar aqui a própria plataforma Evolvy, que conta com a inteligência artificial do Google para elaboração de textos automatizados. Trata-se do Dialogflow, um software para criação de interfaces de conversação, seja via voz ou textos. Através dele, uma empresa consegue elaborar as mais diversas interações com os clientes, tendo as mensagens como base. É um sistema de compreensão que realmente projeta e interage com as pessoas, se comunicando de forma bastante inteligente durante uma conversa com o cliente, seja ela via aplicativo, redes sociais ou até mesmo por meio de um chat de site.

Via Dialogflow, além das mensagens pré-definidas, abre-se espaço para que um cliente marque uma consulta, por exemplo, ou essa pessoa escolha datas, horários e até o profissional cabeleireiro com quem deseja realizar determinado serviço. Dá para enviar links solicitados, entender o que a pessoa realmente precisa entregando a ela dicas de produtos e serviços que irão solucionar suas necessidades, transferir a conversa para um departamento ou atendente, e muito mais!

No caso de transferência de conversas, a própria Evolvy conta com uma tela onde seus atendentes poderão interagir de forma dinâmica e prática com os clientes. Toda a comunicação acontece de forma individualizada, independente de quantos profissionais há na sua empresa. E olha só que interessante: caso o atendente precise de uma informação de outro setor enquanto conversa com o consumidor, ele pode acionar o departamento em questão e falar com seu colega de trabalho sem que haja a necessidade de encerrar a comunicação com o cliente. Essa ação também ocorre de maneira individualizada, sem que o consumidor perceba. E mais: se houver a necessidade de transferência do cliente para o setor desejado, o atendente consegue realizar a ação. 

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Conclusão

Automatizar o atendimento no WhatsApp tornou-se uma ação prática e necessária, que pode se tornar rotina em qualquer empresa, seja ela de grande ou pequeno porte. Até porque é um serviço bastante acessível hoje em dia.

Além do aplicativo, é possível automatizar esse tipo de serviço em outras redes sociais, como o Facebook Messenger, Instagram Direct, Telegram, ou então no chat do site da sua empresa.

Outro diferencial, quando se opta por uma plataforma de atendimento onde há caminhos para esse tipo de automação, é a possibilidade de trabalhar com um único número de telefone para toda a empresa, facilitando não só a rotina do negócio, como também a vida do cliente que não precisará mais anotar tantos números, um para cada departamento.

Por fim, a empresa poderá estender seu atendimento para além do expediente, deixando espaço para interação aos finais de semana, feriados e inclusive durante a madrugada. Ou seja, é o cliente quem irá escolher o melhor horário para se comunicar com o negócio.

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