Se você deseja criar um Chatbot para Facebook Messenger (dentre outras redes sociais, como o WhatsApp) utilizando a Inteligência Artificial do Google, porém, está encontrando dificuldade no percurso, saiba que não é nada complicado esse processo. Mas como criar essas mensagens automáticas? Acompanhe conosco e descubra os caminhos para elaboração de textos automatizados que irão aproximar ainda mais sua empresa de seus clientes!
Várias redes sociais têm contado com o movimento massivo de mensagens automáticas capazes de interagir de forma ágil e prática com os usuários. E não é para menos! O Facebook Messenger, por exemplo, é bastante utilizado por clientes que apreciam algum produto ou serviço divulgado no feed, stories, e em determinado momento enviam recados querendo saber mais sobre os itens apresentados.
Diante da procura, nem sempre é possível responder de imediato. Isso pode gerar insatisfação por parte do lead, levando-o a procurar a concorrência. E nenhuma empresa quer isso, é ou não é?
O fato é que os Chatbots têm ajudado muitos negócios na interação com os clientes, principalmente quando esses precisam resolver pendências, agendar serviços, comprar produtos, etc. Porém, fica a dúvida: como criar um Chatbot para Facebook Messenger com a Inteligência Artificial do Google (o maior buscador da internet)? Saiba agora quais são os procedimentos para implementar mais esse serviço nas suas redes sociais e alavancar as vendas em sua empresa!
Chatbot para Facebook Messenger: o que é essa inteligência artificial do Google?
Trata-se de um sistema chamado Dialogflow. Ele pertence ao gigante de buscas e tem uma versão gratuita que resolve praticamente todas as pendências de interação que sua empresa necessita.
Com o Dialogflow é possível criar textos de saudações, direcionar os clientes para marcarem consultas, disponibilizar links, dentre outras ações que inclusive se estendem além do horário de expediente. Ou seja, com esse tipo de mensagem automática sua empresa pode ficar online 24 horas por dia, 07 dias da semana.
Vale lembrar que o Dialogflow não consegue trabalhar sozinho. Aliado a ele, você precisa ter uma plataforma de multiatendimento que servirá como suporte para essa interação. E também abre espaço para sua equipe de atendentes, caso o próprio sistema precise transferir o cliente para algum departamento específico no intuito de encerrar as dúvidas e resolver outras pendências.
Entenda o que são essas plataformas de multiatendimento
Para quem deseja criar um Chatbot para Facebook Messenger utilizando a inteligência artificial do Google, se faz necessário o entendimento do que é uma plataforma de multiatendimento.
Trata-se de um sistema operacional com ferramentas que, juntas ao Dialogflow, são capazes de entregar toda interação necessária e funcionalidades práticas aos atendentes e clientes.
Se você quer inserir mensagens automáticas no Facebook Messenger, olha só o que uma plataforma de multiatendimento é capaz: integrar os mais diversos canais de comunicação num só sistema. Ou seja, é possível juntar o WhatsApp, Telegram, Instagram Direct, Facebook Messenger, E-mails, Chat de Sites, dentre outros num só lugar, facilitando a interação com os clientes.
Além disso, essas plataformas possuem indicadores que trabalham com mensuração de resultados. Portanto, você consegue avaliar os atendimentos, entender as métricas e partir para novas tomadas de decisão, quando necessárias.
Uma dica de plataforma bastante útil, ágil e prática, é a Evolvy. Além das funcionalidades que citamos acima, ela ainda te dá a possibilidade de monitorar os atendimentos em tempo real, facilitando a detecção de algum contratempo ou erro que possa ser corrigido.
Envie mídias diversas, crie etiquetas para organização dos contatos, tudo isso e muito mais tendo apenas um único número de telefone para toda sua equipe. Acabe com aquele monte de WhatsApp, um para cada departamento da empresa e agilize todo o processo de atendimento!
Quer saber mais? Então acesse o site www.evolvy.com.br ! Você pode ainda experimentar a plataforma por 07 dias gratuitos, avaliando se o sistema se adequa à rotina de seu negócio.
Conclusão
Criar um Chatbot para Facebook Messenger ou outra rede social tendo como base a inteligência artificial do Google requer algumas estratégias que juntas, entregarão muito mais funcionalidades para sua empresa.
Um grande diferencial em ter esse tipo de sistema é abrir espaço para que seus atendentes possam atuar em outras ações dentro da empresa. Citamos aqui a organização dos contatos, a elaboração de métodos de aproximação com os leads, dentre outros procedimentos que provavelmente ficariam inviáveis, caso necessitassem de disponibilidade integral na comunicação e interação com os usuários online.
Enquanto isso, você ainda entrega aos clientes os caminhos de interação via Chatbots que agilizarão os bate-papos, oferecerão ferramentas para sanar dúvidas, solucionar necessidades, marcar consultas, disponibilizar links diversos (inclusive para compra de produtos e serviços), e ampliar o horário de expediente, inclusive aos finais de semana. Sendo assim, seu negócio não para. O resultado é o aumento do faturamento, já que qualquer cliente poderá se comunicar com seu negócio independente do horário, respondendo e interagindo a essas mensagens automáticas. Dificilmente ele irá para a concorrência.
Ao pensar na compra de novos produtos ou serviços, esse cliente automaticamente pensará na sua empresa. Portanto, a fidelização se torna possível, diminuindo seus gastos com a aquisição ampla de novos leads. Você ainda terá consumidores que poderão divulgar de forma espontânea seu negócio, tornando-se promotores voluntários e diretos.
Saia na frente da concorrência, entregue tecnologia para quem busca pela sua empresa, agilize todo o processo de atendimento e compras criando Chatbot para Facebook Messenger com a inteligência artificial do Google! Seus clientes irão agradecer por toda essa praticidade!