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Como funciona o WhatsApp Business: entendendo a ferramenta

WhatsApp Business

Estar mais próximo do cliente é possível quando sabemos como funciona o WhatsApp Business, alternativa comercial de uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil. Você já ouviu falar nessa versão capaz de exibir um perfil bem mais detalhado de uma empresa?

O WhatsApp, como todos nós conhecemos, é uma ferramenta ágil que oferece serviço de mensagens e chamadas simples. A própria companhia relatou em 2020 que 02 bilhões de pessoas utilizavam a rede social em todo o planeta. Ou seja, se há um número expressivo de usuários conectados e se comunicando por esse aplicativo tão popular, atualizá-lo para sua versão comercial traz funcionalidades imprescindíveis para qualquer negócio. Além disso, entender quais são esses novos aparatos disponíveis nessa ferramenta voltada às empresas faz toda a diferença na hora de utilizá-la.

Quer saber como funciona o WhatsApp Business? Descubra mais sobre os recursos que estão acessíveis para a versão comercial da rede social e comece a utilizá-los ainda hoje!

WhatsApp Business: o que é?

WhatsApp Business
Como funciona o WhatsApp Business
Versão comercial do aplicativo

Lançado em 2018, o WhatsApp Business chegou para resolver uma pendência com as empresas, já que as mesmas encontravam inúmeros limites ao utilizarem a versão tradicional da rede social. Desde então, a alternativa comercial vem entregando algumas funcionalidades que facilitam a rotina comercial dos mais diversos negócios.

Aproximar as pequenas empresas de seu público-alvo é o foco principal do aplicativo. Para mais, outros recursos bastante úteis dão o suporte necessário a cada negócio que se conecta na rede, entregando o que é preciso para seus clientes, como respostas automatizadas e ágeis, além da elaboração de catálogos dos produtos e serviços. Outro adendo importantíssimo é a possibilidade de análise das métricas para que cada estabelecimento possa direcionar melhor suas ações.

Quando uma empresa opta pelo WhatsApp Business, seus administradores irão encontrar duas categorias de conta:

Conta Comercial

Ela é caracterizada pela entrada e ação de um determinado estabelecimento na versão comercial do aplicativo. As funcionalidades seguem disponíveis, porém, a conta não é verificada, ou seja, não é reconhecida como uma conta comercial oficial. Sua classificação é de uma conta comercial regular.

Vale lembrar que ter uma conta reconhecida apenas como ‘comercial regular’ não diminui em nada o patamar do estabelecimento no aplicativo. E quando a conta se torna oficial, isso chega como adendo, entregando uma certificação que pode agregar na sua autoridade.

Conta Comercial Oficial

A conta comercial oficial não é uma classificação decidida pela empresa. É o próprio WhatsApp Business quem avalia os critérios para a certificação, como a confirmação do número (se o mesmo pertence à empresa), ter o perfil do estabelecimento preenchido com todas as informações possíveis, além da empresa ser conhecida. Sendo assim, quando a conta é verificada, seu perfil aparece com um ícone verde obtendo aquele risquinho (tique) já conhecido das outras redes sociais.

Então, qual das duas contas você pretende ter para sua empresa?

O fato é que, independente da resposta, só de estar no WhatsApp Business seu negócio será abraçado por algumas boas vantagens. Veja abaixo!

Como funciona o WhatsApp Business: mensagens automatizadas

Nem sempre é possível estar diante do WhatsApp a todo momento para responder os primeiros contatos dos clientes. Tal precisão geralmente ocorre quando a empresa tem um atendente específico para a função. Contudo, o WhatsApp Business entrega a possibilidade de mensagens automáticas, sejam elas voltadas para a ausência do vendedor ou mesmo para o envio de um recado de saudação ao consumidor.

Há ainda como criar respostas rápidas, agilizando todo o processo de compra. O interessante desse terceiro recurso é que o empreendedor, ao iniciar a digitação da mensagem, ela já aparece inteira como opção. Portanto, é só deixá-la disponível para que o cliente a leia sem a necessidade do vendedor escrevê-la na sua totalidade.

Tais mensagens automatizadas, além de agilizarem a conversa, evitam as repetições textuais que acabam tomando o tempo do cliente e da empresa, o que muitas vezes faz com que o outro consumidor que esteja na espera, desista da compra.

Como funciona o WhatsApp Business: organizando as conversas

WhatsApp Business
WhatsApp Business
Crie etiquetas e organize as conversas

Sabe aquele cliente que acabou de chegar no seu WhatsApp? Que tal criar um etiqueta com os dizeres “Cliente Novo” e incluí-lo lá, ao lado de outros que também enviaram suas primeiras mensagens?

Essa distribuição das conversas que você tem com seus consumidores é totalmente possível com o WhatsApp Business, dando a possibilidade de categorizar cada uma delas como melhor definir. Um bom exemplo é quando o cliente necessita de uma resposta, porém, não é possível de sua parte enviá-la no momento do contato. Nesse caso, uma etiqueta com os dizeres “Resposta Pendente” pode evitar que você o deixe no limbo.

A criatividade é aliada do vendedor na hora de elaborar as etiquetas. Isso traz maior organização à sua tela do WhatsApp, evitando inclusive a fuga de clientes que não tiveram suas dúvidas ou problemas sanados.

Como funciona o WhatsApp Business: mapeando a localização da empresa

Informar a localização do estabelecimento é imprescindível quando se trata de um negócio de bairro, ou que esteja nas proximidades do cliente. Uma padaria, uma pizzaria, o mercadinho da vila, a loja de conveniência, ou seja, todos esses, quando incluem o mapa da região no WhatsApp Business, tendo como destaque o pontinho em vermelho marcando exatamente sua localização, ajuda qualquer consumidor a encontrar o estabelecimento, caso o mesmo necessite ir até a loja.

