Optar por uma Agência de Marketing requer antes a definição dos objetivos por parte de uma empresa. Há maneiras de agilizar o processo traçando um plano de negócio e de ação.
O dia nem bem começou e a equipe que produz conteúdo para a internet já está de prontidão. O fato é: o material da empresa em questão precisa alcançar o público pré-determinado. Há casos inclusive de seguidores que esperam por atualizações, como as novidades da marca, assuntos relacionados, promoções e descontos relâmpagos.
Sendo assim, os feeds e stories no Facebook e Instagram, os grupos de WhatsApp, as mensagens rápidas no Twitter, as intenções de vagas no Linkedin, os artigos para o Blog, tudo isso precisa de upgrade imediato.
Não é à toa que as tarefas referentes ao Marketing Digital de determinada empresa preenchem todos os espaços do plano de trabalho semanal. Isso tende a respingar no ritmo dos colaboradores, além de diminuir suas capacidades de concentração. O efeito dominó, como sempre, despenca em outros departamentos.
Quando se nota uma equipe interna em apuros, talvez seja a hora de terceirizar as atividades que envolvam a produção desses conteúdos sem afetar a boa comunicação entre empresa e cliente. Contudo, fica aquela dúvida: como escolher uma Agência de Marketing?
Descubra 05 dicas infalíveis que vão te direcionar a uma empresa que atenda as diversas necessidades de seu negócio!
01 – Tenha definido quais são os objetivos de marketing da sua empresa
Antes de buscar por uma Agência de Marketing no intuito de entregar sua demanda dos conteúdos digitais, é necessário que o empresário converse com a equipe para definir alguns parâmetros:
Plano de negócio
Mapear todos os objetivos de marketing, além de posicionar quais são as mídias sociais realmente necessárias para divulgação dos produtos e serviços tende a clarear inúmeros pontos cegos que ocasionavam o aumento desnecessário das tarefas.
Plano de ação
Com a definição de quais mídias sociais investir, o próximo passo é traçar um plano de ação que atenderá o bom funcionamento dentro dos departamentos. Algumas atividades de marketing digital ainda podem ser desenvolvidas pelos seus funcionários, sem estresse e sem a necessidade de terceirização.
Mãos à obra
Agora sim! Com tudo definido em mãos, o próximo passo é ir atrás de uma Agência de Marketing que seja útil à demanda que você irá solicitar. Inclusive, a própria empresa contratada poderá analisar as mídias sociais ativas pela contratante e verificar se estão em concordância com o tipo de produto ofertado nas redes. Essa consultoria é de extrema relevância para que não haja perda de tempo e dinheiro.
02 – Explore o histórico da Agência de Marketing
Os planos de negócio e de ação definirão as reais necessidades de uma empresa. Sendo assim, há como definir o porte da agência a ser contratada, suas especialidades ofertadas, dentre outros serviços e qualificações.
Há ainda outras duas questões a serem exploradas e que não podem ficar de fora:
Tempo da Agência de Marketing no mercado
É óbvio que os anos de experiência de uma agência apontam para uma estabilidade no mercado. Contudo, empresas mais recentes já foram criadas dentro do universo do marketing digital, o que também entrega portfólios interessantes.
Conteúdos feitos pela Agência de Marketing
Verifique os materiais que a agência conferiu aos clientes, seus depoimentos e casos de sucesso. E vá além: faça uma pesquisa em relação aos possíveis prêmios que a empresa tenha recebido. Por fim, aprecie as notícias em portais onde a marca da agência ou nome dos colaboradores são citados de forma positiva ou agregadora.
03 – Uma Agência de Marketing também tem seus canais de comunicação: analise-os!
O que os clientes esperam das mídias sociais de uma empresa? Postagens, novidades, promoções, algo que os coloque em sintonia com o negócio. Sendo assim, a Agência de Marketing que será contratada precisa ter, no mínimo, as próprias mídias sociais atualizadas com conteúdos relevantes.
Não esqueça de visitar o site da agência. Verifique se ele é responsivo (acessível nos diversos dispositivos, como computador, celular e tablet), e se o mesmo entrega interatividade. Muitas vezes o próprio site tem em seu menu um atalho para o Blog. Dê uma olhada nos conteúdos, se são atraentes, se atendem as regras de SEO, se são bem escritos.
É claro que o relacionamento da agência com os clientes e seguidores não pode ser deixado de lado. Por último, analise alguns comentários, verifique quais são as respostas que a empresa remete a eles.
04 – Atenção: seu custo-benefício precisa estar alinhado
Como ter um equilíbrio entre a qualidade dos serviços prestados e o valor cobrado por uma Agência de Marketing?
O correto é fazer uma análise dos preços de mercado. Desconfie de quem entrega serviços e cobra valores muito aquém ou além do que se é praticado.
Avalie a questão da entrega dos serviços contratados. Eles precisam de pontualidade, qualidade no design e nos textos. E em caso de ofertas adicionais, entenda como elas são formalizadas. Verifique se tais ofertas realmente preenchem as necessidades da empresa, ou se são impostas somente para que a agência obtenha mais lucros.
Não deixe de analisar com os funcionários se os serviços ofertados podem ser efetuados dentro da própria empresa. Essa autoanálise é perfeita para redução de custos.
E mais: é necessário que a empresa esteja fisicamente próxima? Ou os serviços à distância serão mais efetivos? Avaliar a localização da agência é imprescindível, já que o endereço também interfere no custo-benefício.
05 – Conheça os produtos digitais dos outros clientes da Agência de Marketing
Os cases de sucesso contidos nas mídias sociais dos clientes que contrataram determinada Agência de Marketing são ótimos parâmetros de análise dos trabalhos. Avaliar tais informações evitam problemas futuros e são termômetros imprescindíveis para fechar um contrato ou não.
Portanto, delimite um tempo para analisar as redes sociais, Blogs, dentre outras mídias que compõem a rotina dessas empresas. Inclusive é delas que poderão surgir ideias semelhantes ou inovadoras, das quais a agência esteja familiarizada.
Conclusão
Buscar por uma Agência de Marketing que complemente os esforços de uma empresa e lhe traga o aporte desejado nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, as diversas análises aqui citadas são necessárias para que não haja nenhum problema futuro. Afinal, um conteúdo digital vai muito além de sua elaboração. Ele pode inclusive ser o termômetro de como respira uma empresa na internet.