Você ainda não sabe como criar um Chatbot para WhatsApp Business? Descubra como incluir essa ferramenta ao seu aplicativo, possibilitando maior engajamento na comunicação com os clientes!
O WhatsApp Business vem aproximando de maneira positiva as empresas de seus consumidores e isso se deve principalmente às ferramentas disponíveis na rede social e que são voltadas exclusivamente às ações no mundo empresarial. Seja a inclusão da localização do estabelecimento, etiquetas que permitem a organização dos contatos e até a possibilidade de criação de cardápios e catálogos, a praticidade com que o WhatsApp Business trabalha mudou a forma dos negócios se comunicarem com os leads pelo aplicativo.
Contudo, obter outras ferramentas que agilizem todo o processo de atendimento se tornou necessário, principalmente para empresas que atuam com mais de um atendente e têm um bom fluxo diário de clientes nessa comunicação.
Os Chatbots chegam ao mercado com o intuito de não só facilitar o trabalho das equipes, mas também estender o horário de atendimento. Isso se dá porque as mensagens automatizadas têm total capacidade de interação, o que permite a resolução de diversas necessidades apontadas pela clientela.
Mas onde obter essa ferramenta tão necessária para quem atua no atendimento online?
Confira agora como criar um Chatbot para WhatsApp Business e saia na frente nessa comunicação integrada!
Chatbot para WhatsApp Business: o que é?
O Chatbot para WhatsApp Business é uma ferramenta que está inserida em uma plataforma de atendimento externa ao aplicativo, mas que, ao ser acoplada à rede social, consegue entregar uma interação bastante completa no que se refere às mensagens automáticas.
Sua principal função é agilizar o processo de atendimento, e isso se dá através de plugins que entendem as solicitações dos clientes, devolvendo com direcionamentos e respostas necessárias para sanar as mais diversas dúvidas e necessidades.
Como criar?
Primeiramente você precisa ter disponível em sua empresa uma plataforma de multiatendimento. Esse sistema é encontrado facilmente no mercado. Indicamos aqui a Evolvy, que tem ampla funcionalidade no que se refere às mensagens automatizadas via Chatbot. Para saber mais é só acessar: www.evolvy.com..br !
Após o sistema devidamente estabelecido (ele é de fácil instalação e manuseio), você insere, através de QrCode, o seu WhatsApp. É como instalar o WhatsApp Web no seu computador.
Estando tudo devidamente conectado, agora é só buscar a ferramenta de Chatbot dentro da plataforma e iniciar o processo de criação.
Lembramos que não é bacana incluir qualquer frase somente para chamar a atenção do cliente. Todos os textos precisam ser amplamente pensados, adequados ao seu negócio, principalmente para que o consumidor se sinta à vontade e mais próximo da sua marca.
O Chatbot funciona como um plugin que responde ao que lhe é perguntado. Portanto, para que ele responda um primeiro contato do cliente, é preciso que você programe isso. Pensar em quais palavras a pessoa utilizaria para contatar sua empresa é primordial: “Olá”, “Ola”, “Bom dia”, “Como vai”, “Boa tarde”, “Boa noite”, “Oi”, “Oie”… E por aí vai!
Pronto! Depois de inserir tais palavras, agora é hora de você criar uma frase que seja a resposta a elas. Por exemplo: se você tem uma clínica de estética, o texto a ser utilizado poderia ser “Olá, sou o atendente virtual da empresa x. O que deseja? 1) Marcar uma consulta presencial 2) Falar com um de nossos atendentes. Digite o número desejado!”
Se a pessoa quer marcar uma consulta presencial, ela digitando ‘1’, automaticamente será encaminhada para o próximo passo, que pode ser a escolha de uma data e horário.
Bacana, né? Que tal utilizar essa tecnologia para alavancar as vendas em sua empresa?
Chatbot para WhatsApp Business: outras funcionalidades
Via Chatbot para WhatsApp Business, além de mensagens de saudação e direcionamento, você também consegue optar pela transferência do cliente para um departamento específico, caso ele necessite.
Além disso, é possível criar pesquisas de satisfação. Ou seja, uma métrica bastante útil para mudanças nas estratégias de marketing e novas tomadas de decisão, quando forem necessárias.
E o mais interessante: seu atendimento pode ser estendido para além do expediente normal. Via mensagens automatizadas o cliente pode interagir com a empresa à noite e aos finais de semana, pois terá as devidas respostas para seus questionamentos.
Conclusão
Optar por um Chatbot para WhatsApp Business vai muito além de acompanhar a tecnologia do momento. Essa ferramenta entrega precisão e agilidade no atendimento, o que aproxima ainda mais o cliente da empresa.
Se diversos empreendimentos estão utilizando a tecnologia e retendo um grande número de leads, chegou a sua vez! Leve aos seus consumidores o que eles desejam: praticidade e rapidez na comunicação online!