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Como contratar vendedores e não errar na escolha?

Como contratar vendedores

Está com dificuldade em contratar vendedores sintonizados com o tipo de produto ou serviço que sua empresa vem ofertando no mercado? Encontrar o profissional que se destaca nas negociações com o cliente conforme a proposta de sua marca é um trabalho de análise mais aprofundada e que muitas vezes necessita da sua colaboração para que ambos descubram um caminho único e rentável. Acompanhe aqui algumas dicas infalíveis para que você não falhe na busca pelo profissional adequado ao seu negócio e saiba um pouco mais sobre um tema que é tão importante para o bom andamento de qualquer estabelecimento!

Todos nós sabemos que o vendedor é aquele profissional capaz de entregar os resultados que qualquer empresa necessita e que vão muito além da ligação com a saúde financeira do negócio. Esse profissional compreende o valor da marca e tem o dom de repassar isso ao cliente. E tal façanha independe da área em que a pessoa atue.

Contudo, nem todo vendedor visa assessorar ou é aquele que domina todas as esferas no campo das negociações. E isso acontece porque a profissão entrega ao cliente muito mais do que um item, ou seja, a rotina do profissional requer maior entendimento e contexto sobre determinados produtos ou serviços. E é aqui que mora uma das grandes sacadas na hora de contratar o vendedor ideal para uma empresa.

Conheça agora como trazer para seu negócio pessoas engajadas com as ofertas direcionadas ao público-alvo, e entenda o motivo do vendedor também ser uma autoridade da sua marca!

Como contratar vendedores: entenda qual é a proposta dessa contratação

Como contratar vendedores
Como contratar vendedores
Motivação

Antes mesmo de buscar por um novo profissional, o empreendedor precisa entender o que o motiva a contratá-lo. A empresa necessita de mais uma pessoa no quadro de colaboradores devido à demanda nas negociações e prospecção de clientes? Deseja substituir um funcionário? Ou quer contratar um profissional para qualificar a equipe, ou seja, ter uma pessoa que vá além do entendimento sobre os produtos e/ou serviços oferecidos?

Encontrar uma pessoa qualificada ao tipo de negócio que segue com seu potencial ou vislumbra um novo mercado e que embarque nas diretrizes do empreendimento não é algo tão simples. Para que alguém se situe inteiramente na proposta da empresa, algumas perguntas formuladas antes da contratação precisam de respostas precisas. E esses direcionamentos estão nas mãos de quem irá contratar o profissional.

Portanto, encontre o real motivo da contratação. E coloque essa proposta, esse objetivo como principal fator que traga essa nova pessoa ao quadro de funcionários.

Como contratar vendedores: buscando pelo profissional ideal

A base para qualquer contratação é a pesquisa. Portanto, buscar os locais corretos evita que o empreendedor colha informações que não tenham a ver com seu negócio. Isso é imprescindível para que inclusive haja uma avaliação mais apurada sobre o ramo atuante do vendedor.

Contate pessoas que empreendem na mesma área que a sua. Se puder, fale com gestores de empresas parceiras. Esses dois caminhos são ótimos berços para iniciar um processo de busca pelo vendedor ideal.

Utilizar as redes sociais, ou seja, entrar em grupos que costumam compartilhar os mesmos ideais, visitar perfis de negócios similares à sua marca também são ótimas fontes para atrair vendedores que trabalham no mesmo ramo que o seu. Nesses locais, muitas vezes há um profissional empregado divulgando o contato de algum conhecido que esteja buscando por uma oportunidade e esse pode ser um bom caminho para o início das conversas.

Outra dica para alcançar o vendedor que esteja pronto a atuar no seu negócio é visitar e contatar sites de emprego. Quando você preenche o perfil da sua empresa nesses portais e inclui o ramo em que ela atua, há como intercalar dados, propostas e a própria plataforma faz a aproximação entre as duas partes, o que pode evoluir para uma entrevista.

Divulgar a vaga em outros canais, enfatizar a proposta do cargo e frisar sobre o ramo em que o futuro vendedor irá atuar diminui o caminho entre a pessoa e a empresa. Tendo esse foco, fica mais fácil avaliar e separar os currículos e separar para uma conversa com o profissional e saber mais sobre sua dinâmica nas vendas.

Indicação: um ato que precisa de atenção

Sabemos que praticamente toda indicação parte de uma pessoa de confiança do empresário. Contudo, quem indica geralmente não conhece a rotina do negócio na sua totalidade. E isso é um ponto que precisa de atenção.

Ao avaliar o profissional, verifique se o mesmo tem conhecimento sobre o setor em que atua a sua empresa. Não deixe de analisar o perfil de outros concorrentes, simplesmente pelo fato de ter em mãos um ou mais currículos de indicados.  

O vendedor deve ter ciência sobre a área

Como contratar vendedores
Como contratar vendedores
Conhecimento sobre a área de atuação

Antes mesmo da entrevista, avalie o currículo dos que concorrem à vaga. Um portfólio com muitas conquistas em vendas, porém, nenhuma no setor em que sua empresa atua pode apontar um ótimo conhecimento em outras áreas apenas. E isso pode divergir na hora da prática, caso necessite de respostas rápidas. 

