Como buscar ações comerciais para aumentar suas vendas num cenário tão competitivo como a internet? Leia o artigo e note que não é tão difícil assim agir em prol da retenção de leads, fidelização de clientes e acréscimo no faturamento de qualquer empresas!
O universo virtual trouxe, acima de tudo, maior seletividade por parte dos usuários durante suas escolhas em relação a produtos e serviços. O fato é que a informação ágil e o poder de pesquisa deixaram as pessoas ainda mais exigentes. Elas já sabem muito sobre o que querem ou desejam antes mesmo de irem a um site avaliar determinados itens.
Diante disso, uma nova forma de se comunicar com os leads não só entrou em pauta, como tem ditado as regras nos últimos tempos. É preciso conhecer o cliente, saber quais são as suas necessidades e principalmente entregar solução ao que tanto ele busca. E nem toda empresa tem se preparado para isso.
Aprenda agora 10 ações comerciais para aumentar suas vendas, com estratégias simples, porém, eficazes e que podem inclusive resultar em fidelização por parte dos consumidores!
Ações comerciais para aumentar suas vendas: conheça seu cliente
Conhecer o cliente não é o mesmo que importuná-lo. A primeira grande ação de qualquer empresa é escutar o que a pessoa deseja. E isso se faz com perguntas inteligentes, e que deem vazão à respostas que mostrem as reais necessidades dos leads.
Saiba também um pouco sobre a segmentação demográfica (idade, gênero, tamanho da família, ocupação, etc.) e psicográfica (modo de pensar, valores, interesses, modo de agir, estilo de vida, cultura, etc.). Isso pode ajudar e muito na hora de elaborar uma oferta.
Conhecer o cliente é também saber das suas dores, problemas e desejos, o que pode entregar ao vendedor que o produto ou serviço a ser ofertado em seguida poderá servir como solução para sanar tudo isso.
Personalize o atendimento
Entenda: cada cliente é único. Portanto, as investidas do vendedor não podem ser generalizadas. É preciso afunilar a conversa, perceber que a pessoa com quem se fala tem seus critérios na hora de ouvir, falar e decidir por algum produto ou serviço.
Muitas vezes o cliente gosta de determinado canal de atendimento. Uma rede social, por exemplo. E diante desse canal, a conversa poderá fluir de maneira mais casual ou formal.
Use o início do bate-papo para ir afunilando o andamento da negociação. A saudação, claro, essa generalizada, já pode mostrar como o cliente deseja conduzir a conversa pela resposta que ele dará em seguida ao ‘bom dia, boa tarde ou boa noite’. Atente-se a isso, às palavras!
Ações comerciais para aumentar suas vendas: inove!
Inovar é trazer originalidade e organização para a loja, seja ela física ou virtual. É também entregar qualidade diferenciada ao atendimento.
Não seja mais do mesmo! Aprecie a concorrência e tente fazer diferente, entregar mais. A organização de um site, por exemplo, pode partir de um modelo que seja mais prático e ágil, responsivo, com botões que levem o cliente rapidamente ao que ele deseja. Incremente um blog, com artigos e informações relevantes. É uma maneira de aguçar a curiosidade do consumidor em relação a alguns assuntos pertinentes a seus produtos e serviços.
Nas lojas físicas, esteja sempre trocando as vitrines, disponibilizando um atendimento personalizado, com respostas precisas em relação ao que se vende.
Encante com surpresas
O cliente gosta de boas surpresas. Portanto, que tal incluir descontos em alguns produtos ou na inclusão de um segundo no carrinho de compras? Optar por promoções também é outra saída bastante rentável.
Aos consumidores que já compram na loja, entenda que eles precisam de maior atenção. Envie vouchers também com descontos e promoções especiais somente para eles, mande e-mails com saudações de aniversário, festas de final de ano, etc.
Ações comerciais para aumentar suas vendas: apareça mais nas redes sociais!
Deixar as redes sociais de lado em tempos de internet é perder uma grande oportunidade de negócios. Estar em todas também pode ser uma estratégia não muito convidativa.
