A Evolvy evoluiu e agora é NEXLOO! Saiba tudo sobre a nossa evolução.

Atendimento Automático no WhatsApp: como fazer?

Atendimento Automático no WhatsApp

Deseja implantar um atendimento automático no WhatsApp da sua empresa e não sabe por onde começar? Veja as nossas dicas!

O WhatsApp tem sido um dos aplicativos mais baixados em todo o mundo. Sua precisão na comunicação online é, sem sombra de dúvida, a maior resposta que pessoas físicas e jurídicas necessitam para as mais diversas interações.

Com a chegada do WhatsApp Business em 2018, empresas puderam se aproximar ainda mais de sua clientela. Seja através da localização do negócio inserida no aplicativo, da elaboração de cardápios e catálogos e até via relatório simplificado, o empreendimento que opta pelo WhatsApp Business só tem a ganhar.

Uma ferramenta bastante interessante na versão comercial do aplicativo é a criação de mensagens automatizadas. Elas servem para dar as boas-vindas e principalmente para interagir com o cliente fora do horário de expediente, sem deixá-lo no vácuo.

Empresas que trabalham com mais de um atendente e têm departamentos interagindo entre si, garantem maior funcionalidade em relação ao WhatsApp Business API, ou seja, um sistema integrado à rede social e capaz de entregar um atendimento totalmente automatizado.

Entenda agora como funciona esse tipo de atendimento automático no WhatsApp e saiba mais sobre sua aplicabilidade na rotina de uma empresa!

Atendimento Automático no WhatsApp: o que é?

Atendimento Automático no WhatsApp
Atendimento Automático no WhatsApp
Entenda o significado

Um atendimento automático no WhatsApp é quando mensagens pré-programadas são enviadas como respostas na interação com o cliente. Elas geralmente fazem o papel do atendente nos primeiros momentos, agilizando o processo de comunicação, sem deixar o consumidor em filas ou sem respostas adequadas às suas necessidades.

Uma mensagem automática pode vir como saudação ou mesmo um recado para atendimento fora do expediente. Quando isso acontece, o cliente tende a se aproximar mais do empreendimento, já que essa ação da resposta impede que ele deixe de lado o contato para buscar o concorrente.

Atendimento Automático no WhatsApp: como funciona na prática?

Sabe quando você envia uma mensagem para determinada empresa e em seguida recebe o texto “Bom dia! Em instantes iremos atender você!” ou “Nosso horário de expediente é de segunda à sexta, das 9h às 18h. Assim que possível retornaremos o contato!”.

Esse tipo de mensagem automatizada é possível via Whatsapp Business. Contudo, para quem deseja ter uma interação mais detalhada, com indicações ao cliente para clicar num número que corresponda a um departamento ou sugestão, é preciso ter o botão de Chatbot. Tal ferramenta é encontrada em plataformas de multiatendimento interligadas ao WhatsApp. 

Os chatbots, além de automatizar o atendimento, agilizam a comunicação com o cliente, transferindo-o a determinado setor ou atendente somente quando necessário.

Através do chatbot é possível ainda atender os clientes fora do horário do expediente via automação de atendimento, ficando disponível 24 horas por dia, 07 dias por semana. 

E mais: aquela avaliação de atendimento ao final da conversa também é uma realidade da ferramenta, já que com mensagens automatizadas dá para criar pesquisas com indicadores de satisfação.

Atendimento Automático no WhatsApp: a plataforma Evolvy e seus diferenciais

Com a plataforma de multiatendimento Evolvy, empresas que atuam em qualquer ramo podem usufruir de uma ferramenta de atendimento automático com vários diferenciais. Além do que já comentamos acima, é possível também uma automação de conversa, ou seja, ao adicionar rótulos e atribuir conversas aos melhores agentes, qualquer negócio consegue reduzir o volume de trabalho manual de sua equipe.

Além disso, dá para automatizar e agilizar a comunicação interna, aumentando a eficiência da operação. Criar campanhas de envio de mensagens também é uma prática comum para quem opta pela plataforma, o que agiliza e automatiza o contato com o cliente.

É possível ainda enviar mídias (textos, vídeos, fotos, arquivos digitais), importar conversas, criar etiquetas de contato, tudo isso através de um sistema 100% responsivo, ou seja, de fácil acesso de qualquer dispositivo.

Conclusão

Atendimento Automático no WhatsApp
Atendimento Automático no WhatsApp
Otimize o processo de comunicação com o cliente!

Quando uma empresa busca por um atendimento automático no WhatsApp, além de otimizar todo o processo de comunicação com o cliente, ela consegue ainda transformar qualquer contato em uma conversa personalizada.

Escale suas vendas agilizando o atendimento! E mais: tenha acesso a dados e indicadores completos, monitorando os resultados em tempo real. Ao se deparar com métricas precisas, isso auxilia a gestão na criação de novas estratégias de venda e relacionamento.

Você pode gostar também desses posts!

plugins premium WordPress