Pretende criar uma automação de atendimento pelo WhatsApp e agilizar todo o processo de comunicação com seus clientes? Entenda como é prático elaborar mensagens automáticas através de sistemas que se encaixam perfeitamente às mais diversas rotinas dos negócios!
O WhatsApp é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores aplicativos para interação com os clientes. Ágil, prático, ele entrega ainda algumas funcionalidades que são capazes de aproximar ainda mais a empresa de seus leads.
Um bom exemplo é o Whatsapp Business, versão comercial da rede social disponibilizado desde 2018 e que traz várias ferramentas de interação. Dentre as disponibilidades, destacam-se: a criação de cardápios e catálogos, inclusão da localização do empreendimento, um relatório para métricas e as mensagens automatizadas.
Veja agora como funciona essa última ferramenta:
Automação de Atendimento pelo WhatsApp: versão comercial do aplicativo
A ferramenta de textos automáticos disponibilizada no WhatsApp Business merece uma atenção especial já que estamos falando de automação de atendimento. Criar mensagens automatizadas é algo imprescindível nos dias de hoje, principalmente porque a internet entrega ao cliente a possibilidade de falar com a empresa em qualquer horário. Contudo, todo negócio tem seu expediente, respeitando horas e dias de funcionamento.
Através dessa ferramenta, a empresa consegue, por exemplo, criar uma mensagem automática apontando o horário de expediente do negócio, dizendo ainda que, assim que possível, retornará o contato. O cliente não fica sem respostas e tendo essas confirmações, não dá preferência ao concorrente.
É possível elaborar ainda mensagem de saudação ou boas-vindas. Essa interação com os leads torna todo o processo de comunicação mais ágil, pois enquanto o profissional se prepara para o atendimento, o texto já fez a primeira parte, orientando o consumidor a não abandonar o contato. Ou seja, houve uma resposta imediata que foi originada via automação de atendimento.
Contudo, há empresas que trabalham com mais de um atendente. Sendo assim, o próprio processo de comunicação exige interações mais amplas. Até porque o fluxo de clientes que entram em contato diariamente com o negócio é maior. Veja, então, como encontrar uma saída para essa situação:
Automação de Atendimento pelo WhatsApp: multiatendimento
Para empresas que se comunicam com clientes de forma online, porém, contam com uma equipe onde há mais de um atendente nessa interação, existe no mercado as plataformas de multiatendimento. Elas entregam praticidade e agilidade na comunicação, principalmente para os empreendimentos que recebem e enviam um número expressivo de mensagens diárias.
A automação de atendimento pelo WhatsApp, num caso como esse, vai além das mensagens de saudação ou recados deixados no pós-expediente. É possível, através de Chatbots interativos, criar uma linha de textos automatizados capazes de direcionar o cliente em várias ocasiões. Sendo assim, ele só é transferido para a equipe quando necessário.
Mensagens rápidas também servem como atalho para agilizar o atendimento. E ao final do contato, é possível criar pesquisas informativas, com indicadores de satisfação. Isso possibilita ao gestor entender melhor como o cliente vê sua empresa, seu atendimento, seus produtos e serviços.
Enviar mídias através de um sistema de multiatendimento é muito mais prático. A plataforma Evolvy, por exemplo, entrega a capacidade de emissões que vão além de textos e áudios. Há como encaminhar vídeos e outros arquivos digitais. E o mais interessante: sem limitação de conversas e mensagens, tendo os profissionais a capacidade de atendimento via notebook, PC, celular ou tablet.
Outra ferramenta bastante interessante que a Evolvy disponibiliza é a integração de várias redes sociais como o Facebook Messenger, Instagram Direct, Telegram e o próprio WhatsApp. Qual é a funcionalidade dessa unificação? O cliente mantém o envio das mensagens pelo canal de sua preferência e enquanto isso o atendente o responde via sistema. Ou seja, mensagens não ficam perdidas no privado das redes sociais e elas podem ser respondidas imediatamente.
Além disso tudo, a plataforma ainda disponibiliza uma ferramenta que cria etiquetas que organizam os contatos. Fica mais fácil estruturar os atendimentos.
E para finalizar, dá para elaborar relatórios completos com mais de 100 indicadores capazes de analisar a performance da equipe, inclusive em tempo real.
Conclusão
Optar pela automação de atendimento pelo WhatsApp é imprescindível para agilizar o processo de comunicação com o cliente. E ter uma plataforma que traga praticidade na hora de criar mensagens automáticas que interajam com o cliente se torna essencial.
Caso queira implementar essa automação na rotina de sua equipe, a plataforma Evolvy disponibiliza 07 dias gratuitos de teste. Acesse o site www.evolvy.com.br e saiba mais!