Deseja manter mensagens automáticas pelo WhatsApp 24 horas por dia, 07 dias por semana? Veja como é fácil ter textos prontos para responder aos clientes, mesmo fora do expediente!
O WhatsApp se transformou num dos maiores meios de comunicação via internet. O aplicativo segue instalado na maioria dos celulares brasileiros. E não é por menos! As pessoas interagem pela rede social a todo instante, seja com mensagens privadas ou em grupos.
Empresas tiveram seu espaço ampliado no aplicativo a partir de 2018, quando foi liberado o WhatsApp Business. A versão comercial trouxe ferramentas importantíssimas para que os mais diversos negócios pudessem interagir com seus clientes. Uma delas é a mensagem automatizada, com possibilidade de deixar recados aos consumidores mesmo fora do expediente. Contudo, há empreendimentos que necessitam de maior interação nesse sentido.
Descubra agora como funcionam as mensagens automáticas pelo WhatsApp e como mantê-las no ar 24 horas por dia!
Mensagens automáticas pelo WhatsApp: versão comercial do aplicativo
Quando uma empresa transfere a versão usual do WhatsApp para a comercial, o aplicativo disponibiliza alguns botões que agregam no dia a dia do negócio. Seja para incluir a localização, ter um relatório básico para mensuração de resultados ou até mesmo a criação de cardápios e catálogos, o WhatsApp Business traz algumas ferramentas necessárias para a boa interação com a clientela, principalmente para o pequeno comércio.
Uma das ferramentas utilizadas é a que cria mensagens automatizadas. Através dela, o gestor pode emitir saudações ao consumidor, dar as boas-vindas ou até mesmo deixar recados que serão lidos fora do expediente. Geralmente essa última opção é utilizada para relatar o horário de funcionamento da empresa, apontando ainda que, assim que possível, alguém do estabelecimento retornará o contato.
Portanto, se o WhatsApp de sua empresa ainda é o usual, transferi-lo para o perfil comercial é uma boa indicação para ter a opção de mensagens automáticas, mantendo-as no ar 24 horas por dia.
Mensagens automáticas pelo WhatsApp: plataformas de multiatendimento
Empresas que atuam com mais de um atendente e tem um fluxo maior de interação diária com os clientes, optar por uma plataforma de multiatendimento pode ser um grande acerto. E por vários motivos, sendo um deles as mensagens automáticas pelo WhatsApp.
Um sistema como esse entrega os chamados Chatbots, que são ferramentas capazes de criar mensagens automáticas que vão além da saudação e boas-vindas. É possível direcionar o cliente através de solicitações de digitação de números. Exemplo: “Digite 01 para recepção, 02 para produtos, 03 para compras, 04 para ouvidoria, etc.” Sendo assim, o consumidor só é transferido para um atendente ou departamento quando necessário.
Uma plataforma de multiatendimento dá a possibilidade de criar pesquisas de atendimento, aquelas disponibilizadas aos clientes logo após a conversa via WhatsApp. Com isso, a empresa consegue elaborar indicadores de satisfação, utilizados para mensuração de resultados e até novas tomadas de decisão.
A plataforma Evolvy, por exemplo, entrega ferramentas capazes de criar mensagens rápidas para agilizar o atendimento, além das funcionalidades citadas acima. Um grande diferencial do sistema é que todo o processo de interação com o cliente é ilimitado, podendo as mensagens automáticas permanecerem no ar 24 horas por dia, 07 dias por semana.
Além disso, a Evolvy integra o WhatsApp, o Facebook Messenger, o Instagram Direct e o Telegram. O cliente poderá falar do canal preferido dele, enquanto as respostas são enviadas do próprio sistema pelo atendente. Isso aproxima a empresa do consumidor, deixando-o mais à vontade na hora de fazer suas solicitações.
E mais: via plataforma é possível enviar mídias diversas que vão além dos textos. Emita arquivos digitais como fotos, e-books, vídeos, além dos tradicionais áudios.
Conclusão
Manter mensagens automáticas pelo WhatsApp 24 horas por dia, 07 dias por semana, tende a aproximar ainda mais qualquer empreendimento de seus clientes. Até porque, com o boom da internet, as pessoas podem permanecer na rede independente do horário. O que vai prevalecer é a sua preferência ou mesmo a rotina.
Portanto, quando uma empresa se adapta às novas tecnologias e entrega aos consumidores o que eles desejam, a possibilidade de retenção de leads e aumento nas vendas se torna maior. Migrar do WhatsApp usual para o WhatsApp Business ou buscar uma plataforma de multiatendimento pode ser a saída para maiores alcances online.