Como abordar seus clientes pelo WhatsApp?

Abordar seus clientes pelo WhatsApp

Abordar seus clientes pelo WhatsApp tem sido uma tarefa difícil? Essa comunicação vem resultando na fuga de pessoas para a concorrência? Quando esse tipo de problema acontece, não há outra saída: o jeito é buscar por uma solução. E ela existe! Saiba agora quais estratégias são eficazes na hora de desenvolver uma conversa com quem consome seus produtos e serviços e não perca mais contatos!

Desde que chegou ao mercado, o WhatsApp vem se tornando uma das maiores conexões diretas entre clientes e empresas. E isso ocorre pela popularidade do aplicativo. Ele tem um download bastante simplificado e de fácil instalação nos mais diversos celulares e computadores, além da agilidade no envio e recebimento de mensagens.

Por ser um meio de comunicação bastante direto e que ocorre on-line, o WhatsApp tem a capacidade de aproximar ainda mais as pessoas, já que os textos geralmente pendem para o casual e geram maior empatia.

Contudo, não é de qualquer maneira que se aborda um lead pelo WhatsApp. Essa rapidez pode resultar em fuga para a concorrência. Mas, então, como se apresentar a um cliente pelo aplicativo e desenvolver um bate-papo positivo?

Descubra agora como desenvolver uma conversa com seus clientes através de estratégias efetivas e que vão aproximar ainda mais a sua empresa daqueles que ficam em dúvida na hora de comprar seus produtos e serviços!

Abordar seus clientes pelo WhatsApp: menor burocracia na hora das vendas

Abordar seus clientes pelo WhatsApp
Abordar seus clientes pelo WhatsApp
Canal popular de comunicação

Por ser um canal direto de comunicação, o WhatsApp requer menor burocracia na hora de negociar com um cliente. As pessoas que recebem as mensagens podem respondê-las de quaisquer lugares: transporte público, durante uma viagem, no intervalo da faculdade ou serviço, após os expedientes, e por aí vai. 

O cliente é quem escolhe o momento ideal para devolver o que lhe foi perguntado. E a informação segue ali, disponível no seu celular. Talvez seja por isso que o WhatsApp apresenta menor rejeição na abertura de mensagens.

Por oferecer menor burocracia na hora das vendas, abordar clientes pelo WhatsApp parece algo bem fácil. Eu diria que não é difícil, porém, requer algumas ações para que o vendedor não se torne alguém inconveniente. 

Veja agora quais estratégias é possível utilizar no intuito de atrair e reter leads, transformá-los em clientes reais e fidelizar essas participações nas compras de produtos e serviços na sua empresa!

Estratégias para vender mais no WhatsApp

Saiba como abordar seus clientes pelo WhatsApp utilizando métodos eficientes:

Migre para o WhatsApp Business

Desde que foi lançado em 2018, o WhatsApp Business vem revolucionando a rotina dos negócios. Assim como acontece com o aplicativo convencional, ele é facilmente encontrado no ‘Play Store’ e seu download é gratuito. Porém, possui um layout voltado para empresas, entregando ferramentas imprescindíveis na aproximação com os leads.

Via WhatsApp Business é possível criar um catálogo dos seus produtos ou serviços, disponibilizar a localização do empreendimento, elaborar etiquetas para organização dos contatos, além da possibilidade de criar algumas mensagens automáticas de saudação e com informações relevantes como, por exemplo, informar o cliente do dia e horário do expediente.

Se a sua empresa atua com o WhatsApp convencional, a hora é agora de profissionalizar a conta e baixar o WhatsApp Business. Depois é só migrar os contatos dos clientes, deixando no antigo apenas os telefones de parentes, amigos e pessoas mais próximas.

Saiba enviar a primeira mensagem

Cliente nenhum gosta que seu espaço seja invadido. Receber diversos textos, um atrás do outro via WhatsApp pode gerar incômodo no lead. Portanto, explique como chegou até a pessoa, seja breve na mensagem criada. E não mande áudio logo na primeira aproximação!

Não inclua esses contatos em grupos. As pessoas detestam receber mensagens umas atrás das outras, e com respostas de outros clientes. Utilize o Canal de Transmissão, disponível no WhatsApp Business. Através dele você manda um recado para todos os seus leads, porém, esse texto chegará de forma individualizada. Isso tende a aproximar o cliente.

Cuidado com os áudios ao abordar seus clientes pelo WhatsApp

Quem gosta de áudios gigantescos? Nem durante os contatos pessoais eles são bem-vindos. Ou seja, caso necessite utilizar áudios para enviar alguma informação ao lead, não ultrapasse 01 minuto no total. 

Vale lembrar que os áudios são ótimas fontes de aproximação, pois geram maior empatia quando bem projetados e utilizados de maneira mais informal. Porém, o tempo é a chave desse sucesso!

Atente-se aos pedidos dos clientes

Algo que não pode faltar durante um contato pelo WhatsApp é a atenção total às solicitações dos leads. Por exemplo: tem cliente que não gosta de continuar uma conversa pelo aplicativo, preferindo ser reportado via e-mail. Caso haja esse pedido, aceite-o! Inclusive deixe à disposição outros canais de comunicação, como Messenger, Direct, Telegram, etc.

Outra situação é continuar enviando mensagens, quando o cliente já pediu para falar em outro momento, após o horário comercial. Jamais faça isso!

Dê ainda opções de pagamento para ele. Há clientes que aceitam receber um link pelo WhatsApp para efetuar uma compra. Porém, há quem queira visitar o site e realizar o procedimento por lá. Cartões, PIX, Boletos, tudo isso também serve como opção de pagamento.

Invista na comunicação Omnichannel

Esse tipo de comunicação ocorre quando os vários canais são integrados num só sistema. Por exemplo: o cliente pode iniciar uma conversa pelo Facebook Messenger e depois migrar para o WhatsApp. Se você não tem essa unificação, perde as primeiras informações da conversa. 

A comunicação Omnichannel existe não só para agilizar todo o processo de interação com os leads, mas principalmente em disponibilizar a eles a possibilidade de conversarem pelo canal de sua preferência.

Para obter esse tipo de ferramenta, a dica é contratar uma plataforma de atendimento. Ela tem a capacidade de entregar essa funcionalidade, além de outras tão importantes e que servirão para atrair ainda mais leads. Caso queira saber mais sobre esse tipo de sistema operacional, conheça a Evolvy acessando o link www.evolvy.com.br

Abordar seus clientes pelo WhatsApp: Conclusão

Abordar seus clientes pelo WhatsApp
Abordar seus clientes pelo WhatsApp
Alta taxa de abertura

Abordar seus clientes pelo WhatsApp é algo que requer ações comuns do dia a dia. Muitas delas seguem à disposição da sua empresa de maneira gratuita, como o WhatsApp Business.

Além disso, é preciso se atentar às aproximações que acontecerão via aplicativo. Não ser invasivo, ouvir a pessoa que está do outro lado, evitar grupos, enviar áudios rápidos e precisos, tudo isso colabora para maior empatia do lead.

Uma coisa é certa: você e sua equipe têm uma ferramenta bastante popular e com alta taxa de abertura. Saber usá-la nos momentos certos pode ser a chave que a empresa necessita para abrir novos rumos na retenção, fidelização e aumento do faturamento.

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