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Plataforma de Atendimento ao Cliente: por que ter uma?

Plataforma de Atendimento ao Cliente

Optar por uma Plataforma de Atendimento ao Cliente tem sido cada vez mais necessário no mercado corporativo. Tal episódio acontece diante de um cenário que vai além de um mundo em plena conexão. A cultura consumista está muito mais exigente e toda essa interação on-line entregou às pessoas maior poder de comunicação, avaliação e opinião nas redes. Ou seja, é preciso que um empreendimento esteja mais perto de seus clientes, conversando, sanando dúvidas em tempo real, resolvendo problemas ou mesmo entendendo melhor quem é seu público.

Que tal avaliar a importância de uma ferramenta interativa capaz de aproximar a sua empresa de seus clientes? Talvez seja esse o grande diferencial que seu negócio precisa para sair na frente da concorrência e ser notório aos olhos do consumidor.

Entenda a importância de contratar uma Plataforma de Atendimento ao Cliente e saiba como escolher aquela que se adapta melhor ao seu empreendimento!

Plataforma de Atendimento ao Cliente: o que é?

Plataforma de Atendimento ao Cliente
Plataforma de Atendimento ao Cliente
Entenda como funciona

A qualidade na comunicação via internet tem sido o motivo principal para o acréscimo das plataformas de atendimento ao cliente na rotina das empresas que necessitam um contato mais direto com seu público.

De fácil instalação e manuseio, essas plataformas surgem principalmente para simplificar a vida do consumidor que procura por um estabelecimento no intuito de resolver os mais diversos assuntos. Seja pela facilidade em obter e guardar um único número de telefone, a interatividade para falar com o departamento necessário, ou mesmo a diminuição das filas de espera, tais ferramentas são capazes de entregar aos clientes o que eles mais querem: tempo necessário para a resolução de suas pendências. E às empresas, proporcionar um custo-benefício ideal para maior geração de leads e conversão em vendas.

Uma Plataforma de Atendimento ao Cliente resume-se num software que, após instalado, alcança uma comunicação personalizada com o consumidor, dando-lhe a possibilidade de interagir com os atendentes com apenas alguns cliques. Encontrar rapidamente as respostas para suas dúvidas ou outros questionamentos se tornou algo muito mais prático e fácil.

Conheça alguns recursos oriundos dessas plataformas e veja o quão importantes e práticos eles são, simplificando a rotina empresarial dos mais diversos negócios que agregam mais de um atendente e necessitam de fluidez na comunicação. Antes, porém, entenda quais são as reais necessidades de sua empresa no que se refere ao atendimento on-line para escolher a plataforma que mais se adequa à ela. Confira!

Atendimento ao Cliente: do que sua empresa carece?

Diante da velocidade no processo de comunicação diária com o consumidor e as dificuldades que um negócio pode encontrar no caminho por não acompanhá-la, escolher uma Plataforma de Atendimento ao Cliente que se adeque às necessidades da empresa tem se tornado uma busca constante para muitos gestores. Contudo, antes de qualquer contratação é preciso que todos entendam qual tem sido a carência de cada negócio na interação on-line com as pessoas. Sendo assim, o administrador saberá quais ferramentas necessita para entregar uma comunicação estratégica, ágil e que satisfaça os anseios do cliente.

Muitas vezes um negócio se divide em vários complementos numéricos de telefone para atender cada departamento, diminuindo a interação via setores e dificultando a transferência de chamadas ou de mensagens entre a empresa e o cliente. Outra situação negativa em relação aos diversos números é a dificuldade que o consumidor tem em guardar e organizar os contatos. Essa realidade que ainda envolve muitos negócios tende a afastar essas pessoas, já que diante do problema em achar o número para falar com o departamento específico, as mesmas podem optar por um estabelecimento que lhes entregue algo mais prático.

É claro que há centrais com números únicos e fixos, mas que escorregam na comunicação pelo distanciamento com seus setores. Um bom exemplo está na própria rotina em ligar para alguma companhia. As vozes programadas entregam promoções, falam dos novos produtos, e só então solicitam o primeiro clique. De tão específicos, acabam confundindo o cliente, o que exige muitas vezes a volta ao menu principal para iniciar todo o processo. Quando a pessoa, enfim, depara-se com o atendente do outro lado da linha, ela está estressada e querendo sair daquela ligação o mais rápido possível. Nesse caso, seria a interatividade ágil uma das grandes carências de sua empresa?

