Deseja saber como fidelizar clientes, porém, não encontra um caminho viável que promova ações eficientes? Saiba agora que não é tão difícil trilhar um rumo com estratégias capazes de aproximar ainda mais esse relacionamento do vendedor com seus consumidores, resultando no aumento do faturamento para a empresa!
Toda jornada de compra é trabalhosa. Promover ações que tragam o lead desde o topo do funil, onde ele sequer conhecia suas necessidades até o fechamento de uma negociação por parte da empresa requer do vendedor estratégias práticas e eficientes.
Agora, como manter esse cliente real consumindo novos produtos e serviços ofertados? A resposta é: enquanto ele estiver satisfeito com a empresa. Mantê-lo nessa linha também requer um bom trabalho de aproximação. E quando se consegue o contentamento vindo do consumidor, ele inclusive tende a se tornar um promotor espontâneo da marca, indicando para amigos, parentes e conhecidos. Inclusive expondo essa satisfação nas redes sociais.
Adquirir novos clientes pode custar até 7x mais para uma empresa. Portanto, trabalhar com a fidelização, além de diminuir os custos para atrair novos leads, faz desse consumidor real, que já vem consumindo no mesmo ambiente (seja ele virtual ou físico), uma pessoa disposta a divulgar a sua própria satisfação. Que tal investir nesse segmento?
Descubra agora como fidelizar clientes, tendo em mãos algumas estratégias e dicas bem práticas que podem ser usadas no dia a dia na interação entre empresa e consumidor!
Como fidelizar clientes: por que o custo é menor?
Antes de apontar algumas dicas práticas de como fidelizar clientes, você precisa entender que essa ação em manter por perto quem já comprou na sua empresa é bastante eficiente.
O custo dessa fidelização acaba sendo menor pelo simples fato desse cliente já ter passado por todas as etapas do funil de vendas. E nós sabemos que cada fase desse processo requer um tempo maior de trabalho e dedicação extra, utilizando recursos que naturalmente irão resultar em novos investimentos financeiros. Ou seja, é a certeza do aumento de gastos. E mais: eles precisam ser bem planejados, caso contrário os valores podem fugir do que foi proposto nessa planificação.
O contrário se dá quando a empresa busca fidelizar os clientes reais, que já compram com ela. Isso requer estratégias mais simplificadas de novas aproximações. E um dos maiores acertos dessa investida é que o cliente, além de satisfeito, sente-se importante, reconhecido. É como se formasse um vínculo de troca. O investimento se torna menor e a divulgação da marca ganha um adendo: é feita de maneira espontânea por esse cliente.
Isso não significa que a sua empresa tenha que deixar de lado os novos leads que chegam. Trabalhar na balança com as duas possibilidades entrega muito mais resultados.
Vamos, então, conhecer algumas estratégias bem práticas que você e sua equipe possam usar no dia a dia da empresa, com foco na fidelização do cliente!
Como fidelizar clientes: sugestões práticas
Determinado cliente comprou um produto na sua empresa e você deseja manter esse vínculo. Como fazer? Uma dica bastante simples é, na hora da compra, reter algum contato dessa pessoa, seja e-mail ou WhatsApp. Com tais dados em mãos, sua empresa pode enviar bons conteúdos relacionados ao produto como, por exemplo, maneiras de utilizá-lo no dia a dia, conselhos para economizar, dentre outras recomendações.
Além disso, é possível manter essa aproximação com perguntas sobre o próprio produto, se o cliente está gostando do mesmo, o que ele tem achado da experiência, se está alcançando os resultados que gostaria, etc.
Fidelizar é também oferecer créditos. Portanto, dê descontos no frete para a próxima compra, entregue promoções de outros produtos ou serviços pelo fato da pessoa já ter comprado na loja, ofereça vouchers, dentre outros brindes. Nesses casos, torna-se bastante atraente um programa de pontos e até descontos em datas comemorativas, como o aniversário do cliente.
Outra sugestão é o reconhecimento pleno do cliente. E isso se faz com agradecimentos e até formas de se premiar essa pessoa. Que tal o envio de um mimo pelo correio, nem que seja aquela lembrancinha de aniversário ou um cartão de Natal?
E por último, faça do atendimento algo único. Caprichar na comunicação e tornar o contato individualizado também faz do cliente uma pessoa especial para a empresa. Portanto, se você usa a tática de generalizar o atendimento, repense esse fator.
Para quem trabalha com continuidade de um serviço e isso requer o pagamento mensal, aos clientes que estejam com faturas atrasadas, dê descontos, tente entender o motivo pelo qual os boletos não estão sendo pagos em dia. Ter uma empresa como amiga é tudo que um cliente precisa.
Conclusão
Todo cliente é único. E nenhum pode ser esquecido pela empresa. Fidelizar aquele consumidor que adquiriu algum produto ou serviço no seu estabelecimento é também se aproximar, entender sua rotina, entregar facilidades para a próxima compra.
Quando um cliente entende que aquela marca é a sua preferência, dificilmente ele abrirá mão dela para comprar com a concorrência. É que a pessoa se sente abraçada, sabe que terá uma solução vinda da empresa para cada nova necessidade. E mais: entenderá que aquele produto ou serviço ofertado resultará em outras diversas transformações em sua vida.