Concorrente do McDonald’s: o que a rede Burger King pode te ensinar sobre autoridade de mercado

Concorrente do McDonald's

Ser concorrente do McDonald’s não é uma tarefa fácil, principalmente pelo fato dessa cadeia de restaurantes e fast food dominar o título em todo o mundo. Mas, então, como o Burger King consegue se manter responsável por uma autoridade de marca tão relevante, capaz de despertar na sua concorrente uma disputa pra lá de acirrada? E que, inclusive, faz o próprio líder dos hambúrgueres buscar por alternativas de retenção de leads tão parecidas? Aprenda como a concorrente do McDonald’s trabalha o seu domínio de mercado e comece a utilizar essas estratégias ainda hoje no seu negócio!

Desde que chegou ao Brasil no ano de 1979, aos poucos o McDonald’s foi se tornando um fenômeno do gênero. A célebre frase: “Vou de Mc!” ganhou status de bordão coletivo e engatou um desejo ainda maior pelo consumo dos lanches. Um Marketing perfeito que foi passando de boca a boca e assinalou a marca.

Sempre de olho no futuro, a rede de fast food acompanhou as tendências. Se o McDonald’s até, então, era visto como um lugar propício a gorduras, o próprio negócio passou a idealizar campanhas com foco na vida saudável, apresentando pratos bem apetitosos nesse sentido.

Acontece que a concorrência chega de forma natural e, em 2004, o Burger King aportou no Brasil. Primeiramente sem grandes novidades, mas aos poucos encantando a galera e chamando para si seu público cativo.

Hoje é possível dizer que o Burger King é o principal concorrente do McDonald’s e garante sua autoridade de mercado com muitas novidades. Saiba agora como acontece essa concorrência sadia entre as duas cadeias de restaurantes e fast foods e utilize alguns dos métodos para alavancar seu negócio no mercado!

O motivo do Burger King ser visto como grande concorrente do McDonald’s

Concorrente do McDonald's
Concorrente do McDonald’s
Concorrência apetitosa

Teve uma época em que outra loja de departamento ganhou o status de concorrente do McDonald’s: quem não lembra do Bob’s?

Ainda hoje essa cadeia de lanches traz as suas iguarias e é muito apreciada em grandes shoppings. Podemos até arriscar em dizer que o Burger King, o McDonald’s e o Bob’s formam um trio parada dura nesse ramo apetitoso dos hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes. Entretanto, é fato que o Burger King foi garantindo seu espaço aos poucos e se posicionou como uma empresa que vem mexendo com a rotina do Mc.

Uma estratégia bastante interessante é a questão do próprio refresco que, em diversos combos, vem acompanhado dos lanches. Se a Coca-Cola está no protagonismo do Mc, a Pepsi (por si só a grande concorrente do refrigerante) chama a atenção no Burger King. Essa estratégia é fantástica, já que foi possível dizer aos que amam a Pepsi o seguinte: “Venha comer um lanche conosco, pois temos a bebida que você adora!”.

E mais: a ideia do ‘refil’ foi algo bastante inusitado e que chegou aos ouvidos de muita gente. Se no Burger King há a possibilidade de optar por um combo e se servir de refrigerante à vontade, é lógico que o McDonald’s se atentou a uma saída, já que quem toma bastante refrigerante poderia optar pela concorrente. 

Do mesmo modo, se o lanche Whopper sempre foi visto como o carro-chefe do Burger King, a própria marca se viu obrigada a divulgar o Big King, uma espécie de concorrente do Big Mc.

Repare que se iniciou uma batalha saudável entre as marcas e cada qual foi puxando seu público para mais perto. Hoje é comum encontrar pessoas que preferem o Burger King, enquanto outras não abrem mão do McDonald’s por nada.

Concorrente do McDonald’s: o bem valioso para o Burger King

Quem conhece o Burger King sabe que um dos bens mais preciosos da marca é a sua própria gente. Eles apostam na carreira dos colaboradores. Não que o McDonald’s deixe isso de lado, mas no concorrente essa investida é bastante visível. Isso resulta em uma grande experiência de alimentação por parte dos clientes.

Outro bem valioso, e bastante assinalado pelas duas marcas, é a liberdade dada aos clientes. Por exemplo: você pode optar por um lanche do McDonald’s e se deliciar com o Free Refil do Burger King. A ideia é maravilhosa, uma vez que as lojas seguem com seus devidos destaques nas praças de alimentação e o melhor local para se sentar e lanchar é o consumidor quem decide.

Presença nas redes sociais

Concorrente do McDonald's
Concorrente do McDonald’s
Audiência on-line

Qualquer uma das duas marcas tem uma vida intensa nas redes sociais. E isso vai além da divulgação dos produtos e promoções. Seu público comenta, curte as postagens e os compartilhamentos espalham a ideia de ‘dar água na boca’ de outras pessoas.