Por outro lado, ter uma equipe preparada para responder os clientes em tempo integral, seja via áudio ou texto, é outro diferencial que qualquer negócio necessita para agilizar o processo de atendimento.

Com quem a sua empresa está falando? Quem são seus clientes? Lembre-se: reconhecer qual é o público cativo do empreendimento facilita a comunicação, principalmente na programação de mensagens automatizadas, como uma saudação ou até mesmo a informação para redirecionamento aos departamentos específicos.

Tendo todos esses tópicos à sua disposição, chega a hora de entender os benefícios de se contratar uma Plataforma de Atendimento ao Cliente. Além disso, fica mais fácil encontrar a empresa e as ferramentas disponíveis que mais se adequam às necessidades de seu negócio e de seu público. Vamos saber um pouco mais sobre esses recursos?

Plataforma de Atendimento ao Cliente: ofereça uma comunicação personalizada

Plataforma de Atendimento ao Cliente
Plataforma de Atendimento ao Cliente
Atendimento personalizado

Quando uma empresa conhece seu consumidor, a facilidade no diálogo entre ambos se torna algo muito mais viável. E tendo como complemento um software que agiliza esse processo, os resultados são ainda os melhores possíveis.

Ao contratar uma Plataforma de Atendimento ao Cliente, o estabelecimento alcança uma comunicação personalizada com seu público, seja através dos atalhos, direcionando-o aos departamentos específicos ou mesmo na elaboração das mensagens automatizadas. Além disso, os próprios atendentes, ao entrarem em ação, saberão a melhor forma de entregar os resultados que o cliente e a empresa necessitam.

Comunique-se através de um único número de telefone

Chega de divulgar diversos complementos numéricos para os 4 primeiros dígitos telefônicos na hora de gerar leads e tentar converter os contatos em vendas!

Com uma Plataforma de Atendimento ao Cliente, é possível manter um único contato, facilitando inclusive a vida de quem busca a empresa para fechar negócio. E mais: se sua empresa já tem um número fixo que é conhecido do público, o mesmo pode ser usado como canal principal de comunicação.

Ter um único número de telefone não impede as ações individualizadas dos atendentes, muito menos as transferências para os departamentos e a comunicação entre eles. Portanto, é possível ter vários colaboradores utilizando um único canal para os mais diversos atendimentos.

Plataforma de Atendimento ao Cliente: possibilite a integração de diversos canais

Sabe quando uma pessoa utiliza o Messenger para o primeiro contato com uma empresa e, em seguida, a comunicação continua via WhatsApp? Essa possibilidade é real quando o empreendimento contrata uma Plataforma de Atendimento ao Cliente.

Diversos canais de comunicação oriundos de redes sociais podem ter essa integração para facilitar o contato entre uma empresa e seus clientes. O mesmo recurso é possível com os Chats. Com isso, as mensagens não ficam no limbo até que um colaborador acesse o Facebook ou Instagram e se depare com uma sugestão ou dúvida por parte do consumidor.

O fato é que o cliente irá considerar esse tipo de prestação de serviço como resposta positiva à sua importância perante ao negócio. Sendo assim, ao integrar todos os canais, a agilidade no atendimento tende a resultar em mais leads e conversão em vendas.

Plataforma de Atendimento ao Cliente: automatize as mensagens

Plataforma de Atendimento ao Cliente
Plataforma de Atendimento ao Cliente
Mensagens automáticas = excelência no atendimento

Nem sempre é possível responder imediatamente ao consumidor quando o mesmo envia uma mensagem para o WhatsApp da empresa, por exemplo. Contudo, ao contratar uma Plataforma de Atendimento ao Cliente, criar textos automatizados se torna algo comum e capaz de facilitar esse contato. Com isso, diminui-se a espera e a pessoa não terá aquela sensação de que ninguém está do outro lado da linha para dar continuidade ao atendimento.

É muito fácil entregar uma mensagem automatizada. Quando o cliente envia seu primeiro texto, o mesmo pode receber uma saudação, ser informado de que em breve terá o atendimento proposto, ou mesmo ser instruído a digitar alguns números para agilizar seu contato direto com o departamento específico.

