Você sabe o que é uma Gestão de Crises e como utilizá-la na sua empresa? Entenda o significado desse tipo de gerenciamento e descubra ainda como detectar problemas futuros, avaliando possíveis riscos para evitar outras instabilidades que possam abalar o andamento do seu negócio na internet!
Quem tem uma empresa precisa saber que as crises não estão descartadas. E mais: podem chegar a qualquer momento. Principalmente nos dias de hoje, onde a exposição está a todo o momento nas redes e mídias sociais. Afinal, ninguém quer ser apontado na internet com dizeres negativos, né?
Seja por meio de um desastre natural (as mudanças climáticas têm apresentado momentos bem complicados), problemas nos equipamentos, algum acidente de trabalho ou até mesmo um contratempo de natureza legal envolvendo documentos e a própria imagem da empresa, estar preparado para as tribulações que são impostas pode inclusive reverter os apuros em êxitos e sucesso.
Para que toda e qualquer tipo de turbulência seja revertida em créditos para a empresa, optar pela Gestão de Crises talvez seja a melhor hipótese na rotina de um empresário e de sua equipe. Com isso, todos vão passar por um problema profissional inesperado sem que ele prejudique o negócio. Ou melhor: esse contratempo pode inclusive ser evitado.
Conheça agora o que é uma Gestão de Crises e como utilizá-la de forma eficiente na sua empresa!
Gestão de Crises: o que é?
Uma boa Gestão de Crises é aquela em que um ou vários profissionais utilizam práticas que irão se sobrepor a um problema inesperado dentro da empresa. É também um tipo de estratégia bastante utilizada para evitar tais contratempos, reconhecendo suas possibilidades e evitando que essas adversidades tomem conta da rotina de um negócio.
O que vai definir o sucesso ou fracasso desse tipo de gestão é a tomada de decisão que precisa ser rápida, ágil e eficiente. E que evite prejuízos financeiros, além de resguardar a imagem da empresa. Identificar fontes que possam trazer algum risco ao negócio e miná-las antes mesmo de sua aproximação também é outra tática bastante promissora e muito utilizada nos empreendimentos, pois tende a evitar maiores danos.
Além disso, mapear os problemas pelos quais a empresa já passou também é outra estratégia bastante eficiente. É aprendendo com os erros de outrora que se constrói bons planos de contingência para ações no presente e futuro.
05 tópicos imprescindíveis numa Gestão de Crises
Conheça agora 05 pontos que não podem ficar de fora na hora de se montar uma Gestão de Crises eficiente:
Olhar para o passado da empresa
Como já havíamos mencionado, focar no retroativo é importante para mapear os problemas ora resolvidos e que poderão ser evitados futuramente. E isso independe se naquela época a rede de computadores não tinha domínio como hoje.
Busca pela praticidade na Gestão de Crises
Ao se deparar com um problema, agir de maneira prática e eficiente tende a diminuir os impactos que ele possa trazer a uma empresa.
Focar na reputação do negócio
Em toda crise, um dos pontos principais que não podem ser deixados de lado é a preservação da empresa perante ao mercado corporativo. Portanto, se o problema tende a afetar a reputação do negócio na internet, deve-se haver uma estratégia de Marketing Digital focada nesse comportamento.
Enquanto há crise, atente-se à sobrevivência do negócio
Muitas empresas encerram suas atividades em plena crise. Ou seja, é durante a turbulência que as atenções se redobram para que sua sobrevivência permaneça.
Numa Gestão de Crises, um erro atual deve servir como lição
Nem só os problemas do passado devem entrar em pautas de Gestão de Crises. Os erros cometidos atualmente também precisam ser analisados e suas soluções devidamente estudadas para servir como lição numa turbulência futura que siga as mesmas diretrizes.
Gestão de Crises: saiba como agir
Qualquer Gestão de Crises visa preservar a imagem de uma empresa, diminuindo ou mesmo eliminando qualquer efeito negativo que eventualmente seja gerado ao negócio. Saiba agora como executar ações caso seu empreendimento se depare com algum problema:
Conheça a realidade da empresa
Cada empreendimento tem a sua própria rotina. Conhecê-la é fundamental para se preparar a eventuais crises que possam surgir. Portanto, conheça a realidade de seu negócio, busque estar atualizado sobre tudo o que acontece diariamente nas dependências da empresa.
Tenha uma comissão para o gerenciamento dos problemas
Você não precisa de um departamento específico para a Gestão de Crises. Ok? Mas é preciso que um grupo de pessoas seja destinado a detectar, mapear e inclusive avaliar possíveis turbulências que possam atravessar o negócio. Detectou algo, repasse isso à equipe de Marketing Digital. Um problema pequeno numa rede social, por exemplo, e que poderia se tornar algo gigantesco pode ser eliminado já no seu início.
Planeje o que há de melhor no seu negócio
Investir na imagem da empresa e se atentar às devidas previsões sobre crises é também parte rotineira de qualquer gestão efetiva. Prepare-se para eventuais dificuldades, separe o que há de melhor no seu negócio e que possa se sobrepor a perguntas que tentem denegrir a marca.
Seu cliente é o melhor denunciante
Saiba que todo e qualquer cliente fidelizado conhece bem a marca que escolheu para suas compras. Inclusive é ele quem indica de maneira voluntária uma empresa para seus amigos, parentes e conhecidos. Ou seja, esse cliente conhece bem as fragilidades que possam colocar um negócio na berlinda. Peça um parecer a ele sobre as possíveis imperfeições que haja em seus produtos ou serviços.
Gestão de Crises: invista na tecnologia
Muitas vezes os equipamentos e até softwares antigos podem gerar um problema a ser encarado. Portanto, invista em tecnologia, principalmente aquela voltada ao atendimento on-line ao cliente. Acompanhar os novos rumos se torna imprescindível para inclusive entregar respostas rápidas à uma crise que venha acometer seu negócio.
Atente-se à comunicação
Não basta ter uma boa tecnologia se a comunicação com clientes e parceiros é falha. Ou seja, tenha uma interação linear, sem conflitos. Escolha alguém de sua equipe que saiba lidar com os contratempos, que opte por responder os questionamentos mais densos de forma precisa. Essa pessoa deve ser capaz de elaborar argumentos que sejam coerentes ao problema que se postou diante de todos. É preciso agilidade e coerência na hora de responder a uma reclamação nas redes sociais, por exemplo.
Conclusão
Toda empresa, por menor ou maior que seja, deve ter em pauta uma Gestão de Crises. Afinal, qualquer contratempo é parte dos grandes e pequenos negócios.
Adiantar-se aos problemas é imprescindível para que as turbulências sejam diminuídas ou mesmo extintas. Buscar informações no próprio histórico da empresa, olhar os problemas que a concorrência venceu e divulga como crédito na internet, tudo isso serve como base no intuito de lidar com os imprevistos, principalmente para quem vende ou atende on-line e utiliza o Marketing Digital para engajar o negócio e aumentar o faturamento.