Portanto, escolha as redes sociais que mais tenham a ver com o perfil do seu negócio. E para cada uma delas, fale numa linguagem direcionada ao público cativo. O Instagram, por exemplo, é uma rede social onde a apresentação maior se dá via fotos e vídeos. Ou seja, o texto deve ser menor e tudo que a empresa precisa passar, deve estar assinalado nos dois primeiros tipos de mídia.
Ah, não deixe de interagir com seus clientes. Responda aos comentários, traga soluções quanto às perguntas feitas pelos consumidores via Messenger ou Direct. Não deixe os usuários no limbo!
Tenha mais de 01 método de pagamento
Lembra do que falamos, que o cliente está mais seletivo? Então, isso também se tornou fato pela praticidade que a tecnologia de hoje entrega a todos nós. Portanto, se você opta por apenas 01 método de pagamento ou poucos mais, entenda que é preciso inovar nesse sentido.
Além dos cartões de crédito e débito, tão comuns nas mãos dos consumidores, tente buscar novas formas de pagamento, como boleto e Pix. Ah, e não se esqueça dos parcelamentos.
Treine sua equipe
Os atendentes e vendedores precisam conhecer bem sobre os produtos e serviços que são oferecidos. Isso inclusive facilita suas ações na hora de mostrar ao consumidor que tais itens servem como soluções às suas necessidades.
Além disso, treine sua equipe na questão do atendimento. É preciso entender de uma vez por todas que cada cliente é único, portanto, o bate-papo deve ser individualizado.
Ações comerciais para aumentar suas vendas: promova a fidelização
Fidelizar a clientela que já comprou em sua loja sai muito mais barato do que ir atrás de leads novos. Até porque esses consumidores, ao se tornarem promotores naturais da marca, atrairão novos clientes com seus comentários nas redes sociais, entre amigos e parentes.
Sendo assim, busque por ações que fidelizem seus clientes reais. Eles terão na marca um carinho especial em relação à concorrência.
Ações comerciais para aumentar suas vendas: utilize diversos canais para negociação
Estar em diversos canais, como Messenger, Direct, WhatsApp, Telegram e E-mail é uma forma de ampliar espaços para que o cliente possa interagir com a sua empresa. Contudo, mantê-los afastados um do outro pode gerar muito trabalho.
Opte, então, por plataformas que integrem esses canais num só lugar. Com isso, o cliente falará do canal de sua preferência e seus atendentes responderão via sistema. O resultado é agilidade no atendimento.
A plataforma Evolvy, por exemplo, tem a ferramenta capaz de unificar esses canais. Além disso, ela traz outras funcionalidades que diminuirão muito o trabalho de toda sua equipe na hora de optar por ações comerciais que irão aumentar as suas vendas.
Saiba mais em www.evolvy.com.br !
Saiba trabalhar com mensagens automáticas
É possível automatizar mensagens que irão interagir com os clientes fora do horário do expediente, por exemplo. O próprio WhatsApp Business, versão comercial do aplicativo, traz essa ferramenta. Textos de saudação e informativos apresentando o horário de funcionamento da empresa acabam ajudando, pois o cliente não fica sem respostas e pode esperar até o próximo expediente para continuar sua interação sem ir para a concorrência.
Você também consegue automatizar mensagens optando por uma plataforma de atendimento como a Evolvy. Isso traz um diferencial, já que ela entrega novas possibilidades que não se alcança via WhatsApp Business. Através desse sistema, dá para criar pesquisas de satisfação, que são mensagens automáticas preparadas para que o cliente responda ao final da conversa com o vendedor.
Conclusão
Pronto! Disponibilizamos 10 ações comerciais para aumentar suas vendas. Agora é colocá-las em prática, porém, sempre monitorando cada uma delas. Até porque todas servem como métricas para as mudanças necessárias e novas tomadas de decisão, caso seja necessário.
Se não puder colocar em prática as 10 ações, opte por 02 e inicie o quanto antes tais estratégias que poderão aumentar o faturamento do seu negócio!