E mais: apontar a localização traz inclusive a tranquilidade ao consumidor de que o comércio realmente existe e realiza seus trabalhos na proximidade.

Como funciona o WhatsApp Business: elabore catálogos ou cardápios de produtos e serviços

Quando um estabelecimento opta pelo atendimento on-line via WhatsApp Business, ele consegue deixar disponível no aplicativo um catálogo de seus produtos e serviços, contendo informações preciosas para otimização nas vendas.

O interessante dessa ferramenta é que, além da descrição do item, há como incluir foto e colocar o preço, facilitando as respostas para os questionamentos que a empresa teria, caso o cliente não tivesse tais informações.

Os dados ficam disponíveis no perfil e o cliente poderá acessá-los no momento que preferir. O cardápio on-line é um grande diferencial para quem utiliza o WhatsApp Business, gerando inclusive maior credibilidade à empresa.

Como funciona o WhatsApp Business: mensure as estatísticas fornecidas pelo aplicativo

Mapear os contatos é algo que nenhuma empresa pode deixar de lado. Tais dados abrem espaço para que o administrador mensure os resultados. Sendo assim, o dono do negócio consegue direcionar melhor os próximos movimentos do estabelecimento para maior conversão em vendas.

O WhatsApp Business entrega à conta comercial uma estatística básica, mas que tem enorme serventia na hora de analisar as métricas em relação ao atendimento. Há como saber, por exemplo, quantas mensagens foram enviadas com sucesso. Dessas, dá para verificar o número total de quantas foram entregues e inclusive se foram lidas pelos clientes.

Com esse parâmetro em mãos é possível analisar e supor vários fatores, tais como o público e o tipo de mensagem que chega até ele, ou mesmo se o contexto apresenta uma leitura cansativa.

Como funciona o WhatsApp Business: traga usuários de outras redes sociais para o WhatsApp da sua empresa

WhatsApp Business
WhatsApp Business
Interligando as redes sociais

 

Provavelmente você já verificou uma postagem no Instagram e, logo abaixo do criativo, deparou-se com os seguintes dizeres: “Saiba Mais” ou “Enviar Mensagem”. Ao clicar no botão, o que ocorre é um direcionamento para uma lâmina com mensagens automáticas e a opção de clicar ao lado de uma delas. Quando o movimento é feito, logo abaixo há um botão azul sinalizando “Enviar no WhatsApp”.

Isso é possível porque o estabelecimento utiliza o WhatsApp Business. Sendo assim, seus seguidores do Instagram ou até mesmo do Facebook podem ser levados para o número do aplicativo quando desejarem. Interessante, né?

Esse atalho é chamado de Link Curto e tem como objetivo principal a conversão em vendas, até porque a intenção é utilizar o criativo do Instagram ou Facebook como vitrine para algum produto ou serviço.

Desse modo, é importante saber que, ao migrar a conta de sua empresa para o WhatsApp Business, você também administre com maior precisão as suas contas nessas outras redes sociais, como o Facebook ou Instagram. E ao optar pelo Link Curto, esteja à disposição nos horários em que o cliente enviar alguma mensagem via WhatsApp. Agora, caso não seja possível o atendimento 24h, é imprescindível deixar uma mensagem automática para que o consumidor entenda que a resposta para seu problema virá no próximo dia útil em horário comercial.

WhatsApp Business: ele tem desvantagens?

Quando o vendedor se depara com o WhatsApp Business e suas funcionalidades, nem sempre é possível avaliar logo de início se há desvantagens nessa migração de uma conta tradicional para a comercial. Contudo, alguns recursos podem não existir e impedirem o andamento dos negócios.

Uma desvantagem para quem utiliza o WhatsApp Business é a impossibilidade de trabalhar numa única conta com mais de um atendente. Inclusive é impossível acessar a conta comercial de diversos computadores ao mesmo tempo. Sendo assim, empresas maiores que necessitem de agilidade no atendimento, devido ao número expressivo de clientes que contatam o estabelecimento diariamente, terão resultados mais restritos caso optem somente pelo WhatsApp Business.

Para tais empresas, uma saída são as plataformas de multiatendimento, capazes de integrar vários colaboradores num único canal, direcionando os clientes para cada departamento específico. E tudo isso utilizando apenas um número de telefone!

A JustSell conta com a Evolvy, ferramenta que inclusive dá ao empreendimento a capacidade de personalizar seus atendimentos e ter ainda relatórios completos para suas métricas.

Conclusão

O WhatsApp Business chegou há cerca de 05 anos para mudar a maneira das pequenas empresas se comunicarem com seus clientes. Os recursos entregues conseguem suprir várias necessidades, e isso vai além da rotina do empreendimento. Ou seja, o cliente também é respaldado com funcionalidades que agilizam o processo de compra de algum produto ou serviço.

Se seu negócio não necessita de vários atendentes para resolver as questões do consumidor e requer apenas um ou dois dispositivos (um celular e um computador) em tempo real para conversar com o seu público e efetuar as vendas, o WhatsApp Business é a ferramenta ideal para o negócio.

Enfim, que tal migrar a conta tradicional da sua empresa para uma conta comercial no WhatsApp Business, iniciando assim um novo rumo para alavancar as vendas on-line? Os recursos disponíveis são ótimos e vão muito além da agilidade no atendimento: entregam principalmente maior autoridade ao estabelecimento.

 

Fonte: JustSell

https://www.justsell.com.br/blog/como-funciona-o-whatsapp-business-entendendo-a-ferramenta/

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