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Como criar uma automação de atendimento no WhatsApp

Automação de atendimento no WhatsApp

Você tem interesse em implantar uma automação de atendimento no WhatsApp da sua empresa, porém, não sabe os caminhos para a criação desse processo operacional, obtendo uma comunicação estendida e mais rápida com seus clientes? Veja como é prático o uso desse sistema e descubra como ele tem agilizado o atendimento on-line nos diversos negócios espalhados pelo país!

O WhatsApp entrou de vez para a rotina das empresas. E isso ocorre não só pelo fato do aplicativo ser tão popular e estar em inúmeros celulares no Brasil (cerca de 147 milhões de aparelhos), mas principalmente pelas ferramentas adicionais que a versão empresarial (WhatsApp Business) entrega, a taxa de abertura gigantesca (média de 70%), além da agilidade no envio e recebimento de mensagens. Ou seja, não estar presente no WhatsApp hoje em dia é perder clientes.

Diante de tantos números e porcentagens positivas, obter uma automação para agilizar todo o processo de atendimento se torna necessário. Afinal, quem usa o WhatsApp deseja ter uma resposta rápida e precisa no menor espaço de tempo possível. Mas como criar esse sistema e entregar toda essa praticidade aos clientes?

Descubra agora como criar uma automação de atendimento no WhatsApp e agilize o atendimento on-line na sua empresa!

Automação de atendimento no WhatsApp: o que é?

Automação de atendimento no WhatsApp
Automação de atendimento no WhatsApp
Significado

A automação é um sistema onde as atividades operacionais são conduzidas por dispositivos (mecânicos ou eletrônicos) que substituem as ações humanas. No caso do atendimento no WhatsApp, o uso da tecnologia envolve a interação automática de respostas pré-programadas, replicando as perguntas emitidas pelos usuários.

Vamos a um exemplo mais detalhado: toda vez que você entra em contato com alguma empresa via aplicativo e imediatamente chega uma mensagem informando o expediente do negócio e solicitando que você volte a enviar um recado nessas datas e horários, é a automação de atendimento no WhatsApp que acaba de entrar em ação.

Como criar

O primeiro passo para elaborar uma automação de atendimento no WhatsApp é trocar a conta convencional pela versão empresarial, ou seja, o WhatsApp Business. Essa alternativa segue disponível no botão “Play Store” que está na tela do celular (para quem usa iPhone, é no Apple Store). Basta baixá-lo, concordar e continuar para aceitar os termos e, caso ele peça, confirmar o número do telefone. Caso deseje, restaure o backup, transferindo as informações do WhatsApp usual para o Business. Depois é só inserir o nome da empresa e configurar o perfil comercial do negócio.

Nessa nova versão há como criar mensagens automatizadas. Você pode inserir textos de saudação, informações sobre o expediente da empresa, além outras informações, como e-mail, etc. Nesse caso, personalizar essa mensagem é imprescindível para que o texto fique com a cara do seu negócio. Sendo assim, quando o cliente entrar em contato com a empresa, imediatamente receberá o aviso informativo criado por você. Essa ação funciona muito para momentos em que o consumidor emite uma mensagem fora do horário de expediente da empresa, recebendo imediatamente as informações devidas.

Outra forma de automação é contratar uma plataforma de multiatendimento, que entrega diversas opções para uma interação mais precisa e completa. Esse tipo de sistema operacional é bastante acessível nos dias de hoje. Muitas empresas, inclusive as de pequeno porte, o têm utilizado na condução diária da sua comunicação interna e com os clientes.

Automação de atendimento no WhatsApp: saiba mais sobre as plataformas de multiatendimento

Sua empresa ainda trabalha com vários números de WhatsApp, um para cada setor ou atendente? Elimine esse problema ao contratar uma plataforma de multiatendimento e escolha um único contato para toda empresa! Com isso, os clientes não precisarão mais anotar aquele monte de número e os colaboradores do seu negócio poderão interagir entre si, facilitando o envio de informações internas, documentos e outros dados imprescindíveis para agilizar o atendimento on-line.

Provavelmente você já ouviu falar da inteligência artificial. Ela também segue presente na automação de atendimento no WhatsApp. Via plataforma de multiatendimento, por exemplo, sua equipe pode chegar até um sistema para criação de Chatbots e elaborar textos que vão interagir de forma muito mais precisa com os clientes.

Citamos como exemplo a plataforma Evolvy, que atua com a inteligência artificial do Google, denominada Dialogflow. Nesse software do gigante de busca cria-se toda a interação, incluindo os textos, e através da plataforma, esse mecanismo fica disponível para comunicação via WhatsApp. O interessante é que o Dialogflow tem uma versão gratuita que faz praticamente tudo que uma empresa necessita para uma interação ágil e prática, como se o cliente estivesse falando com um humano.

Via Evolvy, você também consegue programar esse tipo de automação para outros canais de comunicação que estejam ligados à plataforma, como o Telegram, Facebook Messenger, Instagram Direct e Chat de Site. 

Vantagens da automação de atendimento on-line

Automação de atendimento no WhatsApp
Automação de atendimento no WhatsApp
Benefícios

O primeiro benefício é a possibilidade de o cliente interagir de forma precisa e ágil, direcionando a conversa para a solução que necessita. E mais: caso não haja como a automação via inteligência artificial resolver o problema, o próprio sistema consegue transferir a conversa para um atendente.

Outro diferencial é o tempo que a automação entrega aos próprios atendentes. Enquanto o cliente interage com o bot, o profissional tem como focar em outros assuntos importantes para sua rotina, como a organização dos contatos, etc.

A empresa que opta por esse tipo de automação ganha ainda com a extensão do horário de atendimento. Ou seja, se o cliente entrar em contato durante à noite, madrugada, aos finais de semana e até feriados, dá para interagir com as mensagens automáticas, marcando consultas, recebendo link, sendo direcionado para sites e realizando compras, fazendo pagamentos, dentre outras ações. Diante disso, todos ganham: o consumidor pela possibilidade de sanar suas necessidades no melhor horário para ele, e a empresa que entregará muito mais informações 24 horas por dia, 07 dias por semana, podendo inclusive aumentar o seu faturamento.

Conclusão

Criar uma automação de atendimento no WhatsApp pode agilizar todo o processo de comunicação entre empresa e clientes. E isso ocorre porque esse tipo de sistema entrega atalhos capazes de resolver as mais diversas pendências, facilitando a vida do consumidor e a rotina do negócio. E tendo como parceira uma plataforma que abra espaço para elaborações de mensagens mais inteligentes, a interação pode entregar muito mais. 

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre como funciona uma plataforma de multiatendimento, suas ferramentas e as resoluções que ela entrega, acesse www.evolvy.com.br e ganhe 07 dias gratuitos para testá-la na rotina de seu negócio!

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