Porém, se a sua intenção é investir no novo contratado, utilizando todas as suas habilidades em outros setores para somar com treinamentos e cursos que o mesmo fará e sem ter pressa nos resultados, a ideia de ter essa pessoa por perto é positiva em vários sentidos, principalmente pela agilidade que o próprio vendedor já tem. Sendo assim, chame o profissional para uma entrevista.

Utilize o currículo como referência

Nem toda referência sobre o profissional vem através de uma carta de recomendação. Portanto, utilize o próprio currículo para ter um parâmetro sobre a atuação da pessoa nas últimas empresas em que trabalhou. Isso não significa ligar para os estabelecimentos atrás de notícias que sejam viáveis para a contratação.

Converse com o próprio vendedor durante a entrevista. Pergunte sobre suas ações e diferenciais nas respectivas empresas, se há apontamentos sobre sua atuação em mídias sociais, site ou blog dos empreendimentos, etc. Hoje a internet é uma fonte valiosa de dados. As próprias redes sociais das empresas ou do profissional podem ter relatos de clientes, casos de sucesso, dentre outras informações que possam ser simples, porém, valiosas para sua decisão no momento de contratá-lo ou não.

Como contratar vendedores: seja claro em relação à remuneração

Durante a entrevista, seja objetivo no que se refere aos ganhos do vendedor. A clareza evita futuros contratempos, portanto, ela não pode ser procrastinada. 

Aponte quais serão os benefícios do profissional, se o mesmo terá um valor mensal e quais serão todos os adicionais, incluindo vale-refeição e ajuda para o transporte. Se puder, envie tais informações para o e-mail da pessoa, até para que a mesma tenha tudo devidamente anotado.

Procure remunerar o novo vendedor com um bom salário. Caso isso não seja possível no momento, explique os motivos atuais que impedem o avanço de uma remuneração mais alta. Com isso, a pessoa decidirá pela continuação das negociações ou não.

Quando um empreendedor tem a confiança do vendedor e vice-versa, a relação entre ambos passa a ter maior disposição para ajustar quaisquer contratempos que possam surgir no futuro. 

E lembre-se: uma pessoa empenhada, engajada e capacitada merece receber à altura. Portanto, a clareza precisa estar presente durante essa fase de negociação.

Saiba como ajustar um perfil para o cargo

Como contratar vendedores
Como contratar vendedores
A pauta deve ser sempre o profissionalismo

Apontar um perfil para o novo vendedor não significa pautar questões individuais e únicas da pessoa, como gênero, religião e etc. As características devem se resumir apenas às ações profissionais. 

Identifique as experiências exigidas, se incluirá um tempo mínimo ou mesmo se irá focar em atuações dentro da área onde está alicerçada a sua empresa. 

Durante a entrevista, tente identificar alguns diferenciais no vendedor, ou seja, como ele aborda seus clientes, que tipo de planejamento o mesmo utiliza para mapear seu processo de negociação. 

Faça perguntas para entender melhor o motivo dele estar ali na entrevista, como:

  • O que a vaga irá acrescentar na sua vida profissional?
  • Quais aplicativos, ferramentas, plataformas ou outros itens a pessoa utiliza durante as negociações?
  • O que tais produtos ou serviços oferecidos pela empresa influenciam na sua tomada de decisão em procurar pela vaga?

E sempre dê espaço para que o profissional acrescente ou questione algumas informações passadas. 

Anote todos os dados obtidos. Em sua sala ou num ambiente tranquilo, elabore um posicionamento final. Diante desse pequeno relatório pode estar a resposta que você mais necessita para o momento.

Como contratar vendedores: após o acerto, assista o funcionário

Estar ao lado do novo vendedor é importantíssimo até para as devidas adequações na equipe. De repente ele é ágil para contatos mais frios, ou mesmo tem desenvoltura para fechar negócios com pessoas ou empresas de grande valor, porém, que adquirem poucos produtos ou serviços de seu estabelecimento.

O próprio profissional pode ter maior conhecimento sobre determinado item, e diante de outro saber menos. Ou seja, precisaria de mais informações para se tornar um especialista no assunto e vender com propriedade.

E não se esqueça de conversar com o vendedor, perguntar o que ele está achando do novo cargo, o que sente falta, os diferenciais que tem percebido sobre o negócio. É durante esses bate-papos que surgem ideias que acabam ditando outros rumos para as vendas e negociações.

Conclusão

Como contratar vendedores
Como contratar vendedores
Aprender, praticar e conduzir a área

Reconhecer as etapas de como contratar vendedores e não errar na hora da escolha é uma tarefa que exige atenção. E partir para a ação requer tempo e dedicação.

É importante ter por perto um profissional que esteja disposto a inspecionar, aprender, praticar e conduzir a área que lhe será apresentada. Afinal, ser um especialista no produto ou serviço ofertado vai muito além da venda em si. É quando o vendedor consegue entregar ao cliente a solução que ele buscava no mercado. 

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