Outra situação bastante comum é o contato do cliente feito antes ou após o expediente da empresa. Nesse caso, torna-se possível a automatização de um texto explicando os dias e horários de atendimento.

Há ainda como entregar pesquisa de satisfação, dentre outras informações automatizadas das quais a empresa deseja e o cliente necessite.

Tecnologia da Nuvem ao seu alcance

Repetir uma informação é algo que nenhuma pessoa gosta. Esse tipo de reincidência por parte dos atendentes que estão em setores diferentes, em refazer a mesma pergunta algumas vezes, é eliminado quando a empresa contrata uma Plataforma de Atendimento ao Cliente. Por quê?

Quando o consumidor responde ao questionamento do atendente, essa informação é colocada na Nuvem. Ao ser encaminhado para outro departamento, o próximo colaborador não solicitará os mesmos dados, já que terá toda a informação na tela do seu computador.

O histórico do cliente inclusive fica disponível para os próximos atendimentos. E, independente de qual canal ele acessar uma nova conversa (Messenger, Direct, Chat), seus dados constarão na Nuvem para quaisquer esclarecimentos que, porventura, o atendente necessite.

O cliente, por sua vez, irá se sentir reconhecido por saber que seus dados foram registrados com sucesso e ele não precisará mais repetir informações desnecessárias. Tal tratamento personalizado é um grande diferencial que esse tipo de ferramenta é capaz de entregar à empresa contratante.

Plataforma de Atendimento ao Cliente: mensure os resultados de maneira ampla

Plataforma de Atendimento ao Cliente
Plataforma de Atendimento ao Cliente
Métricas

Os recursos de uma Plataforma de Atendimento ao Cliente vão muito além de um contato automatizado e ágil. A empresa contratante consegue gerenciar todas as conversas em tempo real, e ainda saber quanto tempo durou cada uma delas, o número de clientes em espera, etc.

Um relatório preciso é enviado para o estabelecimento sempre que o mesmo necessitar. Isso lhe dá a possibilidade de observar e avaliar suas métricas, direcionando métodos para obter muito mais resultados. Ou seja, ao mensurar o trabalho contínuo de sua equipe, além de planejar os próximos passos da empresa com estratégias eficientes se torna muito mais prático.

Se a empresa retém benefícios com a mensuração de seu atendimento, o cliente ganha ainda mais pela prestação de serviços diferenciada. O resultado provavelmente seja uma maior conversão em vendas e fidelização por parte do consumidor.

Já ouviu falar da Evolvy?

Os tópicos apresentados neste artigo provavelmente expuseram os principais recursos de uma Plataforma de Atendimento ao Cliente e como eles podem atender as necessidades de um empreendimento que trabalhe com esse tipo de serviço. Sendo assim, o próximo passo é encontrar uma ferramenta que seja ideal para o negócio.

A JustSell, uma das principais empresas de automação de marketing do Brasil, lançou a plataforma Evolvy, que possui todas as funcionalidades para atendimento on-line. Além disso, a empresa entrega alguns diferenciais que irão agregar ainda mais a rotina de qualquer empreendimento. Um deles é a instalação gratuita da ferramenta e o treinamento dos colaboradores da empresa contratante. O outro é o suporte dado durante todo o tempo de contrato. Ou seja, quem optar pela plataforma da JustSell, antes mesmo de iniciar o atendimento aos seus clientes, será resguardado por uma comunicação ágil e com foco no resultado.

Conclusão

Para escolher a melhor Plataforma de Atendimento ao Cliente, antes de mais nada a empresa necessita reconhecer quais são as suas carências, compreender as necessidades de seu público e saber um pouco mais sobre as funcionalidades de uma ferramenta criada para esse tipo de negócio. Além disso, ter assistência contínua da contratada durante a vigência do acordo se torna um ato imprescindível para uma rotina de bom funcionamento da plataforma. Afinal, as eventualidades podem acontecer e é preciso estar respaldado.

Por fim, ter um software que agiliza o processo de comunicação com o cliente e seja capaz de entregar métricas precisas é um grande acerto para a empresa que possui vários atendentes e necessita de uma comunicação ímpar com seus potenciais consumidores.

 

Fonte: JustSell

https://www.justsell.com.br/blog/plataforma-de-atendimento-ao-cliente-por-que-ter-uma/

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