Mensagem Automática pelo WhatsApp: como interagir com os clientes fora do expediente?

Mensagem Automática pelo WhatsApp

Cansou de receber mensagens dos consumidores fora do expediente da empresa e não encontra nenhuma saída para respondê-los sem que eles fiquem todo esse tempo na espera? Pois saiba que é possível programar uma mensagem automática pelo WhatsApp e interagir com os todos os clientes em potencial sem deixá-los no limbo, independente se o contato foi gerado à noite ou nos fins de semana. Saiba como!

O WhatsApp tem se tornado uma fonte inesgotável de comunicação. Tanto que muitas empresas passaram a investir massivamente no aplicativo para dialogar com seus clientes. Acontece que a internet é, digamos assim, uma galeria de portas ininterruptas, com lojas abertas 24 horas por dia, durante os 07 dias da semana. Ou seja, o universo virtual tem essa capacidade de entrega ao usuário, e qualquer hora é tempo para que o cliente faça suas pesquisas, anotações e envio de mensagens. 

Diante dessa grande facilidade que dispomos no acesso à informação e interação online, o que acontece, então, quando o recado de um cliente chega no aplicativo da empresa após o horário do expediente ou num domingo? Para as empresas que trabalham com mensagens automatizadas, o relacionamento com o cliente se mantém ativo, e o que vemos é um consumidor plenamente recepcionado via WhatsApp, satisfeito com o aviso e ciente das novas informações que receberá em horário comercial, sanando as suas necessidades.

Entenda agora como produzir uma mensagem automática pelo WhatsApp de maneira prática e objetiva. Aprenda ainda, através da elaboração de textos curtos e diretos, a interagir com seus clientes fora do horário de expediente, sem que ele desista de sua loja e busque a concorrência!

Mensagem Automática pelo WhatsApp: utilize o WhatsApp Business

Mensagem Automática pelo WhatsApp
Mensagem Automática pelo WhatsApp
Praticidade nas suas mãos!

Criado em 2018 para atender a demanda de empresas que necessitavam de ferramentas adicionais no aplicativo para interagir com seus clientes, o WhatsApp Business também entrega essa aplicabilidade de informações automatizadas, o que facilita a comunicação entre os empreendimentos e pessoas que buscam referências diretas e pessoais sobre produtos ou serviços.

Portanto, ao mudar o perfil para uma conta comercial, além da empresa encontrar espaço para divulgar seu endereço físico, e-mail e até o site, há ainda a possibilidade de classificar e automatizar as mensagens. Ao ter respostas ágeis e sem a necessidade de digitação, o empreendedor consegue entregar ao cliente as informações necessárias que ele necessita, principalmente quando a interação acontece fora do expediente.

E se o tempo é escasso mesmo dentro do horário comercial, mensagens de saudações, como o tão conhecido “Bom dia! Em que posso te ajudar?” ou “Seja bem-vindo(a), dentro de alguns instantes iremos te atender!” vão surgir na tela do celular de qualquer cliente, dando tempo ao vendedor se posicionar para as primeiras interações digitadas. São mensagens contendo textos precisos e essenciais para que nenhum consumidor em potencial fique sem respostas.

Vale lembrar que essa interação é restrita a apenas uma conta comercial absorvida por um único celular. Para empresas que têm mais de um vendedor ou atendente, e com necessidade de disposição de um número de telefone para todos os profissionais em seus respectivos dispositivos (celular, notebook, tablet, PC), a dica é contratar uma plataforma de multiatendimento. Entenda mais sobre essa ferramenta:

Mensagem Automática pelo WhatsApp: conheça as plataformas de multiatendimento

As plataformas de multiatendimento chegaram para revolucionar o mercado de atendimento ao cliente, já que com um único número de WhatsApp (que inclusive pode ser o telefone fixo da empresa) é possível direcionar as mais diversas necessidades dos consumidores aos departamentos específicos, sem que haja grandes esperas.

Com a contratação desse tipo de ferramenta, os próprios setores de determinada empresa conseguem interagir internamente, facilitando a transferência de conversas em andamento, além de informações e dados entre os próprios funcionários. 

E para completar todo esse mecanismo de interação ágil, o dispositivo de mensagens automatizadas é algo que torna qualquer negócio único, já que os textos podem ser criados pela própria empresa, o que emite ao cliente o que ele realmente necessita daquele empreendimento. Seja através de mensagens de boas vindas ou mesmo no direcionamento aos departamentos específicos via digitação de um único número, a automação de textos tem a finalidade de agilizar o atendimento sem que o cliente permaneça no limbo. Ou seja, adeus às antigas e intermináveis filas de espera!

E para que ninguém fique sem respostas fora do horário de expediente, essa automação de mensagens possibilita a criação de frases que respondam imediatamente ao primeiro contato do cliente, deixando-o na certeza de que o mesmo será contatado por um profissional da empresa no próximo dia útil.

