Como anda a comunicação da sua empresa com os clientes? É um diálogo que precisa ser ajustado para que haja maior afinidade entre seus vendedores e aqueles que consomem seus produtos ou serviços? Há meios de se realizar essa aproximação de maneira prática e objetiva, trazendo os resultados esperados. Olha só essa novidade: integrando um CRM nas suas estratégias de marketing torna-se possível evoluir os contatos para um atendimento mais personalizado. Entenda como funciona!
Os dizeres “one-to-one” são bem comuns no universo empresarial e seguem em evolução na rotina dos mais diversos negócios. Mas o que significa tais palavras? É se conectar aos consumidores com maior proximidade, ou seja, optar por um atendimento mais característico, individualizado.
A empresa que dispõe de um CRM consegue entregar ao cliente um suporte mais personalizado, até porque o próprio software tem essa função, o de gerir o relacionamento com o consumidor de maneira única.
Sua empresa utiliza o CRM nas estratégias de vendas? Ainda não? Conheça agora 10 benefícios que integram, de forma eficaz, esse software a um bom planejamento de marketing. E entenda ainda a importância do CRM na fidelização de clientes e na rotina saudável de qualquer empreendimento!
CRM: entenda seu significado
A sigla CRM abrevia os dizeres “Customer Relationship Management” e sua tradução pode ser assimilada como “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.
O CRM é um software com a capacidade de organizar e concentrar as mais diversas informações sobre os consumidores em potencial, e isso inclui a antecipação das dúvidas mais frequentes e necessidades dessas pessoas.
Por exemplo: há clientes que preferem se comunicar por e-mail, outros já se identificam com a facilidade dos textos e áudios via WhatsApp. E tem ainda os que não abrem mão da antiga, porém, ágil ligação telefônica. Mas como saber quem gosta mais de um tipo de contato ao invés do outro? Tendo um CRM instalado você consegue a resposta precisa sobre a pergunta feita.
Integrando um CRM nas suas estratégias de Marketing, há como interagir com o consumidor de maneira mais apresentável, ou seja, seus vendedores e atendentes conseguem entender mais o cliente, inclusive personalizando alguns produtos ou serviços diretamente para ele.
Resumindo, sua empresa acaba entregando uma experiência única a cada consumidor, o que torna a fidelização mais próxima e presente, diminuindo gastos e aumentando a receita do empreendimento.
Conheça agora 10 benefícios destinados às empresas que utilizam o CRM em suas rotinas comerciais!
01 – Possibilidade de criar estratégias comerciais
Diversos métodos de negociação são possíveis quando as equipes atuam no processo de comunicação tendo como base um CRM. Quando isso acontece, há maior visibilidade da marca no universo online, seja em mídias ou redes sociais. São formas de se chegar até o cliente que terá outras fontes para conhecer os produtos ou serviços de determinada empresa e efetuar suas compras.
02 – Disposição de dados
Ao implantar um CRM, fica mais fácil a localização e acesso aos dados de clientes, já que as informações podem ser organizadas de maneira prática e interativa. Ao ter isso em mãos, o atendente ou vendedor não precisará solicitar novamente tais referências, evitando duplicidade de comunicação e contratempos que podem afastar o consumidor.
03 – Identifique o cliente ideal integrando um CRM
Seus vendedores conseguem reconhecer quais clientes realmente estão dispostos a efetuar uma compra? Integrando um CRM nas estratégias de Marketing de sua empresa, há como identificar os perfis que tendem a se tornar clientes reais.
Ao ter em arquivo os dados demográficos, geográficos e psicográficos sobre determinada pessoa, aliados aos produtos ou serviços mais consumidos por ela, há como reconhecer uma qualificação mais específica que pode ser repassada à equipe de vendas, por exemplo. Tendo isso de prontidão, o profissional identificará se o mesmo é um cliente ideal para compra de determinado item que está à venda ou não.
04 – Crie contatos personalizados
Como mencionamos acima, o CRM entrega aos profissionais de qualquer empresa informações diversas sobre os clientes. Se utilizados de maneira estratégica, tais dados podem ser revertidos em contatos mais personalizados. E diante dessa característica, a resposta do cliente à comunicação recebida tende a ser a sua confiança em relação à marca.
05 – Interaja com outros canais integrando um CRM
Sabe aquelas dúvidas, questionamentos ou sugestões que os clientes enviam às empresas via redes sociais? O CRM consegue reter tais dados, transformando-os em tickets. Isso faz com que o profissional se aproxime ainda mais do cliente, até porque ele consegue enviar a resposta que o consumidor necessita através do próprio CRM, sem a necessidade de entrar no Messenger ou Direct da rede social em questão para sanar as dúvidas ou questionamentos da pessoa.
06 – Melhorias na exposição de produtos e serviços
Muitas vezes, ao apresentar um produto ou serviço para o público cativo, algumas informações não chegam de maneira clara e objetiva.
Integrando um CRM nessas estratégias, qualquer empresa consegue elaborar melhorias durante a exposição de seus itens. E esse avanços são alcançados devido à própria interação com o cliente, que passa a compreender melhor as qualidades do que é ofertado, o que garante um maior fluxo de vendas por parte do empreendimento.
07 – Integrando um CRM: alinhamento entre os profissionais
Se o departamento de relacionamento cria uma estratégia de Marketing com os clientes, tudo isso precisa ser repassado à equipe de vendas. Ou seja, os setores necessitam de ampla comunicação e interação entre si. Concorda?
Tendo um CRM instalado na empresa, essa interação entre os setores e profissionais acontece de maneira precisa. Até porque haverá um nivelamento entre o pessoal do relacionamento com o cliente e a área comercial. O resultado? Aumento expressivo das vendas.
08 – Aumente a produtividade das equipes
Havendo maior interação entre os departamentos, automaticamente há também o aumento da produtividade. O fato é que muitas tarefas, antes manuais, agora exigirão menor disposição por parte dos profissionais, já que o CRM traz a habilidade das informações coletadas num único canal de dados.
09 – Armazene os contatos
Quando os vendedores ou atendentes se comunicam com os clientes, torna-se possível o armazenamento dessas interações através do CRM.
Os mais diversos registros, sejam eles contendo críticas, dúvidas, questionamentos, soluções, dentre outros, ao serem armazenados, possibilitam suas revisões para análises, avaliações e inclusive mudanças de estratégias, o que tende a ser muito positivo para qualquer empresa.
10 – Fidelize os clientes
Quando há uma interação personalizada entre o vendedor e o cliente, qualquer pessoa que esteja atenta aos produtos ou serviços tende a se sentir mais próxima à marca em questão. É que o profissional a conhece tão bem que essa relação se estreita de forma harmoniosa.
Essa comunicação inclusive amplia a capacidade do vendedor em oferecer condições especiais sobre determinado produto ou serviço, como promoções, ofertas e etc, o que resulta em maior fidelização por parte do cliente.
Integrando um CRM: conclusão
Quando uma equipe está amplamente assistida por um CRM, entregar o que o cliente deseja se torna mais prático e fácil. O fato é que a comunicação entre vendedor e consumidor evolui para a praticidade necessária no processo de negociação, já que a conexão entre ambos é largamente realizável e positiva através desse software.
O Marketing, quando é integrado a um CRM, pode evoluir para patamares bastante promissores, e as vendas a um estágio muito lucrativo.