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Como descobrir o e-mail de qualquer pessoa?

Como descobrir o e-mail

Você sabia que o e-mail continua sendo uma forma de contato bastante eficiente na entrega de conteúdos e conversão de leads em clientes reais? Por este e tantos outros motivos, descobrir o e-mail de qualquer pessoa que venha a ser um consumidor em potencial tem se tornado um investimento cada vez mais confiável e com retornos certeiros. Portanto, se sua intenção é angariar contatos qualificados para que suas propostas comerciais convertam em vendas, você está no lugar certo!

Há quem cogitou que o e-mail deixasse de ser um interessante canal para se chegar a determinado prospect na hora de ofertar um produto ou serviço. Mas com o passar dos anos, foram as redes sociais as principais plataformas que diminuíram a exibição gratuita dos conteúdos postados de forma orgânica. Hoje, para um alcance maior, o jeito é investir em anúncios. Isso fez com que o olhar do empreendedor se voltasse novamente para o e-mail, tradicional correio digital que dificilmente deixa no vácuo o envio e entrega de informações para os usuários.

Se o contato por e-mail voltou a ser uma fonte precisa de comunicação, como ter à disposição endereços eletrônicos de leads com grande potencial para adquirir determinados produtos ou serviços, resultando assim no aumento significativo das vendas de uma empresa? Descubra com a gente!

B2C: foque no e-mail pessoal

Como descobrir o e-mail
Como descobrir o e-mail
Endereço eletrônico pessoal

Muitos usuários têm endereços comerciais e pessoais, pois trabalham em companhias que disponibilizam um e-mail da própria empresa para que o funcionário separe suas atividades. Se a sua intenção é falar com o cliente em particular, prefira o contato pessoal, pois durante o expediente, caso a pessoa receba mensagens que não tenham a ver com a tarefa proposta, tais informações podem ser deletadas.

É preciso entender que o e-mail pessoal tem a força de decisão do próprio usuário, seja para ele deletar uma mensagem ou decidir por respondê-la, assinar uma newsletter, clicar no hyperlink que o direcione a determinado site, e-commerce ou landing page, ou mesmo anotar um número de telefone fixo e até o WhatsApp para retorno.

B2B: foque no e-mail profissional

Como descobrir o e-mail
Como descobrir o e-mail
Endereço eletrônico comercial

Agora, se você atua no B2B e a intenção é falar com algum gerente ou outro profissional do estabelecimento, o jeito é focar no endereço eletrônico que a pessoa possui dentro da empresa.

Evite o envio de e-mail para um ‘contato@’ ou ‘falecom@’, pois mensagens que chegam a caixas postais amplas podem não ser encaminhadas ao departamento desejado. Mais adiante daremos algumas dicas de como conseguir o e-mail direto do profissional.

Como descobrir o e-mail: opte por buscas ativas e receptivas

Muitos vendedores preferem somente uma busca ativa pelo contato do prospect, e assim partir para a comunicação no intuito de fechar uma negociação. 

É óbvio que trabalhar com a elaboração de uma listagem de vendas contendo o endereço dos leads para envio da primeira mensagem é uma ótima opção, porém, nem sempre essas pessoas têm os problemas que serão solucionados pela marca em questão, ou então um desejo que será realizado pela empresa. Sendo assim, a busca receptiva, onde o cliente é quem vai atrás da empresa, não pode ser deixada de lado.

Criar materiais relevantes, como e-books, e disponibilizá-los no site ou blog do estabelecimento é uma boa isca de captura de e-mails. Até porque o empreendedor pode condicionar o download do item ao cadastro do endereço eletrônico pessoal do usuário.

Agora, independente de quais táticas a empresa adote, busca ativa, receptiva, ou ambas, o importante é fazer com que o cliente em potencial se interesse pela marca, adquira confiança no empreendimento, e encontre no estabelecimento a resposta para sustentar suas dores ou necessidades.

Como descobrir o e-mail: outras fontes para encontrar endereços de e-mails

Como descobrir o e-mail
Outras formas comuns de se obter endereços eletrônicos

Como já havíamos dito, na busca receptiva é o cliente quem opta por incluir seu e-mail em determinado campo de uma página para baixar um e-book, por exemplo. O vendedor apenas otimiza tais contatos que chegam a todo momento para, enfim, iniciar o processo de prospecção de vendas.