Evolvy: plataforma de multiatendimento com inúmeras vantagens

Mensagem Automática pelo WhatsApp
Mensagem Automática pelo WhatsApp
Solução para sua empresa

A JustSell, pensando em entregar maior agilidade aos processos comerciais das empresas, criou uma plataforma de multiatendimento com benefícios que vão além do tradicional disponível no mercado. Ou seja, muito mais do que possibilitar a utilização de um único número para atendimento (que inclusive pode ser o fixo da empresa), dos múltiplos canais (Direct, Messenger, dentre outros) integrados ao WhatsApp, e das mensagens automatizadas, a Evolvy permanece ativa 24 horas por dia, 07 dias por semana. E isso só é possível pelo suporte dado ao contratante durante todo o período de vigência do acordo. E mais: a instalação da ferramenta, realizada em todos os dispositivos da empresa, é gratuita, e há treinamento amplo a todos os funcionários para que eles saibam lidar com a nova plataforma sem erros ou dúvidas.

Quer conhecer mais sobre a Evolvy? Entre em contato com a JustSell através do “Fale Conosco” no próprio site da empresa ou vá no campo “Evolvy” e solicite um orçamento! Temos também o nosso botão do “WhatsApp” no portal. Envie uma mensagem e conheça mais sobre a plataforma que vem revolucionando o multiatendimento no Brasil!

Mensagem Automática pelo WhatsApp: elaborando recados para serem utilizados fora do expediente

Imagine que você é um cliente de determinada empresa e precisa enviar uma mensagem via WhatsApp para saber maiores informações sobre determinado produto. Contudo, já passa das 19 horas e o comércio está fechado. Ficar sem nenhuma resposta seria terrível, né?

Com uma plataforma de multiatendimento nenhum cliente permanece no limbo. Agora, que tipo de texto poderia ser automatizado?

Elaborando uma mensagem

Sempre inicie com uma saudação. “Olá, tudo bem?” é uma frase simples e que interage bem com o momento.

Logo abaixo é possível incluir os dias e horários de funcionamento da empresa. E para finalizar, diga que no próximo dia útil um profissional entrará em contato com a pessoa.

Caso queira abrir outros canais de comunicação, como o e-mail ou contato telefônico, você pode incluí-lo ao final da frase.

Porém, preste bastante atenção a nossa dica: jamais deixe de entrar em contato com o cliente no primeiro horário do expediente. Isso resulta em compromisso, e a ideia de responsabilidade imprime não só a satisfação, mas confiança por parte do consumidor.

Entregando uma mensagem ao departamento específico

Você pode automatizar uma mensagem com instruções ao usuário. Por exemplo: “Digite 01 para troca de produto” e “Digite 02 para ouvidoria”. Ao final, peça para a pessoa deixar sua mensagem. O recado será direcionado ao setor solicitado. No próximo dia útil, alguém da sua equipe receberá a informação para, em seguida, entrar em contato e sanar a dúvida do cliente.

Mensagem Automática pelo WhatsApp: dicas importantes!

Mensagem Automática pelo WhatsApp
Mensagem Automática pelo WhatsApp
Orientações

Disponibilizamos algumas orientações para aqueles que precisam automatizar mensagens com informações necessárias aos clientes que entram em contato com a empresa fora do expediente:

  1. Sempre inicie o texto com alguma saudação. Isso gera maior aproximação entre o estabelecimento e o cliente;
  2. Informe os dias e horários de atendimento;
  3. Diga que ‘em breve’ ou ‘no próximo dia útil’ a pessoa será atendida por algum profissional. Tal frase tende a diminuir sua ansiedade em relação à necessidade que o levou a consultar a empresa;
  4. Abra espaço para outros canais de atendimento, como o e-mail;
  5. Caso queira, instigue o cliente a visitar o site da empresa. Durante essa inspeção, novas oportunidades de negociação podem surgir;
  6. Jamais deixe de entrar em contato com a pessoa logo nos primeiros horários do dia útil.

Conclusão

Programar mensagens para que os clientes não se sintam abandonados fora do horário do expediente é uma tática que tem dado muito certo para empresas que utilizam aplicativos ou plataformas de multiatendimento. 

Uma mensagem automática pelo WhatsApp, além de maior conforto ao cliente (pois ele compreende que sua dúvida será sanada o mais breve possível), traz a possibilidade da continuação nas negociações.

E é claro que todo cliente bem atendido pode evoluir para um cliente fidelizado. Ou seja, ter pessoas contínuas, com ações permanentes, inclusive promovendo a marca por vontade própria, faz de qualquer empresa uma autoridade no mercado. Portanto, inicie ainda hoje um contato mais amplo com seus consumidores!

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