A própria sigla Mc foi abrasileirada, tornando-se Méqui. E se a rede patrocina algo na televisão, como o Big Brother Brasil, lá nas redes sociais você consegue achar qual é o molho favorito de algum participante da casa. Ou seja, uma interação perfeita entre os canais de comunicação.

Já o Instagram do Burger King deixa claro na Bio que tudo ali é “do seu jeito”, ou seja, da maneira que o público prefere. E assinala que todos são bem-vindos aos restaurantes da marca. Inclusive o Burger King trabalha muito com vídeos, fazendo referências entre signos do zodíaco e clientes, mostrando qual é o destino do óleo utilizado na fritura das batatas, e muito mais.

Concorrente do McDonald’s: o que você pode aprender sobre autoridade de marca

Uma autoridade de marca surge para que qualquer empresa possa ter sucesso no ramo em que atua e se posicionar perante ao mercado. Ao atuar em conjunto com as mídias sociais, afeta diretamente o crescimento do empreendimento. 

Como exemplo, acesse as redes do Burger King e faça uma comparação com as do McDonald’s. Note que cada uma segue uma linguagem única, apesar de ambas trabalharem com lanches.

Após isso, tente responder: Qual é a missão da sua empresa? Quais são os valores de seu negócio? Ambos precisam de um alinhamento completo com o conceito e o crédito dado ao empreendimento. Tenha isso como uma estratégia que jamais poderá ser deixada de lado.

Crie possibilidades que possam ir além do que você e a concorrência ofertam. Lembra do Free Refil do Burger King?

Invista na interação on-line. Antes, porém, verifique quais são as redes sociais que mais se adequam ao seu negócio. Sendo assim, fica mais fácil achar e falar diretamente com seu público. O Instagram, por exemplo, é uma ótima vitrine para as duas redes de fast foods, principalmente porque elas utilizam imagens para aguçar o paladar das pessoas.

Agilize o processo de atendimento. Note que o McDonald’s e o Burger King prezam pelo atendimento rápido e eficiente. Se a sua empresa atua com vendas e atendimento on-line, opte por boas plataformas que tragam os resultados que seus clientes esperam.

Uma plataforma de multiatendimento é capaz de integrar os vários canais de comunicação num só sistema, facilitando o contato entre seu negócio e os consumidores. Unifique o WhatsApp, Telegram, Instagram Direct e o Facebook Messenger. Com isso, o lead envia as mensagens do canal de sua preferência e seus atendentes receberão em um só lugar.

A nossa dica é a plataforma Evolvy, que além de integrar todos os canais acima citados, ainda unifica os E-mails e o próprio Chat do Site da sua empresa. Ou seja, jamais um cliente ficará no limbo, sem respostas. E isso ocorre porque nenhuma mensagem enviada irá se perder ou permanecer esquecida. Um grande diferencial que faz seu negócio sair na frente da concorrência!

A Evolvy entrega ainda diversos indicadores para mensuração de resultados. Inclusive você pode monitorar os atendimentos em tempo real, facilitando novas tomadas de decisão e mudança de estratégias.

Crie também mensagens automáticas via Chatbot utilizando a inteligência artificial do Google. Isso possibilita expandir o atendimento aos finais de semana e feriados, já que o cliente poderá interagir com os bots, marcando consultas, recebendo links para compras e muito mais! É a sua marca entregando autoridade de mercado, despertando o olhar do potenciais consumidores.

Acesse www.evolvy.com.br e saiba mais sobre as funcionalidades da plataforma. Você ainda ganha 07 dias gratuitos para testar o sistema.

Conclusão

Concorrente do McDonald's
Concorrente do McDonald’s
Ninguém perde, todos ganham!

O Burger King, que talvez possa ser apontado como o maior concorrente do McDonald’s que temos hoje, está sempre se destacando no mercado. E isso vai além dos serviços ofertados. A interação com os clientes via redes sociais é plena e as inserções em mídias tradicionais como a televisão chegam para agregar ainda mais esse consórcio na comunicação.

Por sua vez, a concorrência entre as gigantes do fast food torna-se algo muito saudável e prazeroso de se analisar, obrigando a todos (inclusive outras lojas) pelo crescimento. A possibilidade real é de uma extensa abertura comercial.

Essa liberdade é refletida nas próprias ações dos clientes, como o fato que mencionamos onde a pessoa compra determinado produto numa loja e completa seu almoço ou lanche da tarde em outra. Ninguém perde, todos ganham. E muito além de vender, cada marca consegue posicionar sua própria autoridade num mercado ora tão concorrido.

Você pode gostar também desses posts!

logo evolvy branca

Solicite seu TESTE GRÁTIS!

Preencha os campos abaixo para liberar o seu teste.

Heeey, só um minutinho...

Que tal fazer um teste GRATUITO e SEM COMPROMISSO da melhor e mais completa plataforma de atendimento do mercado?

Preencha os seus dados abaixo e veja tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!

Heeey, só um minutinho...

Que tal fazer um teste GRATUITO e SEM COMPROMISSO da melhor e mais completa plataforma de atendimento do mercado?

Preencha os seus dados abaixo e veja tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!