Vendas on-line: transforme um ‘não’ em ‘sim’ com o multiatendimento

Atendimento on-line

Suas tentativas de negociação durante as vendas on-line têm recebido muito mais ‘nãos’ por parte do cliente do que aquele “sim” tão esperado por você e sua equipe? É possível que esse retorno negativo do consumidor tenha origem na tecnologia empregada durante o atendimento. Uma atualização no sistema operacional que agilize todo o processo de comunicação pode reverter esse quadro e resultar no que você mais precisa: a fidelização de clientes e o aumento do faturamento na sua empresa. Portanto, saiba agora como transformar um ‘não’ em ‘sim’ tendo como aliado um bom software de multiatendimento!

Nos últimos anos, com o boom da internet, a cultura do imediatismo se fez presente em diversos setores da sociedade. E não poderia ser diferente no comércio eletrônico e atendimento ao cliente.

Esse consumidor tem se tornado muito mais crítico quando opta por comprar alguma coisa. O atendente, por sua vez, ao ganhar espaço para oferecer algum produto ou serviço, precisa se atentar às respostas prontas do consumidor. Isso ocorre porque antes mesmo de qualquer negociação, essa pessoa pesquisou muito na internet. Ou seja, sabe bem sobre os itens que serão oferecidos e principalmente evidenciou na rede as diferenças nos preços. Calculou os juros, frete, promoções e tudo que a concorrência poderia oferecer.

Nesse caso, trabalhar com o diferencial tem sido a grande sacada para que esse cliente não escape pelas beiradas. Ter um atendimento diferenciado, por exemplo, torna o processo de negociação muito mais agradável. Portanto, conhecer seu cliente é um bom começo. Contudo, se sua equipe não tiver em mãos uma tecnologia que agilize toda a comunicação, aquele ‘sim’ pode se transformar em ‘não’ numa questão de segundos.

Aprenda agora, através das suas vendas on-line, a reverter o ‘não’ em ‘sim’ tendo como alicerce um sistema de multiatendimento que seja transformador, tanto para o cliente quanto para sua empresa!

Vendas on-line: conhecendo seu cliente

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Saiba mais sobre os consumidores da sua empresa

Quem trabalha com vendas on-line precisa entender quem é seu consumidor. E para conhecê-lo, não basta apenas ofertar produtos e serviços. Ou seja, aquela velha história da venda mais agressiva ficou no passado e precisa ser deixada de vez por lá.

Conhecer seu cliente é entregar um atendimento individualizado. E isso se torna possível quando nos atentamos não só à segmentação demográfica (idade, profissão, gênero, estado civil, nível de escolaridade, etc.), mas principalmente ao modo de pensar da pessoa, o que envolve seus valores, opiniões, interesses, além da maneira de agir e sentir, onde entram as atividades, cultura, frustrações, conquistas, medos, e por aí vai. Essa é a chamada segmentação psicográfica, e que muitos vendedores acabam ignorando.

Quando se tem em mãos essas informações, fica mais fácil entender o produto ou serviço a ser oferecido. Vale lembrar que muitos clientes sequer sabem da sua necessidade ou dor momentânea. Diante desses dados, o caminho para abrir esses problemas diante da pessoa também se torna mais prático.

Mas como se consegue todas essas informações?

Um dos passos é saber esperar. O vendedor não pode sair ofertando produtos ou serviços logo de cara. E mais: há pesquisas de satisfação, principalmente as automatizadas, onde o cliente responde se gostou ou não do atendimento. Ali é possível incluir perguntas que ultrapassem aquelas que focam no seu contentamento ou não diante do bate-papo que esse lead teve com o atendente. É aí que entra a tecnologia, da qual falaremos mais adiante.

Vendas on-line: como entregar diferenciais

O atendimento individualizado, por si só, já pode ser considerado um diferencial. Imagine, por exemplo, que nenhum cliente gostaria de solicitar uma consulta e o atendente resumisse as suas respostas em ‘sim’, ‘não’, ‘sem data’. O simples fato de dizer ‘Quais são as melhores datas para o(a) senhor(a)?’ já abre espaço para que o consumidor não só aponte os dias viáveis, como se sinta abraçado diante da sua necessidade. Pense nisso!

Além disso, é possível optar por promoções, descontos, diminuição no valor do frete no caso de produtos, entrega de vouchers para atenuação do preço na próxima compra ou consulta, e muito mais.

