Fidelização de clientes: estratégias on-line para surpreender consumidores

Fidelização de Clientes

A fidelização de clientes tem sido a maior meta da sua empresa, porém, está difícil mantê-los comprando de você? Saiba agora quais são as estratégias utilizadas para quem atua na internet e surpreenda aquele consumidor que acabou de chegar, tornando-o fiel e leal ao seu negócio!

Conquistar novos clientes é uma tarefa que nunca sai da rotina, e isso independe de qual o ramo a empresa atue. Contudo, focar nessa estratégia requer um tempo maior de aproximação entre o negócio e o potencial consumidor, além do investimento que também sofre seus acréscimos. Sendo assim, fidelizar aquele cliente real que já comprou contigo é uma tática bastante rentável. 

Mas como adquirir métodos eficazes para uma lealdade duradoura? Descubra algumas estratégias de fidelização bastantes úteis que você e sua equipe poderão utilizar on-line e que irão surpreender os consumidores!

A fidelização de clientes e seu significado

A garantia de recompra de produtos ou serviços por parte do consumidor é o que chamamos de fidelização de clientes. E isso ocorre principalmente quando o item adquirido por ele entrega, além de solução, uma grande transformação.

Qualquer empresa que opte por garantir o retorno dessas pessoas está fazendo um grande negócio, já que ganha em vários aspectos. Porém, é necessário observar, ter empatia e buscar por outras estratégias que sejam eficazes e entreguem ao negócio uma fidelização duradoura.

Se os métodos utilizados na sua empresa não focavam na fidelização de clientes, a hora é agora para mudar esses rumos e faturar ainda mais com a satisfação de quem já comprou com você!

Fidelização de clientes: a importância de manter o consumidor comprando na sua empresa

Fidelização de Clientes
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Garantia de retorno

Reter o consumidor no pós-venda tem se tornado um grande negócio. Porém, para que isso ocorra, tornam-se necessárias algumas práticas de experiências únicas a serem vividas pelo cliente. Serão esses momentos os impulsionadores de ânimo, credibilidade e a certeza de que comprar novamente em determinada empresa trará a ele outra vantagem da qual necessita. 

Um cliente fidelizado traz as seguintes vantagens:

  • Diminuição dos gastos na retenção de novos leads,  ou seja, atenua o chamado CAC (Custo de Aquisição de Clientes);
  • Compras espontâneas, sem a necessidade de investir novamente em todas as etapas do Funil de Vendas;
  • Divulgação da marca de forma natural e livre por parte do cliente, o chamado Buzz Marketing (que é o marketing de boca a boca);
  • Aumento no faturamento da empresa e previsibilidade na receita.

Cliente satisfeito é aquele que volta a comprar. E isso é tudo que um negócio necessita. Porém, para que haja contentamento por parte desse consumidor (motivo principal que vai gerar novas aquisições), qualquer empresário precisa de um bom planejamento, além do respaldo da tecnologia. Parece algo difícil, né? Mas não é! 

Fidelização de clientes: estratégias

Veja como é prático idealizar estratégias e obter recursos operacionais capazes de trazer o resultado que sua empresa necessita:

Conheça o consumidor

Tente buscar, através do diálogo, quais são alguns interesses do cliente, atividades que ele gosta, estilo de vida. É o que chamamos de segmentação psicográfica, e que vai além de saber a idade, gênero, naturalidade, etc. Observe também um pouco da sua personalidade, opiniões e atitudes. Isso se consegue via elaboração de perguntas simples e básicas, como “O que você achou do último lançamento da empresa X?”. Só tenha cuidado para que as indagações não sejam invasivas! 

Entregue transformações

Se o cliente está comprando pela primeira vez na sua empresa, não basta solucionar suas necessidades. É preciso transformar aquele momento entre a pessoa e a empresa. E isso se dá através de situações que irão perdurar no pós-compra, como um brinde, um desconto na próxima aquisição, a isenção de frete, dentre outros. Isso pode ser discutido durante o planejamento.

Mostre a sua importância

Todo cliente gosta de se sentir único. E sua empresa pode ajudá-lo nessa importância. Ao reter algumas informações, como data de nascimento, o número de seu celular ou e-mail, torna-se possível o envio de mensagens com os cumprimentos pelo seu aniversário, felicitações em outras datas comemorativas como Dia das Mães ou dos Pais, os votos de Natal e Ano-Novo, e muito mais! Além disso, você pode enviar artigos com sugestões de uso dos produtos comprados, entrar em contato para verificar os resultados da compra, etc.

Atente-se à tecnologia

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Inovação que traz agilidade no atendimento

De nada adianta você querer a retenção de um cliente, se a tecnologia na sua empresa deixa a desejar. Por exemplo: imagine que essa pessoa precise tirar uma dúvida sobre determinado produto e ao buscar pelo WhatsApp, encontre vários números, um para cada setor ou até funcionário do seu negócio. Além disso, os canais de comunicação, como o Facebook, Instagram, o próprio WhatsApp, Telegram, E-mails funcionem de forma independente, resultando em mensagens perdidas.

Isso se resolve com uma boa plataforma de multiatendimento. Através desse software, é possível ter um único número para falar com toda a empresa via WhatsApp. Você consegue ainda integrar todos os canais de comunicação. Sendo assim, não importa de qual rede social a pessoa envia o recado, sua mensagem cairá diretamente no sistema. Evita-se informações perdidas e os atendentes poderão responder de maneira ágil e prática.

Fidelização de clientes: conheça a plataforma Evolvy

O sistema operacional Evolvy tem a tecnologia para utilização de um único número de telefone destinado a todos os departamentos. Além disso, unifica diversos canais de comunicação num só lugar. Você terá o Facebook Messenger, o Instagram Direct, o Telegram, o WhatsApp, E-mails e inclusive o Chat de Site integrados à plataforma. 

A Evolvy também entrega diversos indicadores para mensuração de resultados. Você inclusive pode avaliar os atendimentos em tempo real, focando em resolver os problemas que surgirem para novas tomadas de decisão.

Quer saber um pouco mais sobre a Evolvy e ter em mãos um ótimo sistema para suas estratégias de fidelização de clientes? Então acesse www.evolvy.com.br e ganhe 07 dias gratuitos para experimentar a plataforma!

Conclusão

A busca por estratégias on-line para fidelização de clientes deve constar na rotina de qualquer empresa. Hoje, não basta somente vender para agradar. É preciso ir além, focar no pós compra. E a ele também se destina uma boa tecnologia.

Lembre-se: para que haja a plena fidelização de um cliente a determinado negócio, sua experiência precisa ser de alta qualidade, individualizada, contínua e transformadora.

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