Como criar um Chatbot para Instagram Direct com a Inteligência Artificial do Google

Chatbot para Instagram Direct

Deseja criar um Chatbot para Instagram Direct e disponibilizar mensagens automáticas que gerem maior aproximação, retenção e fidelização dos clientes? Aliás, quer elaborar esses textos interativos em outras redes sociais, como o WhatsApp, utilizando a Inteligência Artificial do Google? Saiba agora quais sistemas utilizar e perceba como é prática toda essa ação!

O Instagram se tornou uma grande vitrine para quem vende pela internet. Além do objetivo inicial em divulgar fotos, infográficos, dentre outras imagens capazes de acelerar o processo de interação entre as pessoas, essa rede social ganhou atualizações que trazem ferramentas únicas na comunicação entre cliente e empresa. O Instagram Business, por exemplo, entrega ao dono do perfil a disponibilidade de geolocalização, permissão para criação de anúncios dentro do aplicativo, Instagram Shopping, links para migrar o consumidor para o site da empresa, WhatsApp, além dos indicadores de performance da página. Tudo isso com o intuito de aumentar a taxa de conversão de clientes para os negócios que ali atuam. 

Apesar da possibilidade de migração para um portal da loja, com botões de ‘saiba mais’ e etc, muitos clientes acabam deixando recado no próprio Direct do Instagram, local que nem sempre as empresas visualizam a todo momento. Essa falta de interação acaba deixando os usuários no limbo, sem respostas.

Uma forma bastante utilizada para reverter essa falta de comunicação e que muitas empresas vêm aderindo são as mensagens automáticas, ou seja, textos prontos e interativos capazes de sanar as mais diversas necessidades dos clientes de maneira prática e ágil. Porém, fica a dúvida: Como criar essas mensagens? 

Descubra agora quais são os caminhos para elaborar Chatbot para Instagram Direct, utilizando ainda a inteligência artificial do Google! E saia na frente da concorrência!

Dialogflow: saiba como funciona a inteligência artificial do Google

Chatbot para Instagram Direct
Chatbot para Instagram Direct
Entenda mais sobre o Dialogflow

O sistema denominado Dialogflow é um software do Google que tem a capacidade de criar Chatbots automáticos utilizando a inteligência artificial. Com botões e plugins onde se pode inserir mensagens de saudação, interação com o cliente e finalização de uma conversa, esse sistema possui uma versão gratuita e outra paga. Porém, vale lembrar que a versão free atende praticamente tudo o que um gestor e sua equipe precisam no que se refere à interação com os clientes.

O Dialogflow, para atender aos comandos programados por alguém, necessita estar alinhado a uma plataforma de multiatendimento. É através dela que as ações serão validadas nas redes sociais, como o Instagram Direct.

Sua versão em inglês pode ser traduzida na própria tela do computador, antes de o profissional iniciar o processo de criação das mensagens automáticas. Depois é só seguir o passo a passo (conforme está no vídeo explicativo no início deste artigo) e colocar os direcionamentos para rodar nas redes sociais.

Mensagens criadas, as mesmas terão a capacidade de interagir plenamente com os usuários. É possível elaborar textos de boas-vindas, instigar o cliente a seguir por um caminho ou outro para que suas dúvidas ou necessidades sejam sanadas, marcar consultas, disponibilizar links, transferir para um atendente quando necessário ou mesmo encerrar a conversa.

Essa ferramenta disponibilizada pelo Google tem resolvido muitas pendências no que se refere ao atendimento nas empresas. A entrega de praticidade e agilidade nesse processo pode resultar em maior retenção de leads, fidelização de clientes e até o aumento do faturamento.

Chatbot para Instagram Direct: a importância das plataformas de multiatendimento

Uma plataforma de multiatendimento vai muito além de alinhar seu próprio sistema à inteligência artificial do Google, o que dá à empresa total possibilidade de criar Chatbot com mensagens automáticas, seja para o Instagram Direct ou outras redes sociais como o WhatsApp, Facebook Messenger e até Telegram.

Através dela, torna-se possível inserir todos os atendentes, dos mais diversos departamentos, colocando-os de prontidão, caso uma dessas mensagens automatizadas resulte em transferência de chamada para algum setor. Além disso, os próprios profissionais têm a capacidade de organizar os contatos, sinalizando pendências, encerrando dúvidas e necessidades e interagindo com os clientes vindos dos mais diversos canais de comunicação, como as redes sociais que apontamos no parágrafo anterior. 

Como você pode notar, uma plataforma de multiatendimento unifica diversos canais de comunicação com o cliente. Ou seja, a pessoa pode enviar uma mensagem da rede social de sua preferência, que esse texto cairá no sistema. Vale lembrar que a rede social precisa estar alinhada à plataforma para que isso aconteça. Caso esse caminho esteja liberado, nenhum cliente ficará no limbo, sem as devidas respostas, já que os atendentes poderão respondê-lo imediatamente.

Outro ponto interessante é a entrega de indicadores para mensuração de resultados. Quem opta por esse tipo de plataforma na rotina de sua empresa, tem como resposta documentos claros e precisos para métricas. Isso dá ao gestor maior capacidade em novas tomadas de decisão, quando necessárias.

A plataforma Evolvy é um ótimo exemplo de sistema operacional nesse sentido e está alinhada com o Dialogflow. Além das integrações dos canais de comunicação (que vão além das redes sociais, podendo unificar também os e-mails e até chat de site), com a Evolvy você pode monitorar um atendimento em tempo real, o que sugere maior agilidade nas decisões. É possível ainda criar etiquetas para organização dos contatos e integrar os departamentos, agilizando todo o processo interno de comunicação. E mais: você não precisa ter diversos números de telefone para todas essas ações. Com um único contato, é possível unificar os setores e entregar ao cliente essa possibilidade de, enfim, se desvencilhar daquele monte de lembretes e registros para falar com seu negócio.

Deseja saber mais sobre a Evolvy? Então acesse o site www.evolvy.com.br . A plataforma libera 07 dias gratuitos para que qualquer empresa possa avaliá-la. Sendo assim, fica mais fácil analisar se o sistema se adequa à rotina do seu negócio.

Conclusão

Chatbot para Instagram Direct
Chatbot para Instagram Direct
Tenha estratégias na elaboração!

Criar um Chatbot para Instagram Direct a partir da inteligência artificial do Google é um processo que exige atenção, principalmente na elaboração dos textos que ficarão disponíveis para interação com os usuários. 

Devido a isso, antes mesmo de iniciar os testes no Dialogflow, pense em como sua empresa poderá se comunicar com seus clientes através dessas mensagens automatizadas. Entregue o que realmente as pessoas necessitam e escolha as redes sociais das quais os consumidores entram em contato com seu negócio. 

Não se esqueça também de viabilizar uma plataforma de multiatendimento, como a Evolvy, para o alinhamento com a inteligência artificial do Google e as redes sociais. 

Com tudo pronto, experimente a interação com seu público e modifique o que for necessário. Avalie, analise, sempre com foco nos melhores resultados para ambos, empresa e cliente.

 

 

 

 

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