Sabe como utilizar o Marketing Local para alavancar suas vendas?
Muitas empresas que trabalham com a efetivação de clientes próximos aos seus endereços comerciais têm utilizado o Marketing Local para divulgação de seus negócios.
São diversos os empreendimentos que realizam vendas físicas e estão pelos arredores da vizinhança. Há como citar alguns: padarias, loja de materiais para construção, mercados, farmácias, restaurantes, pizzarias, dentre outras empresas que prestam serviços e entregam os mais variados resultados, esses tão necessários às pessoas.
Mesmo que o atendimento esteja restrito a uma única região (seja ela um bairro ou um distrito), é preciso que a empresa fique conhecida na área. O resultado pode vir num destaque entre os concorrentes e gerar mais vendas. Portanto, essas empresas necessitam da criação de uma estratégia de Marketing que evidencie a sua localização e serviços prestados.
Mas como se situar nas mídias sociais alcançando consumidores regionais e, assim, aumentar os resultados? Entenda o que é Marketing Local e aprenda como aplicá-lo de forma efetiva!
Marketing Local: o que é?
Quem nunca clicou no anúncio de um comércio que oferta determinado produto ou serviço com entrega rápida de 01 hora e, ao verificar o endereço, notou que a loja pertencia a outra cidade?
Pois é… Muitas empresas ainda não se atentaram ao que é o Marketing Local, e os disparos de anúncio nas redes sociais acabam atingindo regiões que não são cobertas pelos seus serviços.
O que provavelmente aconteceu? Quem viu o anúncio tem um perfil de público que se assemelha ao benefício oferecido pela empresa. Contudo, a ação de Marketing não considerou o fator ‘localização’.
O Marketing Local é uma ação que está na contramão disso, ou seja, seu foco vai além do público com perfil para consumir os produtos ou serviços em questão. Ele tem como base a limitação geográfica do comércio.
Visibilidade da marca com o Marketing Local
Há momentos onde o imediatismo é relevante para o cliente. Quando isso acontece, a localização de um comércio geralmente se torna um fator de consideração na hora de efetuar uma compra, principalmente pela proximidade que confirma uma entrega rápida.
Nesses casos onde a urgência é necessária, possivelmente aquele consumidor de determinado produto ou serviço pesquisará na internet ou indagará uma pessoa de sua convivência para sanar o problema.
A correria do dia a dia muitas vezes faz com que as pessoas não notem sequer o painel de um comércio. Ou mesmo se observam, acabam não dando a atenção necessária pelo fato de outra situação conveniente envolver seus pensamentos naquele momento.
Acreditar na empresa como solução para suas dores é uma das ações do Marketing sobre os consumidores. Para tanto, é preciso que essas pessoas conheçam o comércio e assinalem sua reputação.
O Marketing Local é isso! Ele traz a visibilidade necessária para que a marca alcance o raio de ação em determinada região, fazendo com que o cliente a encontre e opte pelos seus produtos ou serviços.
Aplicando o Marketing Local de forma efetiva
Adotar o Marketing Local requer muito mais do que publicações personalizadas. Além de saber qual público atingir, mirar na rotina da região é imprescindível.
Acompanhe o cotidiano do bairro
Como é a rotina da população onde sua empresa atua? Durante a semana essas pessoas, em sua maioria, saem para trabalhar e só retornam à noite?
Já pensou sobre tais perguntas? Isso pode determinar os melhores horários para uma divulgação na rede, já que durante o dia os celulares estarão em outras localidades.
Nesses casos, a empresa em questão pode ofertar algum produto ou serviço que preencha as necessidades dessas pessoas no decorrer do dia, como levar um lanche fresquinho para o almoço?
Alcançar essas pessoas é possível acompanhando o cotidiano do bairro.
Vá além: conheça seu público
Quem costuma visitar seu comércio? Os adolescentes, adultos ou idosos?
Conhecer seu público é imprescindível na hora de criar os anúncios. Os adolescentes geralmente curtem visualizar algo mais descontraído. Já um comércio voltado para os adultos, como uma loja de materiais de construção, pode apostar em imagens que apresentem soluções caseiras rápidas, como uma torneira elétrica para os dias de inverno rigoroso.
Tenha ciência da abrangência geográfica
As estratégias de geolocalização são fundamentais para quem deseja fazer Marketing Local. Não só o Google, mas o próprio Facebook consente delimitações geográficas.
O Google Ads, por exemplo, permite anúncios pagos a comércios regionais. Com o Google Meu Negócio é possível ir além, ou seja, estar no Google Maps. E na rede social mais popular do Brasil até o momento, o Facebook, apontar um raio de atuação para determinada localidade é totalmente possível, fazendo com que somente pessoas do bairro que estejam acessando a rede social notem os anúncios de uma empresa.
Tenha um site responsivo
Nos dias de hoje o que mais se verifica são pessoas fazendo pesquisa pelo celular. A rotina cheia de compromissos geralmente impede aquele momento relax na frente do computador. Sendo assim, verificar seus anseios pela tela do smartphone é a única saída quando se está dentro de um ônibus ou parado num semáforo, por exemplo.
Muitas empresas acertam ao divulgarem seus produtos e serviços para o público e localidade corretos. Contudo, ao apresentarem o link do site para que a pessoa clique e aprecie o que há de bom no comércio, esquecem que o portal não foi preparado para ser visualizado de forma eficaz nos mais diversos dispositivos.
Portanto, se o site da sua empresa ainda não é responsivo, ou seja, feito para ser apreciado de forma clara tanto no notebook quanto no celular e tablet, a hora para essa atualização é agora!
Conclusão
Destacar um comércio na região pode até parecer algo difícil, mas hoje há recursos mais que suficientes para alcançar o público desejado.
Direcionar os serviços a uma audiência viável, mostrar o quanto se está próximo do cliente, ofertar informações adicionais para que o consumidor se atente à qualidade do que é vendido, tudo isso requer atenção, e o Marketing Local é capaz de viabilizar grandes resultados.
Portanto, usar o ambiente virtual e entregar ao cliente o que ele realmente precisa também é uma técnica que pode ser muito eficaz para quem deseja atingir o público local.