Deseja saber mais sobre algumas técnicas de vendas e atendimento, melhorando a comunicação com seus consumidores? Veja algumas dicas valiosas para aprimorar o contato com os leads e aumentar o faturamento!
A rotina das vendas online teve um giro de 360º nos últimos três anos. Hoje, o número de pessoas que compra pela internet é bem maior do que antes e isso traz, além de novas perspectivas, um sinal de alerta: o cliente está muito mais exigente! Sim, o consumidor que efetua alguma compra virtual tornou-se um ótimo pesquisador. E mais: sabe muito bem que tipo de produto ou serviço deseja adquirir antes de fechar um negócio. E isso se dá pelas inúmeras possibilidades que a rede entrega à pessoa, independente de qual dispositivo ela interage (celular, tablet, notebook ou PC).
Para qualquer empreendimento, focar nas vendas é fundamental. Porém, entender quais benefícios um produto ou serviço entregará ao cliente deve ser o centro das atenções. Se o consumidor passa pelas etapas do funil de vendas e que inclui o desconhecimento de sua necessidade até as formas de se resolver o problema, é função da empresa mostrar que tem e consegue entregar essa solução.
Conheça agora algumas técnicas de vendas e atendimento capazes de melhorar a comunicação com seus clientes, facilitando o processo de negociação e inclusive fidelização dos mesmos!
Técnicas de Vendas e Atendimento: saiba quais vantagens têm seus produtos e/ou serviços
Focar nos benefícios dos itens que estão à mostra é essencial para qualquer sucesso nas vendas. Isso acontece pelo simples fato de saber quais vantagens serão entregues ao cliente.
Portanto, atente-se às características do que é ofertado. Seu produto ou serviço tem alguma particularidade? Qual? Anote!
Tente buscar, entre as vantagens, os diferenciais que tais itens irão agregar na rotina do cliente. Eles devem oferecer ajuda e resolver os problemas mais específicos. E mais: tem que ser apresentado como grande solução para suas necessidades, e isso precisa de relevância suficiente para que o cliente não vá para a concorrência.
Conheça seus clientes
Saber quais são as necessidades dos leads é fundamental para iniciar uma proposta ou ofertar algum conteúdo relevante que possa levá-los às próximas etapas de um funil de vendas.
Portanto, tente entender quais são os problemas ou desejos da pessoa. Saiba qual é o tempo que ela tem disponível para o bate-papo. Diante disso, saiba qual será seu discurso e como ele será dito, se de uma maneira mais formal ou informal.
Tente revisitar as primeiras perguntas, confirmando a necessidade do cliente. Porém, não seja insistente. Pergunte se ele deseja receber materiais com conteúdos relevantes e que possam agregar à sua pesquisa. E por fim, tente marcar um compromisso com o lead. Tal comprometimento pode ser uma nova data para contato, envio de proposta de venda, etc.
Lembre-se em anotar tudo que foi conversado. Com isso, há como personalizar o novo contato, individualizar e direcionar o bate-papo, deixando o lead mais próximo da empresa. Isso gera efeitos positivos.
Foque também nas objeções
Várias serão as desculpas do cliente para não fechar negócio. Pode ser o preço, a forma de pagamento, novas buscas entre os concorrentes… Independente de qual seja a objeção, o vendedor precisa saber que entrave é esse e focar na solução.
Se o problema está no preço, veja se há uma possibilidade de desconto. Se for a forma de pagamento, dê outras opções e inclusive acréscimo de parcelas, diminuindo o valor mensal a ser pago. Agora, se o cliente optar por fazer novas pesquisas, mostre as vantagens em comprar no seu comércio. Contudo, não insista. Se puder, envie depois tais benefícios, seja por WhatsApp ou via e-mail.
Técnicas de Vendas e Atendimento: não cometa os erros a seguir…
Durante uma negociação é possível que o vendedor se empolgue e não perceba algumas barreiras que ele próprio poderá criar. Dentre muitas, as principais são:
- Ser um opositor ao cliente. Sim, muitas vezes o profissional acaba indo no sentido contrário, tentando mostrar que o lead está errado.
- Interromper o cliente. Ou seja, não deixar a pessoa terminar uma frase, um argumento. Isso pode fazer com que o lead veja o vendedor como uma pessoa chata.
- Ao invés de mostrar as qualidades do produto ou serviço, focar no quanto o cliente desconhece tudo isso. Tal situação tende a apontar o lead como desinformado e a pessoa pode não gostar.
- Deixar de mostrar casos de sucesso, pesquisas e porcentagens que elevem a qualidade do produto ou serviço.
Anote tais informações e encontre soluções para elas. Com isso, ao se comunicar com um cliente, tais erros passarão bem longe da conversa.
Conclusão
Conhecer algumas técnicas de vendas e atendimento pode melhorar muito a comunicação com o cliente. E ter ferramentas para agilizar todo esse processo é fundamental, já que o consumidor de hoje gosta de praticidade na hora de um contato.
Se a sua empresa trabalha com vendas pelo WhatsApp, por exemplo, migrar a conta usual para o perfil comercial é uma boa saída, já que o WhatsApp Business entrega ferramentas adicionais que vão agilizar todo o processo de comunicação com o lead.
Agora, caso sua equipe conte com mais de um atendente e os canais de comunicação tenham um bom fluxo diário de clientes em contato com a empresa, optar por uma plataforma de multiatendimento tende a ser bastante eficaz.
A Evolvy é uma plataforma que tem várias ferramentas capazes de diminuir a distância entre empresa e cliente. Uma de suas funcionalidades é a integração dos vários canais de atendimento. Ou seja, o cliente fala da rede social que deseja (Messenger, Direct, Telegram ou WhatsApp) e os atendentes respondem via sistema. Uma ferramenta ágil e prática, o que evita filas e não deixa o lead sem respostas rápidas.
Caso queira conhecer mais sobre a plataforma, acesse www.evolvy.com.br . No site há como fazer um cadastro rápido e ganhar 07 dias gratuitos para testar o sistema!