Lembre-se também que, ao individualizar o atendimento, você obteve dados como data de nascimento e etc. Enviar um e-mail ou WhatsApp parabenizando a pessoa pelo seu dia, mandar uns ‘parabéns’ pelo Dia das Mães, desejar um ótimo Natal e Feliz Ano-Novo, dentre outros, tudo isso tende a aproximar ainda mais o cliente da empresa.

Agora, tem um item que se torna imprescindível na comunicação com o cliente: a agilidade nas respostas. Imagine se o lead envia um recado pelo Telegram, ou Instagram Direct, e sua equipe demore para responder! Provavelmente ele buscará a concorrência. 

Mas como ter pessoal disponível diante de tantas redes sociais em que a empresa está inserida? O atendimento Omnichannel é a resposta. E isso também envolve atualização da tecnologia. 

Como funciona uma plataforma de multiatendimento

Atendimento on-line
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Alguns serviços que esse tipo de sistema entrega

Para quem trabalha com vendas on-line, tem mais de um atendente na comunicação diária com o cliente e possui um fluxo de interação que precisa de agilidade, optar por uma plataforma de multiatendimento pode ser a saída mais viável.

Esse tipo de sistema operacional é um software capaz de integrar todos os departamentos num só lugar. E mais: unifica diversos canais de comunicação, o que denominamos Omnichannel. Com isso, ter o WhatsApp, Telegram, Instagram Direct, Facebook Messenger, todos eles bifurcados num só sistema é algo que agiliza o processo de atendimento. O cliente escolhe de qual canal deseja falar e o atendente responde imediatamente via software. Isso possibilita uma interação mais atuante, sem deixar o consumidor no limbo. Esse tipo de atendimento Omnichannel tem espaço também para inclusão de E-mails e Chat de Site.

Para quem não abre mão dos relatórios de métricas, esse tipo de plataforma entrega diversos indicadores para mensuração de resultados. Com esses dados em mãos, torna-se muito mais fácil uma mudança nas estratégias de atendimento, por exemplo.

Vendas on-line: a incrível capacidade de interação automática

A plataforma de multiatendimento também funciona com mensagens automáticas, utilizando ainda a inteligência artificial do Google. Criar textos interativos, com funcionalidades múltiplas, ora dando saudações ao cliente, disponibilizando links, marcando consultas, tudo através do Chatbot, evita filas on-line, demora nos serviços, etc. E ainda abre espaço para que os atendentes possam focar em outras ações, como organizar os contatos e muito mais.

A grande sacada desse tipo de sistema é que você pode adequá-lo ao seu negócio, elaborando textos que tenham a ver com seu empreendimento. A plataforma Evolvy, por exemplo, traz esse diferencial, aproximando ainda mais o cliente da empresa. Com esse sistema, também é possível incluir as mensagens automáticas no atendimento Omnichannel, ter etiquetas para organização de contatos, e monitorar os atendimentos em tempo real. Ou seja, suas métricas se tornam mais precisas, o que facilita as novas tomadas de decisão.

Deseja saber mais sobre a Evolvy? Então acesse www.evolvy.com.br e conheça outras funcionalidades da plataforma. E olha só que interessante: a Evolvy oferece 07 dias gratuitos para que sua equipe avalie o software e verifique se o mesmo se adequa à rotina do empreendimento.

Conclusão

Atendimento on-line
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A tecnologia como aliada do seu negócio

Reparou que a tecnologia pode transformar um ‘não’ em ‘sim’ quando se trabalha com vendas on-line? Ela tem sido uma grande aliada para as empresas, principalmente porque unifica os departamentos. E mais: entrega ao cliente as facilidades que ele necessita na hora de buscar por algumas respostas ou mesmo escolher seus produtos ou serviços.

Optar por uma plataforma de multiatendimento, como a Evolvy, tem outro grande diferencial: o número de contato. Com esse sistema, você elimina aquele monte de números para o WhatsApp, por exemplo, um para cada setor. Isso facilita a vida do cliente e diminui os gastos na empresa.

Saia à frente da concorrência e invista em tecnologia no atendimento on-line! Não é caro ter esse tipo de sistema na rotina do seu negócio. E aproxima ainda mais o empreendimento da clientela, atuando principalmente na fidelização (que se torna espontânea) e aumentando o faturamento!

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