Ser concorrente do McDonald’s não é uma tarefa fácil, principalmente pelo fato dessa cadeia de restaurantes e fast food dominar o título em todo o mundo. Mas, então, como o Burger King consegue se manter responsável por uma autoridade de marca tão relevante, capaz de despertar na sua concorrente uma disputa pra lá de acirrada? E que, inclusive, faz o próprio líder dos hambúrgueres buscar por alternativas de retenção de leads tão parecidas? Aprenda como a concorrente do McDonald’s trabalha o seu domínio de mercado e comece a utilizar essas estratégias ainda hoje no seu negócio!
Desde que chegou ao Brasil no ano de 1979, aos poucos o McDonald’s foi se tornando um fenômeno do gênero. A célebre frase: “Vou de Mc!” ganhou status de bordão coletivo e engatou um desejo ainda maior pelo consumo dos lanches. Um Marketing perfeito que foi passando de boca a boca e assinalou a marca.
Sempre de olho no futuro, a rede de fast food acompanhou as tendências. Se o McDonald’s até, então, era visto como um lugar propício a gorduras, o próprio negócio passou a idealizar campanhas com foco na vida saudável, apresentando pratos bem apetitosos nesse sentido.
Acontece que a concorrência chega de forma natural e, em 2004, o Burger King aportou no Brasil. Primeiramente sem grandes novidades, mas aos poucos encantando a galera e chamando para si seu público cativo.
Hoje é possível dizer que o Burger King é o principal concorrente do McDonald’s e garante sua autoridade de mercado com muitas novidades. Saiba agora como acontece essa concorrência sadia entre as duas cadeias de restaurantes e fast foods e utilize alguns dos métodos para alavancar seu negócio no mercado!
O motivo do Burger King ser visto como grande concorrente do McDonald’s
Teve uma época em que outra loja de departamento ganhou o status de concorrente do McDonald’s: quem não lembra do Bob’s?
Ainda hoje essa cadeia de lanches traz as suas iguarias e é muito apreciada em grandes shoppings. Podemos até arriscar em dizer que o Burger King, o McDonald’s e o Bob’s formam um trio parada dura nesse ramo apetitoso dos hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes. Entretanto, é fato que o Burger King foi garantindo seu espaço aos poucos e se posicionou como uma empresa que vem mexendo com a rotina do Mc.
Uma estratégia bastante interessante é a questão do próprio refresco que, em diversos combos, vem acompanhado dos lanches. Se a Coca-Cola está no protagonismo do Mc, a Pepsi (por si só a grande concorrente do refrigerante) chama a atenção no Burger King. Essa estratégia é fantástica, já que foi possível dizer aos que amam a Pepsi o seguinte: “Venha comer um lanche conosco, pois temos a bebida que você adora!”.
E mais: a ideia do ‘refil’ foi algo bastante inusitado e que chegou aos ouvidos de muita gente. Se no Burger King há a possibilidade de optar por um combo e se servir de refrigerante à vontade, é lógico que o McDonald’s se atentou a uma saída, já que quem toma bastante refrigerante poderia optar pela concorrente.
Do mesmo modo, se o lanche Whopper sempre foi visto como o carro-chefe do Burger King, a própria marca se viu obrigada a divulgar o Big King, uma espécie de concorrente do Big Mc.
Repare que se iniciou uma batalha saudável entre as marcas e cada qual foi puxando seu público para mais perto. Hoje é comum encontrar pessoas que preferem o Burger King, enquanto outras não abrem mão do McDonald’s por nada.
Concorrente do McDonald’s: o bem valioso para o Burger King
Quem conhece o Burger King sabe que um dos bens mais preciosos da marca é a sua própria gente. Eles apostam na carreira dos colaboradores. Não que o McDonald’s deixe isso de lado, mas no concorrente essa investida é bastante visível. Isso resulta em uma grande experiência de alimentação por parte dos clientes.
Outro bem valioso, e bastante assinalado pelas duas marcas, é a liberdade dada aos clientes. Por exemplo: você pode optar por um lanche do McDonald’s e se deliciar com o Free Refil do Burger King. A ideia é maravilhosa, uma vez que as lojas seguem com seus devidos destaques nas praças de alimentação e o melhor local para se sentar e lanchar é o consumidor quem decide.
Presença nas redes sociais
Qualquer uma das duas marcas tem uma vida intensa nas redes sociais. E isso vai além da divulgação dos produtos e promoções. Seu público comenta, curte as postagens e os compartilhamentos espalham a ideia de ‘dar água na boca’ de outras pessoas.
