Você precisa calcular a taxa de conversão em vendas da sua empresa, porém, não sabe como fazer? Saiba o que significa esse índice e como realizar o cálculo, descobrindo qual é a taxa de conversão ideal para seu negócio!
Toda empresa necessita saber quais ações internas estão trazendo bons resultados. Além disso, é preciso visualizar o número de pessoas que estão migrando positivamente pelas etapas do funil de vendas e quais porcentagens apontam para um número de clientes reais. Isso é possível através do que chamamos de taxa de conversão em vendas. Mas, o que seria esse índice e como contabilizá-lo?
Descubra agora a importância da taxa de conversão em vendas para uma empresa, como calculá-la e o que fazer para melhorar sua porcentagem, caso os números estejam abaixo do esperado!
Taxa de conversão em vendas: significado
A taxa de conversão em vendas nada mais é do que um cálculo que traz mensurações sobre o número de potenciais consumidores que evoluíram de uma etapa a outra do funil de vendas e se tornaram clientes reais. Tal indicador tem a capacidade de apontar quais ações realmente vem trazendo resultado para determinado negócio.
Ao apontar a quantidade de leads que se tornaram clientes, essa métrica deixa claro o quanto ela vai além de uma simples análise. Ou seja, ela tem a capacidade de mostrar e fazer com que a equipe avaliadora saiba quais oportunidades apresentadas no decorrer do funil de vendas foram imprescindíveis para a conversão dos leads em clientes.
Taxa de conversão em vendas: como fazer
Parece complicado, mas é bem fácil calcular uma taxa de conversão em vendas.
Suponhamos que foram contabilizados 1.200 formulários preenchidos no seu site durante o último mês garantindo esse número em vendas. Porém, houve 5.000 visitas. Bem mais do que a conversão. O cálculo será o seguinte:
1.200 : 5.000 x 100 = 24% de conversão em vendas.
Caso você opte por número sem a porcentagem, é só pegar os 1.200 e dividir pelos 5.000. O número será 0,24 de taxa de conversão.
Vale lembrar que não existe um número ideal e único para apontar que a taxa de conversão foi alcançada. Nesse caso é preciso entender qual é o foco da estratégia, o objetivo a ser almejado pela empresa.
Exemplo: se a sua intenção era vender 20% a mais do que o mês retrasado, com o cálculo e o resultado de 24%, isso significa que você e sua equipe alcançaram o patamar proposto, ultrapassando ainda 4%.
Essa porcentagem de 24% foi alta para a sua empresa, porém, pode ser baixa para outra que se programou a alcançar 30%. Entendeu a diferença?
Entenda o motivo de outros leads não converterem
Sua empresa até pode ter alcançado o patamar proposto. Contudo, todas as vezes em que a equipe calcula uma taxa de conversão em vendas, faz-se necessária uma análise apontando o porquê de outros leads não terem sido convertidos em clientes reais.
Um apontamento importante é o fato de que os leads não estavam prontos o suficiente para comprar. Não houve atração suficiente para essa conversão.
Em qual etapa do funil de vendas a estratégia empacou? Ao entender o exato momento do bloqueio, novas tomadas de decisão precisam ser apreciadas. Isso pode ser feito com novos conteúdos relevantes, como e-books, vídeos, etc. Ou mesmo atualizar a abordagem da equipe de vendas. Em relação a essa segunda opção, uma forma de se aproximar mais do potencial cliente é entender bem as suas necessidades e focar no produto ou serviço como solução.
Atrair mais visitantes é outra tática que tende a dar certo. Além disso, evoluir no processo de qualificação desses leads e trabalhar aqueles que não fecharam negócio é outra estratégia que costuma ser bastante eficiente. Porém, jamais esqueça dos clientes reais. É preciso fidelizá-los e isso se faz com ações voltadas a eles.
Por fim, algumas situações oriundas do próprio atendimento, como a temível fila de espera, podem atrapalhar a negociação, afugentando os leads para a concorrência. Por qual motivo eles têm esperado tanto? A tecnologia pode ser a resposta.
Optar por uma boa plataforma de multiatendimento traz inovações que diminuem o tempo e aproxima o cliente em potencial de qualquer empresa. Ao integrar, por exemplo, os vários canais de comunicação, como WhatsApp, Telegram, E-mail, Facebook Messenger e Instagram Direct, você evita que o cliente tenha que migrar de um para outro no intuito de continuar a conversa. Ele fala do canal de sua preferência e seus atendentes respondem via sistema.
A nossa dica é a plataforma Evolvy, que tem essa funcionalidade acima citada e muito mais. Acesse www.evolvy.com.br . Sua empresa ganha 07 dias gratuitos para testá-la e verificar se o sistema se adequa à rotina de seu negócio.
Conclusão
Saber como calcular a taxa de conversão em vendas traz para qualquer empresa um parâmetro ideal sobre as estratégias propostas e o alcance de todas elas.
E diante do resultado, positivo ou não, novas tomadas de decisão são sempre bem-vindas para aumentar o fluxo de leads nos sites e preenchimento de formulários, convertendo essas pessoas em clientes reais.