Por outro lado, na busca ativa, o profissional é quem corre atrás na obtenção de contatos de clientes em potencial para ofertar um produto ou serviço. Nesse caso, o envio de mensagens jamais pode soar como uma invasão de espaço privativo. Ou seja, se há uma busca por parte do profissional, tal rastreio deve respeitar a ideia do e-mail estar disponível (em exibição) em algum site, blog, buscador ou mídia social. Caso contrário, evite as mensagens.

Conheça agora outras formas comuns de se obter e-mails:

Visite os sites das empresas

Quando o trabalho envolve o B2B, geralmente as próprias empresas disponibilizam os contatos de seus profissionais para a boa evolução dos trabalhos. Sendo assim, visite os sites dos empreendimentos que deseja contactar e vá nos botões que indicam os e-mails dos profissionais, como os tão conhecidos “Quem Somos”, “Nossos Parceiros”, “Nosso Time” ou “Sobre”.

Como já havíamos dito anteriormente, evite os e-mail genéricos: “falecom@”, “contato@”, pois eles podem não ser encaminhados ao departamento proposto.

Como descobrir o e-mail: ligue para a empresa

Optar por fazer uma ligação utilizando o número do estabelecimento e solicitar o e-mail do profissional com o qual deseja falar pode ser uma saída bastante proveitosa quando no site da empresa não consta o endereço eletrônico da pessoa, apenas um genérico. Nesse caso, a recepção pode até transferir para o ramal desejado, facilitando ainda mais o contato com o colaborador da empresa.

Faça pesquisa nos buscadores

Se a sua intenção é encontrar o e-mail de determinada pessoa em especial, fazer essa busca no Google, por exemplo, pode ser um bom caminho. Coloque no campo de pesquisa o nome e sobrenome principal da pessoa e em seguida inclua as palavras “e-mail” ou “endereço de e-mail”. Se o cliente desejado faz parte de um estabelecimento, após o nome e sobrenome da pessoa coloque os dizeres “e-mail da empresa”.

Por que fazer esse tipo de busca? Geralmente as pessoas tendem a disponibilizar o seu endereço eletrônico em algum espaço digital. Seja num comentário, numa pesquisa aberta de satisfação, no bio de sua rede social, etc. E no caso de um funcionário de determinado estabelecimento, seu nome pode constar num artigo da empresa, no blog, ou no próprio site.

Visite as redes sociais

Outro caminho bastante útil é a visita às redes sociais do cliente, como Facebook, Instagram ou LinkedIn. Em alguns casos o prospect disponibiliza seu endereço eletrônico na sua biografia. 

Opte por mensagem direta nas redes sociais

Quando um prospect não disponibiliza seu e-mail em lugar algum, porém, o vendedor deseja enviar uma proposta comercial, utilizar o campo de mensagem direta e particular de uma rede social da pessoa, como o Direct ou Messenger, pode ser uma opção bastante viável. No texto, solicite o endereço eletrônico da pessoa e deixe claro sobre o motivo do pedido.

Como descobrir o e-mail: ferramentas de buscas

Algumas ferramentas podem criar atalhos durante as intermináveis buscas por e-mail. Conheça algumas que são bastante utilizadas no meio digital:

Snov.io

Extensão para o Google Chrome. Faz buscas no site de uma empresa ou no perfil do LinkedIn.

Find that lead

Fornece uma lista de e-mail ao ser incluído o site de determinada empresa no campo de busca.

Ramper

É uma ferramenta capaz de agilizar bastante o processo de busca.

Sales Navigator

Fornece e-mails que constam no LinkedIn. É uma ferramenta da própria rede social.

Hunter

Fornece e-mails diversos e também do LinkedIn. Sua versão gratuita entrega até 150 endereços eletrônicos por mês. Contudo, a ferramenta disponibiliza uma versão paga para profissionais que utilizam muitas busca mensais.

Como descobrir o e-mail : conclusão

Como descobrir o e-mail
Ética e bom senso

Mais do que buscar endereços de e-mails na internet, o interessante é reconhecer quais têm maior potencial para seguir adiante com as negociações. E isso geralmente só se alcança após o envio da primeira mensagem.

Vale lembrar mais uma vez que todo e-mail é pessoal e intransferível. Portanto, ele só deve ser incluído no campo de destinatário de suas propostas comerciais caso a pessoa o tenha disponibilizado em alguma rede social, blog, site, ou em outro local que esteja aberto para uma pesquisa saudável.

E por fim, ao contactar, apresente-se e diga qual é a finalidade do envio de determinados textos e anexos. A evolução dessa interação mostrará o caminho certo a seguir, se é a continuidade ou a desistência. Atentar-se às duas possibilidades é a chave do sucesso!

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