A própria sigla Mc foi abrasileirada, tornando-se Méqui. E se a rede patrocina algo na televisão, como o Big Brother Brasil, lá nas redes sociais você consegue achar qual é o molho favorito de algum participante da casa. Ou seja, uma interação perfeita entre os canais de comunicação.
Já o Instagram do Burger King deixa claro na Bio que tudo ali é “do seu jeito”, ou seja, da maneira que o público prefere. E assinala que todos são bem-vindos aos restaurantes da marca. Inclusive o Burger King trabalha muito com vídeos, fazendo referências entre signos do zodíaco e clientes, mostrando qual é o destino do óleo utilizado na fritura das batatas, e muito mais.
Concorrente do McDonald’s: o que você pode aprender sobre autoridade de marca
Uma autoridade de marca surge para que qualquer empresa possa ter sucesso no ramo em que atua e se posicionar perante ao mercado. Ao atuar em conjunto com as mídias sociais, afeta diretamente o crescimento do empreendimento.
Como exemplo, acesse as redes do Burger King e faça uma comparação com as do McDonald’s. Note que cada uma segue uma linguagem única, apesar de ambas trabalharem com lanches.
Após isso, tente responder: Qual é a missão da sua empresa? Quais são os valores de seu negócio? Ambos precisam de um alinhamento completo com o conceito e o crédito dado ao empreendimento. Tenha isso como uma estratégia que jamais poderá ser deixada de lado.
Crie possibilidades que possam ir além do que você e a concorrência ofertam. Lembra do Free Refil do Burger King?
Invista na interação on-line. Antes, porém, verifique quais são as redes sociais que mais se adequam ao seu negócio. Sendo assim, fica mais fácil achar e falar diretamente com seu público. O Instagram, por exemplo, é uma ótima vitrine para as duas redes de fast foods, principalmente porque elas utilizam imagens para aguçar o paladar das pessoas.
Agilize o processo de atendimento. Note que o McDonald’s e o Burger King prezam pelo atendimento rápido e eficiente. Se a sua empresa atua com vendas e atendimento on-line, opte por boas plataformas que tragam os resultados que seus clientes esperam.
Uma plataforma de multiatendimento é capaz de integrar os vários canais de comunicação num só sistema, facilitando o contato entre seu negócio e os consumidores. Unifique o WhatsApp, Telegram, Instagram Direct e o Facebook Messenger. Com isso, o lead envia as mensagens do canal de sua preferência e seus atendentes receberão em um só lugar.
A nossa dica é a plataforma Evolvy, que além de integrar todos os canais acima citados, ainda unifica os E-mails e o próprio Chat do Site da sua empresa. Ou seja, jamais um cliente ficará no limbo, sem respostas. E isso ocorre porque nenhuma mensagem enviada irá se perder ou permanecer esquecida. Um grande diferencial que faz seu negócio sair na frente da concorrência!
A Evolvy entrega ainda diversos indicadores para mensuração de resultados. Inclusive você pode monitorar os atendimentos em tempo real, facilitando novas tomadas de decisão e mudança de estratégias.
Crie também mensagens automáticas via Chatbot utilizando a inteligência artificial do Google. Isso possibilita expandir o atendimento aos finais de semana e feriados, já que o cliente poderá interagir com os bots, marcando consultas, recebendo links para compras e muito mais! É a sua marca entregando autoridade de mercado, despertando o olhar do potenciais consumidores.
Acesse www.evolvy.com.br e saiba mais sobre as funcionalidades da plataforma. Você ainda ganha 07 dias gratuitos para testar o sistema.
Conclusão
O Burger King, que talvez possa ser apontado como o maior concorrente do McDonald’s que temos hoje, está sempre se destacando no mercado. E isso vai além dos serviços ofertados. A interação com os clientes via redes sociais é plena e as inserções em mídias tradicionais como a televisão chegam para agregar ainda mais esse consórcio na comunicação.
Por sua vez, a concorrência entre as gigantes do fast food torna-se algo muito saudável e prazeroso de se analisar, obrigando a todos (inclusive outras lojas) pelo crescimento. A possibilidade real é de uma extensa abertura comercial.
Essa liberdade é refletida nas próprias ações dos clientes, como o fato que mencionamos onde a pessoa compra determinado produto numa loja e completa seu almoço ou lanche da tarde em outra. Ninguém perde, todos ganham. E muito além de vender, cada marca consegue posicionar sua própria autoridade num mercado ora tão concorrido.